01/02/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Radiciação |
- Compreender o significado de raiz cúbica.
- Calcular raiz cúbica.
- Cálculo do volume do cubo.
Desenvolvimento da aula:
· Dividir a turma em grupos de no máximo 4 alunos.· Pedir que separem 8 cubinhos e a seguir montem um cubo maior com os mesmos.
- qual é o volume deste cubo, considerando como unidade o cubinho?
- qual é a medida da aresta do cubo que você montou, considerando como unidade a aresta do cubinho?
· Pedir para montar um cubo com 27 cubinhos (ou seja um cubo com volume igual a 27 cubinhos) e a seguir perguntar qual é a medida da aresta dele.- Sendo assim, que nome poderia ser dado à operação “determinar a aresta de um cubo, conhecendo o volume dele”? (Espere o tempo e veja as respostas que aparecem, comentando cada uma, sempre direcionando para estender o conceito de raiz quadrada trabalhado anteriormente).
A partir daí, formalize dizendo que: raiz cúbica de um número é a medida da aresta do cubo cujo volume é esse número. Registre na lousa, escrevendo o símbolo matemático de raiz cúbica.1) Encontre o resultado das operações, justificando sua resposta:
2) Complete:
a) Uma chácara tem o formato de um quadrado e sua área igual a 10000 metros quadrados. Quanto mede o lado desta chácara?Para finalizar peça que um grupo formule perguntas para que outro grupo responda e um terceiro avalie a resposta, que pode ser oral ou por escrito, de acordo com o tempo restante da aula.
http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/
http://www.webartigos.com/articles/19669/1/RAIZ-CUBICA-/pagina1.html
A atividade final proposta na aula já é uma avaliação, que também é feita no decorrer da aula, observando o que os alunos fazem, as respostas dadas aos questionamentos e os resultados encontrados nas atividades feitas no caderno.
Quatro estrelas 2 classificações
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22/01/2011
Três estrelasÉ bom saber mais infromações do material dourado, que é montessoriano, por isso, não se deve chamar de "barras", "cubinhos" e "placas", são aresta, vértice e face respectivamente.
20/04/2010
Cinco estrelasmuito bom sou professor de matemática e gosto de ver idéias e formas de apresentar um mesmo conteúdo de forma diferente