16/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lizia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Identificar componentes do solo;
Relacionar os componentes do solo ao tipo de solo;
Relacionar tipos de solo a sua fertilidade.
É importante que o aluno tenha o conhecimento que o solo é composto de diferentes materiais.
Ter noção do que seja um ecossistema.
Introdução
Os diferentes ecossistemas que compõem o nosso planeta possuem diferentes tipos de solo. Os principais elementos que compõem o solo são: argila, areia e húmus. Esses elementos são encontrados em proporções diferentes em cada variedade de solo.
Os tipos de solo são determinados pela presença maior ou menor desses componentes. Assim, temos o solo arenoso, pobre em matéria orgânica, constituído basicamente de areia; temos o solo humoso, rico em matéria orgânica em decomposição; temos o solo argiloso, pobre em matéria orgânica, composto basicamente de argila, pouco permeável a água.
Os diferentes tipos de solo são determinantes dos diferentes ecossistemas. A caatinga é constituída de solo argiloso, pobre em matéria orgânica, de difícil absorção de água. A restinga, típica das regiões costeiras do Brasil é basicamente composta de areia e pobre de matéria orgânica. Nos mangues, o solo fica sempre encharcado em função das marés, que o deixa pobre em gás oxigênio. O solo humoso é arejado, úmido, fofo e rico em material orgânico. Esse tipo de solo é muito comum na região dos campos sulinos, onde a agricultura é muito desenvolvida, pois esse tipo de solo favorece o crescimento e desenvolvimento das plantas.
Estratégia
A estratégia escolhida para essa aula envolve um trabalho de campo para coleta de material e uma atividade de observação. O trabalho de campo permite conhecer um pouco mais o ambiente em que vivemos.
Planejando e realizando o trabalho de campo
1. Com os seus alunos, escolha as áreas que serão observadas: horta, jardim, área de vegetação nativa e área em que o solo esteja desprovido de vegetação.Professor, enquanto percorre o trajeto e faz a coleta das amostras, chame a atenção dos alunos sobre o que está sendo observado e percebido através dos sentidos. Como sentem o solo sobre os seus pés, o que acontece quando pisam em pedras, quando pisa na grama e na areia, se é observada a presença de água ou não. Estimule-os a dar opiniões. Feita a coleta de material, os alunos devem retornar à sala.
Levantando hipóteses
Após planejar o trabalho de campo, antes de sair da sala faça o levantamento de hipóteses sobre os tipos de solo que poderão ser encontrados e de que se compõem.
Realizando a observação
Cada grupo é responsável pela observação da amostra que coletou.Material: amostras coletadas, lupa e um pedaço de plástico ou papel para forrar a mesa.
Como fazer:
Forrar a mesa onde será colocada a amostra de solo, para protegê-la. Em seguida, derramar a amostra de solo, coletada.Foto: Juliana Porto
A: solo arenoso; B: solo humoso; C: solo argiloso
Verificando resultados
Em roda, cada grupo apresenta a amostra analisada e o que foi observado a partir do roteiro sugerido.
Durante a apresentação dos grupos, faça perguntas como:
- Vocês conseguiram perceber diferentes texturas na amostra?
- Havia seres vivos presentes no solo?
- Como eram esses seres vivos?
- O solo estava seco ou úmido?
- Como era o local onde a amostra foi coletada?
- Dos materiais presentes nas amostras, havia materiais que não eram próprios do local? Justifique.
Retome as hipóteses levantadas inicialmente e confronte com os resultados observados, verificando a validade ou não das mesmas.
Complete as informações da turma usando as informações fornecidas na introdução da aula sobre a classificação dos solos e sua relação com diferentes ecossistemas.
Sugestão de registro
Os principais elementos que compõem o solo são: argila, areia e húmus. Esses elementos são encontrados em proporções diferentes em cada variedade de solo. Os tipos de solo são determinados pela presença maior ou menor desses componentes. Assim, temos o solo arenoso, pobre em matéria orgânica, constituído basicamente de areia; temos o solo humoso, rico em matéria orgânica em decomposição; temos o solo argiloso, pobre em matéria orgânica, composto basicamente de argila, pouco permeável a água. Os diferentes tipos de solo são determinantes dos diferentes ecossistemas.
O solo argiloso, quando seco, apresenta granulação muito fina, tem aparência de pó e quando úmido é pegajoso, de cor amarelada, cinza, marron ou avermelhada. Quando seco, esfarela facilmente e quando úmido, torna-se impermeável.
O solo arenoso apresenta granulação maior, seus grãos são duros, apresentam brilho e cor amarelada clara, deixam espaços entre si, facilitando a circulação de ar e água.
O solo humoso é escuro e macio, rico em material orgânico, permite a absorção da água e a circulação de ar, sendo rico em nutrientes para os vegetais.
Avalie as crianças durante as atividades realizadas. Escute suas idéias e observe como elas participam das atividades propostas e como fazem seus registros. Individualmente proponha uma questão de avaliação que exige aplicação das idéias exploradas em sala. Sugerimos que façam uma entrevista com um jardineiro ou horticultor. Perguntas que podem ser propostas:
Como você escolhe o local que vai plantar?
Como prepara o solo para o plantio?
Qual o tipo de solo melhor para plantar? Por quê?
Você gosta do seu trabalho? Por quê?
Você se sente valorizado pelo que faz?
Após a apresentação das entrevistas, verifique se os alunos relacionam as atividades de plantio com a adequação do solo e se reconhecem a importância do trabalho das pessoas que lidam com a terra.
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