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O estudo dos triângulos por meio de uma WebQuest e um Software Computacional (Parte 01)

 

22/01/2010

Autor e Coautor(es)
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Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Explorar os tipos de triângulos existentes utilizando construção de alguns triângulos.

* Estabelecer relações do conteúdo com outros conteúdos da matemática e no seu cotidiano.

* Comparar triângulos através da observação de figuras geométricas.

* Estabelecer relações entre triângulos observando seus lados e ângulos.

* Desenvolver um raciocínio geométrico diante de uma situação-problema, bem como a capacidade de observação e representação geométrica.

* Representar triângulos, identificando os nomes e características.

* Explorar a navegação na Internet, usando uma WebQuest.

* Explorar a utilização de um software computacional.

Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará nos alunos:

- se desenvolveram suas capacidades motoras;

- se são capazes de representar figuras planas tanto no computador como no papel.

- se têm a capacidade de identificar diferentes triângulos bem como suas características.

Após o diagnostico os alunos que apresentarem defasagem na aprendizagem desses assuntos deverão desenvolver um trabalho paralelo sob a orientação do professor para que possam recuperar o que não haviam compreendido.

Estratégias e recursos da aula

A proposta que os alunos irão desenvolver envolve a geometria plana.

Nessa proposta de aula far-se-á uso de uma WeQuest elaborada por Jair Rocha do Prado (jairmat1@yahoo.com.br), durante o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. A mesma trabalha com diferentes tipos de triângulos e suas caracteristicas.

Nesta atividade o trabalho do professor começa bem antes, pois o mesmo deve verificar se os sites sugeridos pela WebQuest (quando a mesma foi criada) ainda estão disponíveis na rede, verificando se as atividades a serem propostas encaixam na proposta de aula a ser desenvolvida ou se necessitam de alguma modificação.Outro fato relevante e a dificuldade na utilização de alguns recursos tecnológicos com isso, ao disponibilizarmos a estratégia de aula tentado sanar essas dificuldades a far-se-á também em forma de texto caso o professor prefira realizar a atividade assim, com seus alunos.

Nesta aula temos por objetivo diagnosticar através de uma WebQuest a real compreensão dos alunos sobre triângulos e também auxiliá-los a recordar alguns conceitos, os quais serão revisados. A proposta de atividade a ser desenvolvida pelos alunos requer a divisão da turma em grupos de quatro alunos. A escolha dos grupos é decidida entre os próprios alunos, valorizando a iniciativa e evidenciando os critérios de escolha dos mesmos. Formadas as equipes, o professor esclarece, orientando, ainda em sala, sobre as atividades e procedimentos a serem realizados ao chegarem ao Laboratório de Informática.

O professor terá autonomia de definir se a WebQuest estará ou não na página inicial do computador, tendo como base o grupo de alunos. Como o conteúdo por trás da WebQuest é geometria plana, a faixa etária heterogênea a qual aborda esse conteúdo também interferirá nessa decisão do professor. Além da WebQuest também será utilizado um software que pode ser o Cabri Geometre, ou o Cinderela, ou qualquer outro que seja da preferência do professor, desde que o mesmo tenha a disposição funções que possibilitem a construção de triângulos, de modo similar ao realizado com régua e compasso.

Os alunos devem entrar no laboratório e se organizarem segundo os grupos que já foram montadas.

http://www.moodle.ufu.br/file.php/82/Pasta_01/J0.htm

O site onde se encontra a WebQuest e o link de acesso deve estar disponível durante toda a aula, portanto deixe-o registrado no quadro, pois assim caso a navegação dependa apenas dos alunos, os mesmo a devem fazer sem a necessidade da orientação do professor.

Nesta primeira aula de laboratório peça aos alunos que explorem a WebQuest, passando por todas as telas que a constituem, anotando as tarefas a serem feitas e começando a navegar pelos sites disponíveis na mesma.

Neste momento da aula a turma estará explorando atividade proposta, a proposta tem como base a revisão dos conteúdos e o questionamento sobre a aprendizagem dos mesmos, através de pesquisas na internet visando o processo de desenvolvimento do  aluno até a conclusão da atividade, que segue:

 Tarefa - Processo


1º Etapa: Formem grupos de 4 alunos;
 
2º Etapa: Utilizando o software CABRI e o Word
2 alunos constroem os triângulos (escaleno, isósceles e eqüilátero) utilizando o software enquanto os outros 2 alunos do mesmo grupo digitam no Word, o processo que está sendo desenvolvido para a conclusão da atividade;
Caso haja dificuldade nos conceitos de triângulos escalenos, isósceles e eqüilátero, as suas definições podem ser pesquisadas na internet, e caso sejam deve ser descrito pelos alunos que fazem o papel de relatores.
 
3º Etapa: Utilizando o software CABRI e o Word
Em seguida, o grupo deve fazer um revezamento na construção dos triângulos e do relatório, fazendo uma troca entre as duplas.
Neste momento a construção e de tipos de triângulos quanto aos ângulos (retângulo, obtusângulo e acutângulo), enquanto outra dupla digita o processo da atividade no Word;
 
4º Etapa: Realizem uma pesquisa na Internet sobre triângulos e comparem com as construções efetuadas pelo grupo, confirmando ou não se as construções foram realizadas corretamente ou não. Agora o grupo deverá montar um consolidado do que aprenderam sobre os triângulos explorados na atividade anterior, muito cuidado, pois não é uma copia da internet, mas sim um consolidado das idéias do grupo;
 
5º Etapa: Faça uma revisão do conteúdo triângulos, medidas, ângulos, lados, nomes, etc., devendo ser armazenado tudo em um arquivo, o qual será entregue ao professor;
 
6º Etapa: Elaborem um questionário ou teste sobre o aprendizado. Elabore possíveis questões as quais poderiam ser utilizadas em um teste ou prova a ser aplicada.

Para executar as atividades farão uso de uma WebQuest, que nesta aula é apenas a ferramenta utilizada para realização das tarefas. Caso o professor considere complexa sua utilização, ou seu link de acesso esteja indisponível o mesmo não será privado de explorar a estratégia, pois a mesma é independente da WebQuest desde que outros recursos sejam buscados e acrescentados pelo professor, como novos links de acesso vinculados ao assunto, livros e revistas que tratem da temática abordada, bem como a possibilidade de liberdade de pesquisa e opinião dos alunos envolvidos.
Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados durante todas as aulas que se segue a atividade. Serão considerados como critérios de avaliação o envolvimento, o respeito às opiniões dos colegas do grupo e arealização das atividades. Nesta primeira parte da proposta de atividade também será observado pelo professor as estratégias utilizadas pelos alunos, o interesse pela tarefa a ser realizada e a postura dos mesmos perante uma atividade a ser desenvolvida em sua maioria no laboratório.


O desempenho final do aluno será obtido a partir das medias das duas avaliações, portanto será a media entre as avaliações da primeira e segunda parte da aula.
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