16/12/2009
Raimunda Porfírio
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Com esta aula, o aluno poderá aprender que:
Atividade 1 - Descobrindo de onde a água vem
1º Momento
Reunindo a turma, o professor lançará a seguinte pergunta "Alguém poderia me dizer de onde a água vem?". Depois de colher as respostas, o professor mostrará o LIVRO DA ÁGUA calmamente para os alunos, lhes alertando que aquele livro contava uma coisa muito importante: a água está em vários lugares. Daí,o professor começa a explicar, baseado-se num chamativo cartaz previamente confeccionado, mostra a água nos rios e nos lençóis freáticos, na chuva vindas da núvens.
2º Momento
Após esta demonstração, será exibido um vídeo, que narra de maneira simples mostra a água em diversos lugares na Terra, os diversos caminhos da água, um modo de familiarizar-se com o conheciemnto que mostra o caminho percorrido pela água.
Atividade 2 - Observação do globo terrestre
1º Momento
O professor agora trará para a sala um globo terrestree perguntará para a turma se elas já o conheciam e sabiam o que ele simbolizava. Partindo das respostas obtidas, o professor explicará que o globo terrestre é a representação do planeta Terra, para que as pessoas possam saber onde se localizam os países, as cidade, os mares, enfim, a maioria das coisas que estão sob a Terra. Partindo da análise do globo, o professor deverá questionar sobre a razão da maior parte do globo ser azul, será que tem alguma coisa a ver com a água? Continuando a explicação, o professor explicará que a parte em azul simboliza as regiões do planeta cobertas de água, que como se pode observar é bem maior do que a que não tem água. Daí, a seguinte pergunta poderá ser feita: "se há tanta água na Terra porque então preservá-la?" Mediante as respostas obtidas, o professor alertará a turma para o fato de que grande parte desta água é proveniente dos mares, ou seja, não serve para ser consumida, não tendo muita utilidade na vida das pessoas.
2º Momento
O professor dividirá a turma em grupo de três componentes e entregará para cada grupo uma bola brança de tamanho médio e explicará que eles deverão fazer, a partir da observação do globo terrestre, uma releitura do mesmo com a bola branca: pintando-a, decorando-a da maneira que julgarem necessário. Depois de prontas, as bolas deverão ser expostas em suportes construidos para esse fim.
O aluno será avaliado:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!