Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esporte: vivenciando e reproduzindo o handebol na escola

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Socializar o conhecimento que têm sobre o handebol apreendido na Escola e na sua vida cotidiana;

Reproduzir e vivenciar o conhecimento que o aluno tem sobre o handebol;

Identificar os elementos constitutivos do handebol – seus fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais;

Aprofundar o conhecimento sobre o handebol, identificando as concepções desse esporte instituído oficialmente.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos: 200 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Vivência da Estratégia de Ensino para as séries iniciais do Ensino Fundamental Inicial publicada no Portal do Professor “O que é Escola e o que é Educação Física”.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 e 2                                                    

Peça que cada aluno/a escreva ou desenhe o que ele sabe sobre o handebol. Para tal, faça os seguintes questioname ntos:

  1. O que é handebol?
  2. Como deve ser o local para praticar o handebol?
  3. Que materiais nós precisamos ter para praticar esse esporte?
  4. Quais são os elementos que constituem esse esporte?
  5. Quais são as regras oficiais do esporte handebol que você conhece?
  6. Quais são os movimentos que fazemos quando praticamos o handebol? Classifique esses movimentos quanto a sua importância para o futsal.
  7. Como a equipe de jogadores deve ser organizada para jogar o handebol?
  8. Existe algum símbolo ou figura que lembra o handebol?

Forme grupos de até quatro alunos/as, para socializar, identificar e classificar as informações presentes nos registros individuais.

  • Entregue o registro dos questionamentos supracitados para orientar a síntese dos/as alunos/as;
  • Cada grupo deverá escolher seu coordenador, para registrar e apresentar a síntese do grupo;
  • Sugestões para os anos iniciais do ensino fundamental inicial:
  • o  Organize cada grupo de trabalho com um número menor de componentes;
  • o  É necessária a intervenção junto aos/às alunos/as para auxiliá-los a identificar as informações diferentes e/ou similares de cada componente, bem como classificá-las e registrá-las para apresentação do grupo.

Cada coordenador apresentará a síntese de seu grupo para os demais grupos. Nesse momento, deve-se:

  • Garantir a fala de cada coordenador e ao final de sua apresentação, questionar se alguém teve alguma dúvida ou discordância do que foi apresentado.
  • Registrar as informações presentes em cada apresentação e construir a síntese final de todos os grupos. Essa síntese deverá ser apresentada, na próxima aula, para todos os grupos em forma de painel, cartaz, anotações no quadro negro etc.
  • Atenção:
    • Tenha a clareza que está abrindo espaço para que os/as alunos/as manifestem o que conseguiram assimilar sobre o handebol. Assim sendo, poderá haver informações contraditórias entre a experiência do/a aluno/a e o que está definido pelas regras do handebol enquanto esporte institucionalizado, dificuldade em estar lembrando sobre as questões propostas para o handebol, dificuldade de trabalho em grupo, a presença de valores do tanto do cotidiano vivido pelo/a aluno/a, quanto do esporte institucional handebol. Nesse momento é importante que registre todas as questões que estiveram presentes na discussão e na apresentação de cada grupo.

Aula 3 e 4

Respeitando as informações presentes em cada apresentação dos grupos, apresente a síntese final elaborada por você para que os/as alunos/as possam reproduzir o handebol como foi lembrado. Nesse sentido, o/a professor/a deverá:

  • Manter os grupos que foram organizados na aula anterior para jogar o handebol que está presente na síntese das apresentações do grupo.
  • Organizar o maior número de bolas de handebol ou similar, de quadras adaptadas para garantir que todos/as alunos/as vivenciem essa aula em que vão reproduzir o handebol que discutiram e registraram nas aulas anteriores.
  • Registre, em conjunto com os/as alunos/as que estão esperando para jogar, se as regras, os fundamentos técnicos, fundamentos táticos, os materiais, espaços, símbolos explicitados pelos grupos estão sendo respeitados.

Após a vivência do handebol pelos/as alunos/as, questione se o que foi sintetizado pelos grupos foi utilizado e respeitado durante a realização dos jogos.

Amplie essa discussão buscando refletir sobre:

  1. Aconteceu alguma coisa diferente entre as regras que lembramos e as que nos jogamos foram as mesmas? O quê? Foi melhor para o jogo?
  2. E sobre o espaço físico e materiais utilizados no nosso jogo?
  3. Quais foram os fundamentos técnicos e táticos que vocês lembraram? Foram os me smos do jogo que vocês jogaram? Por quê?
  4. Todos participaram do jogo ativamente ou alguém ficou parado?
  • Atenção:
    • O/A professor/a pode eleger algumas dessas perguntas ou criar outras que achar pertinente para valorizar a reflexão sobre a ampliação do conhecimento que o/a aluno/a tem sobre o handebol e avaliar se tudo que os grupos registraram foi respeitado durante os jogos.
    • É importante que esses questionamentos sejam realizados ao final da aula em que jogaram, pois assim, terá mais sentido e significado em fazê-los aos/às alunos/as.

Avalie, em conjunto com todos/as alunos/as, se as observações realizadas em quadra - durante os jogos realizados (regras, os fundamentos técnicos, fundamentos táticos, os materiais, espaços, símbolos explicitados pelos grupos) – estão coerentes com a fala e explicitam as vontades dos/as alunos/as.

Retome essa discussão na vivência da Estratégia de Ensino organizada para as séries iniciais do Ensino Fundamental Inicial publicada no Portal do Professor intitulada: “Esporte: vivenciando e pesquisando o handebol na escola”.
Avaliação

Observe se os/as alunos/as expressaram o conhecimento que tinham sobre o handebol apreendido na Escola e na sua vida cotidiana.

Verifique e avalie se, durante todo o processo os/as alunos/as conseguiram reproduzir e vivenciar o conhecimento que têm sobre o handebol e identificar seus fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais.

Procura-se com isso, que os/as alunos/as desenvolvam habilidades para interagir socialmente tendo em vista sua inserção crítica no mundo do esporte da vida cotidiana, construindo formas de convivência prazerosas, cooperativas e leiais.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.