Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vivenciando o conceito de razão

 

22/01/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Introduzir noções de razão, proporção e o uso de escalas.

Identificar razões presentes no cotidiano.

Reconhecer o uso de escalas e proporçõe.

Duração das atividades
03 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de frações.

Operações fundamentais (adição, subtração, divisão e multiplicação)

Aferição de medidas.

Unidades de medida (comprimento, tempo, área, ...)

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

Solicite aos alunos que construam um metro quadrado usando folhas de jornal e tragam para a aula.

A atividade se desenvolve no pátio ou quadra. É solicitado aos alunos que se dividam em grupos e estimem quantos deles conseguem ocupar um metro quadrado.

Podem ser solicitados a reproduzir espaços diferenciados, com alguns metros quadrados (6, 4 ou 10), conforme sugestão dos próprios alunos ou do professor. Levante com a turma a possibilidade de "povoar estes espaços" com grupos de alunos.

O professor pode solicitar aos alunos que investiguem que tipo de relação é esta (nome) ou citar a razão especial - densidade demográfica.

Nesta etapa é possível discutir temas importantes como aumento da "população de alunos" num referido espaço, neste caso, o metro quadrado. Verifique as diferentes possibilidades (variáveis) que interferem nesta ocupação, trabalhando noções de estimativa e população aproximada.

Dando continuidade, será possível explorar (retomar) com os alunos o decâmetro quadrado, fazendo aproximações da área da superfície ocupada pela unidade medida e comparando com o espaço ocupado por eles, podendo estabelecer a relação em que, por exemplo, aumentando a área, diminuirá a concentração de pessoas no espaço.

Explore informalmente as noções de grandezas direta e inversamente proporcionais.


2º momento:

Esta etapa poderá acontecer inicialmente em sala com os alunos ou no pátio. Neste momento o professor pode explorar com os alunos uma nova razão especial - a velocidade.

Apresente exemplos de corredores nas olimpíadas, carros de fórmula 1, etc. Desafie os alunos a verificar quantos metros conseguem correr num determinado tempo, calculando a velocidade em metros por minuto. Se a atividade for em sala os alunos poderão fazer estimativas e depois verificá-las no pátio.

Em seguida, os alunos receberão uma folha com a situação e farão a análise da atuação dos freios de um carro considerando a velocidade do mesmo:

undefined

Fonte: Lúcia A. A. Tinoco (coord). Construindo o conceito de função. 5. ed. RJ:UFRJ Projeto Fundão,2004

Após explorar com os alunos o significado dos termos, a representação gráfica proposta na atividade e as grandezas citadas, trabalhe diferentes conceitos relacionados à responsabilidades no trânsito, observando tanto a atitude dos motoristas quanto dos pedestres. Neste caso, considere as observações feitas por eles.

Cabe ressaltar aqui que após a realização da atividade proposta no 2º momento, é possível perceber nos alunos  as diferentes formas de lidar com o conhecimento, ao resolverem as questões formuladas pelas autoras. Alguns alunos se detem em compreender (ou imaginar) o que seria o obstáculo à frente do motorista, outros se preocuparm em considerar o que o motorista estava fazendo para não perceber rapidamente o obstáculo. Nem sempre é possível explorar as questões levantadas pelos alunos, mas é interessante que o professor as registre para que posteriormente possa elaborar questões ou situações problema envolvendo as falas dos mesmos.

Considerando alguns dos questionamentos apontados pelas(os) autoras(es) das questões, o papel do professor nestas atividades será de mobilizar os alunos para o estudo das razões.

3º momento:

Após a exploração do exercício, os alunos retornam novamente para o pátio.

Professor, leve trena, metro articulado ou fita métrica e solicite aos alunos que procurem registrar as distâncias indicadas no exercício. Professor, se desejar poderá levantar questionamentos com os alunos para que estimem as medidas citadas na atividade.

Expe rimente qual dos instrumentos é o mais adequado para a atividade. À medida que os alunos solicitarem, os instrumentos devem ser substituídos. Os alunos poderão perceber ainda que o espaço da escola não é suficiente para registrar as distâncias necessárias e são desafiados a resolver a situação. Neste momento, o professor verifica se o grupo apresenta ou não as noções de escala.
O professor deixa que os alunos estabeleça as relações que considerarem adequadas, verificando as variáveis envolvidas, por exemplo, medidas de espaço, etc.

4º momento:

Retorne às atividades em sala o proponha aos alunos novas situações, formalizando a noção de razão.

Recursos Complementares
Avaliação

Durante o processo e ao final da atividade verificando a resolução dos exercícios propostos

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.