15/02/2010
Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Aprenderá a reconhecer e cuidar dos animais de estimação, valorizar outros seres vivos; Ampliará a linguagem oral e escrita; Ampliará o vocabulário.
I Momento: Faça um círculo e pergunte para a turma: Quem tem animais de estimação? Explicar a diferença entre animais de estimação e de outros animais (tais como silvestres). Após ouvir, peça para as crianças procurarem em jornais e revistas, figuras de animais que podem ser criados/cuidados em casa (de estimação). Sugestões de figuras: (cães, gatos, pássaros, iguanas, peixes, etc...). Cole-as em um cartaz, escrevam seus nomes e deixe exposto na sala. Listar na lousa os “cuidados que se deve ter para que seja possível ter um animalzinho dentro da nossa casa: Exemplos de cuidados: Local adequado para o animal, alimentação correta, higiene do ambiente e do próprio animal, assistência médico-veterinária, etc”...
II Momento: Apresente para a turma a história “O cachorrinho perdido” de Pedro Bandeira, p. 12 e 13, presente no livro CORAÇÃO DE CRIANÇA - O LIVRO DOS BONS SENTIMENTOS- dos autores Pedro Bandeira e Márcia Kupstas (Ilustrações Avelino Guedes. São Paulo: Ediouro, 2002)
O cachorrinho perdido
Xexéu estava tristíssimo. Seu cachorrinho Farolete tinha sumido!
Mas Xexéu sabia que não adiantava só ficar triste. Era preciso fazer alguma coisa para encontrar o Farolete.
O menino lembrou de uma faixa que tinha visto e resolveu fazer uma igual. Juntou uma porção de folhas de caderno com fita adesiva e escreveu com letras bem grandes: “CACHORRINHO PERDIDO. O NOME DELE É FAROLETE. QUEM ACHAR O FAROLETE VAR RECEBER UMA GRATIFICAÇÃO.”
Pregou a faixa no portão de sua casa, sentou-se no degrau e esperou.
“Na certa vão trazer uma porção de cachorros perdidos que não se chamam Farolete”, pensava o menino. “Tem tanto cachorro perdido por aí...”
Nesse momento, um carro passou e parou perto do portão. Dele desceu uma mulher com um cachorrinho no colo. E era justamente o Farolete!
Xexéu não sabia se ria ou se chorava, abraçado ao seu amigo peludo.
- Encontrei esse cachorrinho aqui perto – explicou a mulher. – E estava rodando pelo bairro porque tinha certeza de que seu dono devia estar muito triste. E agora, qual vai ser a minha gratificação?
- Não sei, dona... É que eu não sei o que quer dizer “gratificação”...
- Ora, quer dizer que você tem de dar alguma coisa boa para a pessoa que achou o cachorrinho.
_ Coisa boa?
A carinha do menino então iluminou-se. Tinha entendido o que era gratificação. Aproximou-se da “achadora de cachorros”, ficou n pontinha dos pés e deu nela um beijo bem estalado!
A mulher sorriu e voltou para o carro, feliz com a gratificação.
Peça para as crianças recontarem a história para assim fazerem um texto coletivo; façam desenhos que demonstrem os cuidados que devemos ter com os animais de estimação e complementem o primeiro cartaz realizado na aula anterior.
Texto “O cachorrinho perdido” de Pedro Bandeira, P. 12 e 13, do livro CORAÇÃO DE CRIANÇA - O LIVRO DOS BONS SENTIMENTOS- dos autores Pedro Bandeira e Márcia Kupstas (Ilustrações Avelino Guedes. São Paulo: Ediouro, 2002)
Analisar se os alunos compreenderam o que são animais de estimação e os cuidados que devem ser tomados e se ampliaram seus conhecimentos da leitura e escrita.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/05/2015
Quatro estrelasGostei da Atividade Proposta. Acredito que realizar com as crianças um processo de reflexão faz com que elas criem desde pequena um pensamento crítico sobre a necessidade do cuidado e proteção aos animais. Além do mais essa atividade permite de uma forma mais lúdica que trabalhem a responsabilidade individual do indivíduo, neste caso, que possui algum tipo de animal.
02/12/2014
Cinco estrelasMaravilhosa! Simples e objetiva!! Um outro livro que tbm tem haver com o tema da aula e é muito bonito, é : "À procura de Maru" - de Kumiko Yamamoto.
24/03/2010
Quatro estrelasAula criativa e interessante.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante sua aula..