17/12/2009
Rosângela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores históricos |
Entender o verdadeiro significado da capoeira.
Definição de jogo, luta e dança.
Entre muitas discussões sobre a história da capoeira, consta que ela foi criada no Brasil, pelos escravos africanos, no início da colonização portuguesa.
Não há um local que possa ser apontadocomo seu berço.
Você já jogou, lutou ou melhor, já dançou capoeira?
Afinal de contas, a capoeira é um jogo, luta ou dança?
Conheça um dos conceitos de luta, pois poderá ajudá-lo a responder, mais tarde, o problema acima:
"Lutar no sentido de obter o que deseja. Neste caso, a liberdade" (FERREIRA, 2005).
Existem evidências sobre o nascimento da capoeira relacionado com a luta dos escravos africanos pela libertação de trabalhos forçados.
A capoeira é uma modalidade que pode ser vivida dentro e fora da escola, como uma atividade da cultura corporal, pois: "a capoeira, como educação física, faz parte da nossa história; contribui na formação de valores das crianças, jovens e adultos [...]" SANTOS, 1990, p. 29.
Apresente aos alunos a imagem a seguir:
PORTALSAOFRANCISCO.COM.BR Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capoeira/imagens/capoeira-7.jpg acesso em: 15/12/2009.
Você pôde observar o quadro "Jogar Capoeira" e fazer uma leitura dessa obra de arte.
- Pesquise em que contexto sócio-histórico esse quadro foi pintado.
- Cite fatos importantes que aconteceram no Brasil em 1835 e faça uma ligação com o surgimento da capoeira.
"Luta, jogo ou dança? A pergunta continua no ar, enquanto a capoeira, aplaudida, perseguida, cultivada, ultrajada, vai atavessando anos. A execução requer uma roda, quase sempre um semicírculo, e uma orquestra de berimbaus, com seus caxixis e bandeiros, acrescida por reco-recos, agogôs e atatabaques" (VIANNA, 1981, P.27
Para que possamos compreende a capoeira em seu contexto histórico-cultural e como uma das possibilidades da cultura corporal, é necessário avançar um pouco mais e conhecer os benefícios que ela traz.
Então como usufruir dos benefícios da prática?
Quando observamos uma roda de capoeira com todo seu "gingado", suas croabacias, seus movimentos rápidos e detreza, utilizadas na sua prática, inclusive o condicionamento físico e a flexibilidade necessárias, devemos observar toda beleza destes movimentos e como os dois capoeiristas se compreendem, paracendo conversar através dos gestos dentro da roda.
CAPOEIRADOBRASIL Disponível em: http://www.capoeiradobrasil.com.br/images/Capoeira_antiga-1.jpg acesso em: 15/12/2009.
Divida a turma em grupos:
- Cada grupo deverá realizar pesquisa sobre um instrumento utilizado na roda de capoeira.
- Após pesquisa cada grupo utilizando materiais recicláveis deverá confeccionar um instrumento ou algo semelhante ao pesquisado.
AMIENS.FR Disponível em: ht tp://etablissements.ac -amiens.fr/0601178e/qu adriphonie/IMG/jpg/BER IMBAU.jpg acesso e m 15/12/2009.
WIKIMEDIA.ORG Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c3/Hn_caxixi_baqueta_vadero.jpg acesso em: 15/12/2009.
MELOTECECA.COM Disponível em: http://www.meloteca.com/imagens/instrumentarium/reque.jpg acesso em: 15/12/2009.
IME.USP.BR Disponível em: http://www.ime.usp.br/~salles/ceaca/images/agogo.jpg acesso em: 15/12/2009.
JAZZITALIA.NET Disponível em: http://www.jazzitalia.net/lezioni/percussioni/Immagini/Atabaque3.gif acesso em: 15/12/2009.
1. Você concorda que é possível considerar que a capoeira favorece, aos praticantes, uma boa condição física? Por quê?
2. É possível resgatá-la enquanto manifestação cultural e interpretá-la de maneira diferente como foi no seu surgimento?
3. Os movimentos de ginga têm um significado? Qual?
4. É possível perceber a existência de um diálogo entre os capoeiristas gingando? De que forma? Isso é expressão corporal? Por quê?
5. Existe harmonia entre o toque do berimbau e os movimentos realizados pelos capoeiristas? Por quê?
Após ter realizado seus estudos sobre a capoeira, será que você já tem uma resposta para os problemas levantados inicialmente leia as colocações abaixo e amplie seus conhecimentos:
"Luta: combate corpo a corpo, sem armas, entre dois atletas que, observando certas regras, procuram derrubar um ao outro. Qualquer tipo de combate corpo a corpo". (FERREIRA, 2005)
"Jogo: atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que definem a perda ou ganho. Brinquedo, passatempo, divertimento". (FERREIRA, 2005)
Convide um grupo de capoeira para irem a sua escola fazer uma apresentação.
Aproveite o momento para realizarem uma aula prática com ajuda do grupo, programe mais duas aulas ou encontros, para uma melhor compreensão dos movimentos e de seus significados.
Nome | Tipo |
---|---|
Mare capoeira | Vídeo |
Capoeira: sua origem e inserção no contexto social Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd114/capoeira-sua-origem-e-sua-insercao-no-contexto-escolar.htm acesso em: 15/12/2009.
Através da realização das atividades práticas (participação), através da participação nos momentos de debate, observando-se as intervenções realizadas e respostas dadas aos questionamentos feitos pelo professor.
Duas estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/04/2014
Quatro estrelasInteressante a discussão da capoeira luta-dança e aforma abordada. O fato de levar os alunos a pesquisarem e constrirem materias é tambem importante no processo de aprendizagem .
17/05/2010
Uma estrelaNaoa achei em que contexto sócio-histórico o quadro "jogar capoeira" foi pintado! Como vou saber? Para a pesquiza que a professora nos pediu?