Socializar o conhecimento que têm sobre o handebol apreendido na Escola e na sua vida cotidiana;
Reproduzir e vivenciar o conhecimento que o aluno tem sobre o handebol;
Identificar os elementos constitutivos do handebol – seus fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais;
Aprofundar o conhecimento sobre o handebol, identificando as concepções desse esporte instituído oficialmente.
Vivência da Estratégia de Ensino para as séries iniciais do Ensino Fundamental Inicial publicada no Portal do Professor “O que é Escola e o que é Educação Física”.
Aula 1 e 2
Peça que cada aluno/a escreva ou desenhe o que ele sabe sobre o handebol. Para tal, faça os seguintes questioname ntos:
- O que é handebol?
- Como deve ser o local para praticar o handebol?
- Que materiais nós precisamos ter para praticar esse esporte?
- Quais são os elementos que constituem esse esporte?
- Quais são as regras oficiais do esporte handebol que você conhece?
- Quais são os movimentos que fazemos quando praticamos o handebol? Classifique esses movimentos quanto a sua importância para o futsal.
- Como a equipe de jogadores deve ser organizada para jogar o handebol?
- Existe algum símbolo ou figura que lembra o handebol?
Forme grupos de até quatro alunos/as, para socializar, identificar e classificar as informações presentes nos registros individuais.
- Entregue o registro dos questionamentos supracitados para orientar a síntese dos/as alunos/as;
- Cada grupo deverá escolher seu coordenador, para registrar e apresentar a síntese do grupo;
- Sugestões para os anos iniciais do ensino fundamental inicial:
- o Organize cada grupo de trabalho com um número menor de componentes;
- o É necessária a intervenção junto aos/às alunos/as para auxiliá-los a identificar as informações diferentes e/ou similares de cada componente, bem como classificá-las e registrá-las para apresentação do grupo.
Cada coordenador apresentará a síntese de seu grupo para os demais grupos. Nesse momento, deve-se:
- Garantir a fala de cada coordenador e ao final de sua apresentação, questionar se alguém teve alguma dúvida ou discordância do que foi apresentado.
- Registrar as informações presentes em cada apresentação e construir a síntese final de todos os grupos. Essa síntese deverá ser apresentada, na próxima aula, para todos os grupos em forma de painel, cartaz, anotações no quadro negro etc.
- Atenção:
- Tenha a clareza que está abrindo espaço para que os/as alunos/as manifestem o que conseguiram assimilar sobre o handebol. Assim sendo, poderá haver informações contraditórias entre a experiência do/a aluno/a e o que está definido pelas regras do handebol enquanto esporte institucionalizado, dificuldade em estar lembrando sobre as questões propostas para o handebol, dificuldade de trabalho em grupo, a presença de valores do tanto do cotidiano vivido pelo/a aluno/a, quanto do esporte institucional handebol. Nesse momento é importante que registre todas as questões que estiveram presentes na discussão e na apresentação de cada grupo.
Aula 3 e 4
Respeitando as informações presentes em cada apresentação dos grupos, apresente a síntese final elaborada por você para que os/as alunos/as possam reproduzir o handebol como foi lembrado. Nesse sentido, o/a professor/a deverá:
- Manter os grupos que foram organizados na aula anterior para jogar o handebol que está presente na síntese das apresentações do grupo.
- Organizar o maior número de bolas de handebol ou similar, de quadras adaptadas para garantir que todos/as alunos/as vivenciem essa aula em que vão reproduzir o handebol que discutiram e registraram nas aulas anteriores.
- Registre, em conjunto com os/as alunos/as que estão esperando para jogar, se as regras, os fundamentos técnicos, fundamentos táticos, os materiais, espaços, símbolos explicitados pelos grupos estão sendo respeitados.
Após a vivência do handebol pelos/as alunos/as, questione se o que foi sintetizado pelos grupos foi utilizado e respeitado durante a realização dos jogos.
Amplie essa discussão buscando refletir sobre:
- Aconteceu alguma coisa diferente entre as regras que lembramos e as que nos jogamos foram as mesmas? O quê? Foi melhor para o jogo?
- E sobre o espaço físico e materiais utilizados no nosso jogo?
- Quais foram os fundamentos técnicos e táticos que vocês lembraram? Foram os me smos do jogo que vocês jogaram? Por quê?
- Todos participaram do jogo ativamente ou alguém ficou parado?
- O/A professor/a pode eleger algumas dessas perguntas ou criar outras que achar pertinente para valorizar a reflexão sobre a ampliação do conhecimento que o/a aluno/a tem sobre o handebol e avaliar se tudo que os grupos registraram foi respeitado durante os jogos.
- É importante que esses questionamentos sejam realizados ao final da aula em que jogaram, pois assim, terá mais sentido e significado em fazê-los aos/às alunos/as.
Avalie, em conjunto com todos/as alunos/as, se as observações realizadas em quadra - durante os jogos realizados (regras, os fundamentos técnicos, fundamentos táticos, os materiais, espaços, símbolos explicitados pelos grupos) – estão coerentes com a fala e explicitam as vontades dos/as alunos/as.
Retome essa discussão na vivência da Estratégia de Ensino organizada para as séries iniciais do Ensino Fundamental Inicial publicada no Portal do Professor intitulada: “Esporte: vivenciando e pesquisando o handebol na escola”.
Observe se os/as alunos/as expressaram o conhecimento que tinham sobre o handebol apreendido na Escola e na sua vida cotidiana.
Verifique e avalie se, durante todo o processo os/as alunos/as conseguiram reproduzir e vivenciar o conhecimento que têm sobre o handebol e identificar seus fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais.
Procura-se com isso, que os/as alunos/as desenvolvam habilidades para interagir socialmente tendo em vista sua inserção crítica no mundo do esporte da vida cotidiana, construindo formas de convivência prazerosas, cooperativas e leiais.