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A matemática e o xilofone

 

22/01/2010

Autor e Coautor(es)
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Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Maísa Gonçalves da Silva

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Marcia Aparecida Mendes

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Universidade Federal de Uberlândia

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Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a importância de uma unidade padrão para medir a capacidade de um recipiente.


Trabalhar com as unidades de medida de capacidade.

Duração das atividades
04 a 05 horas/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção das unidades de medida de comprimento.

Estimativas para altura e largura.

Operações com números decimais.

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

Os alunos são questionados sobre o conhecimento ou não de um instrumento de percurssão, o XILOFONE. São orientados a pesquisar sobre o instrumento e as diferentes formas em que se apresentam.

Nesta exploração é possível destacar no grupo os alunos que estudam música, pontuando alguns termos comuns a este universo, por exemplo, compassos musicais, notas e relação entre elas, explorando números fracionários.

O professor propõe aos alunos a construção do modelo de Xilofone em que os tons são dados por recipientes (garrafas) cheias com líquido em quantidades diferentes, suspensas por uma estrutura (fios e suportes) permitindo o manuseio do mesmo, produzindo sons diferenciados (música). Sugira aos alunos que representem, desenhando como imaginam a estrutura que pretendem construir, identificando as medidas e materiais necessários

Este esboço deverá ser entregue ao professor.

2º momento:

O professor poderá começar a atividade ponderando com os alunos algumas das análises feitas sobre os projetos elaborados pelos grupos, fazendo alguns questionamentos ou deixando que os alunos experimentem sua proposta.

Neste momento deverá ser discutido com os grupos sobre os materiais necessários, adequação, cuidados, podendo até serem questionados sobre substituições ou cuidados com as escolhas.

O professor pode articular entre os grupos materiais diferentes ou semelhantes, conforme sua proposta para verificar como cada grupo se organiza com o mesmo material ou se a diversidade de material interfere na confecção e som produzido pelo instrumento.
É importante determinar para o encontro seguinte os materiais que os alunos deverão providenciar para a aula, principalmente os recipientes (garrafas, no mínimo 7) necessárias à confecção do instrumento musical.


3º momento:

Reunidos no laboratório de ensino os alunos deverão se organizar na elaboração das ações e com os materiais.

Como nossa proposta se orienta pelas medidas de capacidade, questione como os grupos inicialmente, fariam a construção da "escala" nas garrafas.
Os recipientes são colocados sobre as mesas e cada grupo explica aos demais suas hipóteses para formar a escala. 

Observação:

Professor, em nossa experiência os grupos, com aproximadamente 6 alunos, se organizaram determinando a quantidade de líquidos nos recipientes de forma bastante diversificada e interessante.
Um grupo considerou que poderia determinar a quantidade de líquido medindo com a régua a altura do mesmo, outro usou um recipiente (copo) sem graduação fazendo experimentos quanto às quantidades necessárias para encher cada garrrafa, o terceiro grupo não achou importante medir antes, enchia os recipientes "olhando" as quantidades de líquido nas garrafas. Apenas um grupo sentiu necessidade de medir exatamente as quantidades de líquidos mas não conseguiram chegar a uma conclusão. Então, fizeram num recipiente as marcas até onde poderiam completar com os líquidos.

Após encherem as garrafas com as quantidades de líquido que consideraram necessárias, os alunos apresentaram para os demais grupos sua escalas e suas alternativas para colocar o líquido em cada uma delas.

Ponderamos com o grupo a necessidade de formalizar unidades de medida para determinar a capacidade dos recipientes.

As escalas formadas pelos grupos ficaram no laboratório e os mesmos pesquisaram sobre estas unidades de medida para o encontro seguinte.


4º momento:

Em sala, converse sobre as pesquisas realizadas, identificando a unidade padrão e a mais usada no cotidiano dos alunos. Verifique a relação entre elas. Proponha ao grupo retornar ao laboratório e construir uma esca la usando estas unid ades. Solicite que comparem os resultados anteriormente com os obtidos por eles nos experimentos.

É importante verificar com os alunos os diferentes pontos de vista (argumentos) de cada grupo, procurando adequar suas medidas às medidas padrão.


5º momento:

Montar a estrutura que suporte as garrafas e permita o uso do instrumento. Sugira que estabeleçam as medidas tanto do fio suporte quanto dos intervalos entre as garrafas. Se for possível, deixe um outro encontro  ou o professor poderá se organizar, caso contrário os alunos poderão retornar no horário extra turno, concluindo a estrutura, junto com o professor.

Recursos Complementares
Avaliação

Durante o processo, ainda no laboratório, o professor poderá fazer uso de vasilhames graduados solicitando aos alunos que:

a) identifiquem algumas medidas: se tivermos 250 ml, até onde encheremos um recipiente com capcidade para 1 litro, mas graduado em decilitros? ou militros?

b)  estabeleçam relações entre medidas diferentes, isto é, que fração de um decilitro (dl) correspondem 50 centilítros (cl), e 50 mililitros (ml)?  Quantos mililitros precisaríamos para completar um recipiente com 2 litros se já temos 1,2 litros?  

Ao final o professor pode solicitar a um dos representantes de cada grupo que "toque" uma música usando o xilofone construído pelo grupo. Neste momento os alunos com habilidades musicais, ou com estudo de outro instrumento estarão sempre disponíveis e interessados.

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