Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MONTANDO UM CARTAZ PARA O COMBATE A DENGUE

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
ELAINE CRISTINE GONZAGA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Elaboração e escrita de cartazes: Combate à dengue.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Organização de uma lista.
Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Recursos da aula: Panfletos “Como quebrar o ciclo da dengue” (site: http://www.combatadengue.com.br/downloads/cicloMosquito/cicloMosquito.pdf ) e “Dengue - como combater” (site: www.combatadengue.com.br/dengueComoCombater.php ) , cartolinas, pincéis atômicos, lápis de cor.

Atividade 1

Caro professor, inicie a aula distribuindo uma cópia do panfleto sobre a dengue para os alunos (veja modelo abaixo).
Leia o folheto informativo, junto com o grupo. Realize uma discussão sobre o assunto, fazendo perguntas relativas ao vocabulário específico e também sobre os usos e funções desse gênero textual e do suporte.

A respeito do tema as perguntas e o desenvolvimento podem ser do tipo: Vocês sabem o que significa Ciclo? Observem o número 1: Do que os ovos dos mosquitos precisam para nascerem? Encontrem no panfleto os ovos do mosquito. Quais são os sintomas da dengue? O que a pessoa deve fazer ser estiver com os sintomas da dengue? Se a pessoa estiver com dengue, o que ela deve fazer?O que as pessoas devem fazer para evitar que a doença se espalhe?

A respeito do suporte (panfleto) e do gênero (folheto temático informativo): Para que serve esse tipo de material? Onde ele é distribuído? Vocês já leram outros panfletos? De qual assunto tratavam? Como ele é organizado? Além do texto escrito o que mais é apresentado nesse material?

Como atividade complementar o professor poderá levar para a sala de aula outros suportes do tipo panfleto que abordem outros temas e compará-los. Essa pode ser oura aula na qual serão realizadas comparações. O objetivo dessa exploração é levar à compreensão das funções sociais desse gênero suporte e da compreensão da estrutura composicional dos mesmos.

A exploração da relação texto e imagem podem auxiliar muito na compreensão dos pontos acima destacados.

Professor converse com os alunos sobre a pesquisa que eles deverão realizar. Distribua panfletos “Dengue – Como combater” para que ao alunos entreguem à família, amigos e vizinhos.
Peça a eles que prestem atenção às ilustrações e converse com os alunos sobre o panfleto:
• O que este panfleto informa?
• Qual o título do panfleto?
• Por que as ilustrações são importantes?
Professor, as características do panfleto são: informar o leitor sobre determinado assunto; possuir um título que chame a atenção do leitor; ter uma linguagem clara e objetiva.

Orientações para pesquisa: • A pesquisa deverá ser feita na casa do aluno e na casa de um vizinho.
• Peça que perguntem:
Você possui vasos com plantas? Se a resposta for sim, pergunte: Você coloca um pratinho em baixo do vaso? Quando você molha as plantas você retira a água do pratinho? Você coloca areia no pratinho?
Sua caixa da água tem tampa?
Como você guarda as garrafas na sua casa?
O que você faz com as garrafas descartáveis vazias?
Você já teve dengue?
Você conhece alguém que teve dengue?Se a resposta for sim pergunte: Quais foram os sintomas?

Atividade 2


Discussão sobre o assunto pesquisado, os alunos deverão fazer uma comparação entre os cuidados tomados na sua casa e na casa do vizinho. Explique aos alunos que para combater o mosquito Aedes aegypti, todos devemos nos preve nir.
Organize a turma em equipes com no máximo 4 alunos. Peça aos alunos que confeccione um cartaz com as orientações que as pessoas devem tomar para prevenção da dengue.
Distribua cartolinas, pincéis atômicos, lápis de cor para confecção do cartaz.
Professor, auxilie-os nas correções necessárias durante a confecção dos cartazes.
O cartaz será fixado pela escola para que outros alunos tenham acesso.

Atividade 3- Equipe do Combate à dengue

Professor, nesta atividade você deverá separar a turma em pequenas equipes, no máximo 4 alunos e orientá-los da seguinte maneira:
• As equipes deverão dar uma volta pela escola, com caderno e lápis.
• Procurar o que estiver errado: garrafas com água dentro, vasos cheios de água e outros.
• Listar o que encontraram de errado.
• Realizar as prevenções com os itens listados de errado.
• Listar as medidas que vocês tomaram com relação aos itens listados.
• Voltar para sala.

Atividade 4


Professor, agora é um momento dos alunos brincarem, divertirem e aprenderem.
Entregue uma cópia do jogo da memória sobre a Dengue para os alunos. (acesse o site: http://www.combatadengue.com.br/downloads/jogoMemoria/jogoMemoria.pdf ). Os alunos deverão encontrar o par das ilustrações, veja o modelo abaixo.

Avaliação

Professor verifique se a criança realizou as atividades propostas e confeccionou os cartazes de acordo com as características desse gênero textual.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 17 classificações

  • Cinco estrelas 16/17 - 94.12%
  • Quatro estrelas 1/17 - 5.88%
  • Três estrelas 0/17 - 0%
  • Duas estrelas 0/17 - 0%
  • Uma estrela 0/17 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • clemir de jesus , secretária de saúde caiçara ,endemias , Rio Grande do Sul - disse:
    cledejes@hotmail.com

    08/11/2013

    Cinco estrelas

    nossa adorei é tudo muito bom só não previne quem não quer , porque as oportunidades ai estão. obrigada


  • ariely, normal , São Paulo - disse:
    ariely_e_gabriele@hotmail.com

    28/10/2013

    Cinco estrelas

    eu achei otimo


  • Aline Aiala Tavares, E.E.Professora Maria Augusta Nooronha , Minas Gerais - disse:
    alineaiala@yahoo.com.br

    28/08/2013

    Cinco estrelas

    As aulas do portal do professor fazem o maior sucesso dentro da sala de aula. Parabéns!


  • joelma Oliveira Brito, prefeitura municipal , Bahia - disse:
    joelmaoliveirabrito@yahoo.com.br

    21/05/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito e vou trabalhar na minha sala.


  • geisa, usp , Roraima - disse:
    geisa.larissa@gmail.com

    11/04/2013

    Cinco estrelas

    eu gostei do que se passa pois é muito importante que a população se preocupe com o termo combate contra dengue. dengue se prevenir é um ato de solidariedade com o próximo e com se mesmo não deixe agua parada.


  • thayna, e m maria elvira nascimento , Minas Gerais - disse:
    thaynalaila@gmail.com

    15/03/2013

    Cinco estrelas

    me ajudou bastante


  • Eliane, E E Prof Glória aparecida Rosa Viana , São Paulo - disse:
    lailabarbarini@yahoo.com.br

    17/02/2013

    Cinco estrelas

    Eu achei a sequência didática maravilhosa, pois além de contemplar um tema de extrema importância, como a Dengue, abordou o gênero textual que estava procurando!! Parabéns!!


  • vivian, Colégio Intensivo , Alagoas - disse:
    vivian_v_vv@hotmail.com

    22/03/2012

    Cinco estrelas

    amei de mais, muito interessante é bom para alunos que ainda vão fazer essa aula por exemplo EU E MINHAS COLEGAS!!!!!!


  • Haylley Cardoso, Prefeitura municipal de Maringá , Paraná - disse:
    haylleycardoso@hotmail.com

    10/02/2012

    Quatro estrelas

    Parabéns! Achei a aula muito criativa.


  • michel, michel cunha de souza , Rio de Janeiro - disse:
    michel_file14@hotmail.com

    23/11/2011

    Cinco estrelas

    Muito Bom a aula gostei


  • Rodrigo dos Santos Neves, Prefeitura de belo horizonte , Minas Gerais - disse:
    aleicon@gmail.com

    20/11/2011

    Cinco estrelas

    ótimo arquivo parabens


  • Andressa, Escola Estadual Cabo Luiz de Queiroz , Minas Gerais - disse:
    andressaraquino@gmail.com

    23/08/2011

    Cinco estrelas

    uhuu me ajudou muuito no meu trabalho ;** brigaada


  • Maria José Santana Oliveira, Escola Municipal Cristovão Ferreira , Bahia - disse:
    zu2liveira@hotmail.com

    10/04/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as sugestões, serviu de base para fazer as minhas atividades adaptando para a minha classe de 1º ano. Vocês estão de parabéns.


  • Elisangela, Escola Municipal Maria Terezza Cozzolino , Rio de Janeiro - disse:
    my_ely@hotmail.com

    04/04/2011

    Cinco estrelas

    foi uma excelente aula,pois eu pude tirar muitas dúvidas de como montar um projeto contra a Dengue.


  • Janaina Chaves, Esc. Mul. Prof. Calazans Guerra , Bahia - disse:
    janainachaves15@hotmail.com

    17/03/2011

    Cinco estrelas

    Sugestoes muito boas para a pratica pedagogica pois atenda as necessidades informativas para conscientizar nossos alunos diante desta epidemia.


  • katia valeria de lima, DANIEL ROCHA E E PROF E FUND , Paraná - disse:
    filemignon23gus@ig.com.br

    18/01/2011

    Cinco estrelas

    parabens o material e muito bom.


  • gabriele inaico souza, mirantinha , Rondônia - disse:
    gabisouza@hotmail.com

    12/12/2010

    Cinco estrelas

    legal gostei 100% tao de pararabens d+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ eu amei♥♥♥♥♥♥


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.