Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CAPOEIRA: JOGO, LUTA OU DANÇA?

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

imagem do usuário

Maura Gislaine Barros

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

imagem do usuário

Eziquiel Menta

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender o verdadeiro significado da capoeira.

Duração das atividades
4 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Definição de jogo, luta e dança.

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Entre muitas discussões sobre a história da capoeira, consta que ela foi criada no Brasil, pelos escravos africanos, no início da colonização portuguesa. 

Não há um local que possa ser apontadocomo seu berço.

PROBLEMATIZAÇÃO

Você já jogou, lutou ou melhor, já dançou capoeira?

Afinal de contas, a capoeira é um jogo, luta ou dança?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Conheça um dos conceitos de luta, pois poderá ajudá-lo a responder, mais tarde, o problema acima:

"Lutar no sentido de obter o que deseja. Neste caso, a liberdade" (FERREIRA, 2005).

Existem evidências sobre o nascimento da capoeira relacionado com a luta dos escravos africanos pela libertação de trabalhos forçados.

A capoeira é uma modalidade que pode ser vivida dentro e fora da escola, como uma atividade da cultura corporal, pois: "a capoeira, como educação física, faz parte da nossa história; contribui na formação de valores das crianças, jovens e adultos [...]" SANTOS, 1990, p. 29.

Atividade

Apresente aos alunos a imagem a seguir:

undefined

PORTALSAOFRANCISCO.COM.BR Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capoeira/imagens/capoeira-7.jpg acesso em: 15/12/2009.

Você pôde observar o quadro "Jogar Capoeira" e fazer uma leitura dessa obra de arte.

- Pesquise em que contexto sócio-histórico esse quadro foi pintado.

- Cite fatos importantes que aconteceram no Brasil em 1835 e faça uma ligação com o surgimento da capoeira.

"Luta, jogo ou dança? A pergunta continua no ar, enquanto a capoeira, aplaudida, perseguida, cultivada, ultrajada, vai atavessando anos. A execução requer uma roda, quase sempre um semicírculo, e uma orquestra de berimbaus, com seus caxixis e bandeiros, acrescida por reco-recos, agogôs e atatabaques" (VIANNA, 1981, P.27

Para que possamos compreende a capoeira em seu contexto histórico-cultural e como uma das possibilidades da cultura corporal, é necessário avançar um pouco mais e conhecer os benefícios que ela traz.

Então como usufruir dos benefícios da prática?

Quando observamos uma roda de capoeira com todo seu "gingado", suas croabacias, seus movimentos rápidos e detreza, utilizadas na sua prática, inclusive o condicionamento físico e a flexibilidade necessárias, devemos observar toda beleza destes movimentos e como os dois capoeiristas se compreendem, paracendo conversar através dos gestos dentro da roda.

undefined

CAPOEIRADOBRASIL Disponível em: http://www.capoeiradobrasil.com.br/images/Capoeira_antiga-1.jpg acesso em: 15/12/2009.

Atividade

Divida a turma em grupos:

- Cada grupo deverá realizar pesquisa sobre um instrumento utilizado na roda de capoeira.

- Após pesquisa cada grupo utilizando materiais recicláveis deverá confeccionar um instrumento ou algo semelhante ao pesquisado.

Berimbau

undefined

AMIENS.FR Disponível em: ht tp://etablissements.ac -amiens.fr/0601178e/qu adriphonie/IMG/jpg/BER IMBAU.jpg acesso e m 15/12/2009.

Caxixi

WIKIMEDIA.ORG Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c3/Hn_caxixi_baqueta_vadero.jpg acesso em: 15/12/2009.

Reco-Reco

undefined

MELOTECECA.COM Disponível em: http://www.meloteca.com/imagens/instrumentarium/reque.jpg acesso em: 15/12/2009.

Agogo

undefined

IME.USP.BR Disponível em: http://www.ime.usp.br/~salles/ceaca/images/agogo.jpg acesso em: 15/12/2009.

Atabaque

undefined

JAZZITALIA.NET Disponível em: http://www.jazzitalia.net/lezioni/percussioni/Immagini/Atabaque3.gif acesso em: 15/12/2009.

Mare capoeira

Roteiro de Discussão

1. Você concorda que é possível considerar que a capoeira favorece, aos praticantes, uma boa condição física? Por quê?

2. É possível resgatá-la enquanto manifestação cultural e interpretá-la de maneira diferente como foi no seu surgimento?

3. Os movimentos de ginga têm um significado? Qual?

4. É possível perceber a existência de um diálogo entre os capoeiristas gingando? De que forma? Isso é expressão corporal? Por quê?

5. Existe harmonia entre o toque do berimbau e os movimentos realizados pelos capoeiristas? Por quê?

CATARSE

Após ter realizado seus estudos sobre a capoeira, será que você já tem uma resposta para os problemas levantados inicialmente leia as colocações abaixo e amplie seus conhecimentos:

"Luta: combate corpo a corpo, sem armas, entre dois atletas que, observando certas regras, procuram derrubar um ao outro. Qualquer tipo de combate corpo a corpo". (FERREIRA, 2005)

"Jogo: atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que definem a perda ou ganho. Brinquedo, passatempo, divertimento". (FERREIRA, 2005)

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Convide um grupo de capoeira para irem a sua escola fazer uma apresentação.

Aproveite o momento para realizarem uma aula prática com ajuda do grupo, programe mais duas aulas ou encontros, para uma melhor compreensão dos movimentos e de seus significados.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mare capoeira Vídeo
Recursos Complementares

Capoeira: sua origem e inserção no contexto social Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd114/capoeira-sua-origem-e-sua-insercao-no-contexto-escolar.htm acesso em: 15/12/2009.

Avaliação

Através da realização das atividades práticas (participação), através da participação nos momentos de debate, observando-se as intervenções realizadas e respostas dadas aos questionamentos feitos pelo professor.

Opinião de quem acessou

Duas estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 1/2 - 50%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Sousa, CPM Diva Portela , Bahia - disse:
    anasousssa@hotmail.com

    02/04/2014

    Quatro estrelas

    Interessante a discussão da capoeira luta-dança e aforma abordada. O fato de levar os alunos a pesquisarem e constrirem materias é tambem importante no processo de aprendizagem .


  • Camila, Aluna , Paraná - disse:
    camilanpi@hotmail.com

    17/05/2010

    Uma estrela

    Naoa achei em que contexto sócio-histórico o quadro "jogar capoeira" foi pintado! Como vou saber? Para a pesquiza que a professora nos pediu?


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.