Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aplicando a semelhança na construção da planta de um imóvel - Parte II.

 

27/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Explorar figuras planas semelhantes utilizadas na construção de plantas de imóveis.

* Criar relações do conteúdo com outros da matemática e no seu cotidiano.


* Estabelecer relações entre figuras semelhantes observando seus lados, ângulos, área e perímetro.


* Desenvolver um raciocínio geométrico diante de uma situação-problema, bem como a capacidade de observação e representação geométrica.


* Explorar a navegação na internet, usando uma WebQuest.

Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar figuras planas tanto no computador como no papel, bem como se os alunos têm a capacidade de identificar figuras que sejam semelhantes, além de ter a compreensão de razão de semelhança. Após o diagnostico os alunos que apresentarem defasagem na aprendizagem desses assuntos deverão fazer um trabalho paralelo sob a orientação do professor para que possam recuperar o que não haviam compreendido.

Estratégias e recursos da aula

Passado esse primeiro momento de familiarização da proposta, oriente os alunos a passarem por todas as páginas da WebQuest, lendo todas elas e respondendo as perguntas que lhe são feitas.

undefined

As respostas dessas perguntas podem ser feitas num editor de texto ou no próprio caderno, respeitando as limitações tecnológicas dos alunos envolvidos. Na página do processo desta WebQuest os autores definem que as repostas estejam compreendidas em um editor de texto, mas caso não seja possível o professor deve intervir e orientar os alunos para essa diferenciação na realização da atividade.
 



Para facilitar a vida do professor que não possuir um navegador para cada aluno e mesmo assim queira realizar a atividade com seus alunos através de pesquisas em livros retiramos a tarefa e o processo na integra da WebQuest.

Tarefa

Carlinhos comprou um terreno e quer construir sua casa, mas precisa da ajuda de um arquiteto para fazer o planejamento dela.

Que tal cooperar com ele neste projeto e tentar construir a planta da casa de Carlinhos?

Sendo assim, prepare-se, ajude Carlinhos no planejamento da casa...

Eis a sua tarefa e a de seus companheiros de trabalho:

1- Fazer uma pesquisa sobre a História da Semelhança: onde surgiu e os principais matemáticos que estudaram esse conceito

2- Realize um estudo sobre escalas.

3- Construa a planta da casa de Carlinhos, na escala de 1:50.

4-  Redija um texto explicando a ligação entre o conteúdo de semelhança e a construção de plantas de imóveis.

5- Pesquise mais aplicações de escalas e semelhança no nosso cotidiano e em outras profissões.

Processo

1- O trabalho deverá ser entregue em uma semana, lembrando que o prazo é suficiente para que as pesquisas sejam bem feitas. Não deixe seu trabalho para última hora.

2- As tarefas serão realizadas em grupos de três alunos/as, ou melhor, três arquitetos/as.

3- Todos os elementos do grupo deverão participar de todas as etapas do processo de preparação do trabalho

4- Deverá ser entregue um texto impresso redigido no Word sobre as pesquisas feitas em:

•  História da Semelhança

•  Estudo de escalas

•  Aplicações no nosso cotidiano de escalas e semelhança

5- Outro texto que também deve ser entregue impresso no Word é a conclusão do trabalho, ou seja, a explicação do grupo para a ligação entre semelhança e arquitetura.

6- Não se esqueça da bibliografia utilizada.

7- Para a construção da planta da casa de Carlinhos utilize a escala 1:50, o desenho deverá ser feito em folhas A-3, utilizando lápis, régua, e compasso quando necessário, a casa será da forma e modelo que você preferir, então use toda sua criatividade...


O processo é o local onde a atividade a qual os alunos devem realizar esta compreendida, onde a atividade é explicada com detalhes. Para realizar essas atividades os alunos deverão seguir o roteiro descrito no processo, que define como os alunos deverão proceder para realizar a atividade, ou seja, define as orientações que normalmente o professor passaria a turma.

O professor observará a turma atentando-se ao desempenho dos alunos: identificando facilidades e dificuldades dos grupos, organizações para executar a atividade, se estão acompanhando ou não as instruções, se conseguem concluir ou não a proposta.

Após a conclusão da exploração e busca das respostas das questões os alunos passarão a estruturar o trabalho escrito a ser entr egue ao professor, contendo as pesquisas e respostas das perguntas. O trabalho deverá ser entregue impresso para avaliação e o grupo montará uma apresentação utilizando um recurso computacional, assim como descrito no processo da WebQuest, para a apresentação oral.

A avaliação da apresentação do trabalho tanto oral como escrito podem ser feitas a partir dos parâmetros os quais a própria WebQuest trás. Caso o professor decida que não seja esta avaliação a ser usada é importante que o aluno seja apresentado a real forma para que tenha noção dos critérios a serem utilizados.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados durante todas as aulas que se segue a atividade. Serão considerados como critérios de avaliação o envolvimento, respeito às opiniões do colega da dupla e realização das atividades. Ao final das atividades da WebQuest terão de entregar um trabalho escrito e da apresentação oral. Os critérios de avaliação do trabalho escrito e da apresentação serão apresentados aos alunos em uma das páginas da WebQuest. O desempenho final do aluno será obtido a partir das médias das duas avaliações, portanto será a media entre as avaliações da primeira e segunda parte da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.