22/01/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
* Estabelecer relações do conteúdo com outros conteúdos da matemática e no seu cotidiano.
* Comparar triângulos através da observação de figuras geométricas.
* Estabelecer relações entre triângulos observando seus lados e ângulos.
* Desenvolver um raciocínio geométrico diante de uma situação-problema, bem como a capacidade de observação e representação geométrica.
* Representar triângulos, identificando os nomes e características.
* Explorar a navegação na Internet, usando uma WebQuest.
* Explorar a utilização de um software computacional.
Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará nos alunos:
- se desenvolveram suas capacidades motoras;
- se são capazes de representar figuras planas tanto no computador como no papel.
- se têm a capacidade de identificar diferentes triângulos bem como suas características.
Após o diagnostico os alunos que apresentarem defasagem na aprendizagem desses assuntos deverão desenvolver um trabalho paralelo sob a orientação do professor para que possam recuperar o que não haviam compreendido.
A proposta que os alunos irão desenvolver envolve a geometria plana.
Nessa proposta de aula far-se-á uso de uma WeQuest elaborada por Jair Rocha do Prado (jairmat1@yahoo.com.br), durante o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. A mesma trabalha com diferentes tipos de triângulos e suas caracteristicas.
Nesta atividade o trabalho do professor começa bem antes, pois o mesmo deve verificar se os sites sugeridos pela WebQuest (quando a mesma foi criada) ainda estão disponíveis na rede, verificando se as atividades a serem propostas encaixam na proposta de aula a ser desenvolvida ou se necessitam de alguma modificação.Outro fato relevante e a dificuldade na utilização de alguns recursos tecnológicos com isso, ao disponibilizarmos a estratégia de aula tentado sanar essas dificuldades a far-se-á também em forma de texto caso o professor prefira realizar a atividade assim, com seus alunos.Nesta aula temos por objetivo diagnosticar através de uma WebQuest a real compreensão dos alunos sobre triângulos e também auxiliá-los a recordar alguns conceitos, os quais serão revisados. A proposta de atividade a ser desenvolvida pelos alunos requer a divisão da turma em grupos de quatro alunos. A escolha dos grupos é decidida entre os próprios alunos, valorizando a iniciativa e evidenciando os critérios de escolha dos mesmos. Formadas as equipes, o professor esclarece, orientando, ainda em sala, sobre as atividades e procedimentos a serem realizados ao chegarem ao Laboratório de Informática.
O professor terá autonomia de definir se a WebQuest estará ou não na página inicial do computador, tendo como base o grupo de alunos. Como o conteúdo por trás da WebQuest é geometria plana, a faixa etária heterogênea a qual aborda esse conteúdo também interferirá nessa decisão do professor. Além da WebQuest também será utilizado um software que pode ser o Cabri Geometre, ou o Cinderela, ou qualquer outro que seja da preferência do professor, desde que o mesmo tenha a disposição funções que possibilitem a construção de triângulos, de modo similar ao realizado com régua e compasso.
Os alunos devem entrar no laboratório e se organizarem segundo os grupos que já foram montadas.
http://www.moodle.ufu.br/file.php/82/Pasta_01/J0.htm
O site onde se encontra a WebQuest e o link de acesso deve estar disponível durante toda a aula, portanto deixe-o registrado no quadro, pois assim caso a navegação dependa apenas dos alunos, os mesmo a devem fazer sem a necessidade da orientação do professor.
Nesta primeira aula de laboratório peça aos alunos que explorem a WebQuest, passando por todas as telas que a constituem, anotando as tarefas a serem feitas e começando a navegar pelos sites disponíveis na mesma.Neste momento da aula a turma estará explorando atividade proposta, a proposta tem como base a revisão dos conteúdos e o questionamento sobre a aprendizagem dos mesmos, através de pesquisas na internet visando o processo de desenvolvimento do aluno até a conclusão da atividade, que segue:
Tarefa - Processo |
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-poli.htm
http://www.ficharionline.com/matematica/pagina_exibe.php?pagina=071571
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/exatas/matematica/tc2000/m4_41_vb.pdf
Os alunos serão avaliados durante todas as aulas que se segue a atividade. Serão considerados como critérios de avaliação o envolvimento, o respeito às opiniões dos colegas do grupo e arealização das atividades. Nesta primeira parte da proposta de atividade também será observado pelo professor as estratégias utilizadas pelos alunos, o interesse pela tarefa a ser realizada e a postura dos mesmos perante uma atividade a ser desenvolvida em sua maioria no laboratório.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!