Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando congruência de figuras planas através de mosaicos. (Parte 01)

 

22/01/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
*Representar formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas.

*Reconhecer as formas identificadas nos diferentes espaços, utilizadas para composição de um mosaico.

*Identificar formas geométricas congruentes, e a partir desta relação de congruência realizar as atividades propostas.

*Explorar a navegação na internet, usando uma WebQuest.

*Explorar o conteúdo de congruência de triângulos por intermédio de desafios e problemas.

Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar imagens tanto no computador como no papel, bem como se os alunos têm a capacidade de identificar formas geométricas, suas características e se compreendem o conceito de congruência, caso existam algumas dificuldades as mesmas poderão ser sanadas antes da atividade sem que as mesmas venham prejudicar o desempenho do aluno.
Estratégias e recursos da aula

A atividade que os alunos irão desenvolver é sobre congruência de figuras planas, a revisão deste conteúdo, destacando os pontos principais que norteiam a matéria, torna-se uma estratégia interessante, pois facilitará a compreensão da turma. A finalidade é que com base no conteúdo revisado e através da proposta a seguir os alunos façam uma relação entre o aprendido e o cotidiano por meio de mosaicos e das peças do tangran.


O foco principal é na disciplina de matemática, mas a atividade pode ser reformulada, para encaixar em uma proposta de trabalho colaborativo envolvendo outras disciplinas como artes.

Nessa proposta de aula far-se-á uso de uma WeQuest elaborada por:

Fábio Costa Almeida –fmatcosta@yahoo.com.br

Durante o processo seletivo de contratação da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – ESEBA UFU. A mesma trabalha com figuras planas e mosaicas, que são formados por junções de figuras congruentes.

O trabalho do professor nesta atividade começou bem antes de formar as duplas e levar os alunos para o laboratório, pois o mesmo deve verificar se os sites sugeridos pela WebQuest (quando a mesma foi criada) ainda estão disponíveis na rede, verificando se as atividades a serem propostas encaixam na proposta de aula a ser desenvolvida ou necessitam de alguma modificação. Ou seja, antes do professor propor a atividade deve desempenhar o papel de aluno e realizar a tarefa seguindo as orientações e assim prever possíveis dificuldades e questionamentos os quais podem ser feitos por seus alunos.

A proposta de atividade a ser desenvolvida pelos alunos segundo a WebQuest requer que os mesmo montem grupos, portanto neste primeiro momento os alunos se organizarão em trios. A organização das duplas pode ser feita na própria sala de aula, onde o professor pode optar por sorteio, escolha livre por parte dos alunos ou até mesmo a definição dos trios, a determinação de como os grupos serão escolhidas cabe ao professor segundo o perfil dos alunos o qual ele esta trabalhando.

A escolha dos trios sendo organizada entre os próprios alunos valoriza a iniciativa e evidencia os critérios de escolha dos mesmos. Formadas as equipes, o professor esclarece/orientando, ainda em sala, sobre as atividades e procedimentos a serem realizados ao chegarem ao Laboratório de Informática.

O professor terá autonomia de definir se a WebQuest estará ou não na página inicial do computador, tendo como base o grupo de alunos que esta trabalhando, e a sua maturidade em manipular recursos tecnológicos. Como o conteúdo por trás da WebQuest é congruência de figuras planas a faixa etária também interferira nessa decisão do professor.

Os alunos devem entrar no laboratório e se organizarem segundo as duplas que já foram montadas. O site

http://www.moodle.ufu.br/file.php/82/arquivo_01/index.htm


Onde se encontra a WebQuest, este link deve estar registrado no quadro, pois assim caso a navegação dependa dos alunos, os mesmo a devem fazer sem a necessidade permanente do professor.

Nesta primeira aula de laboratório peça aos alunos que explorem a WebQuest, passando por todas as telas que a constituem, anotando as tarefas a serem feitas e começando a navegar pelos sites disponíveis na mesma.

Neste momento da aula a turma estará iniciando a explorado da atividade proposta, que segue:

 Tarefa
A atividade proposta será trabalhar Congruência de Triângulos através de mosaicos coloridos formados por triângulos e quadriláteros que será entregue pelo professor. O desafio é colorir as figuras congruentes das mesmas cores, fazendo com que o mosaico seja colorido de forma orientada.
Após ter colorido, responda as seguintes perguntas, bom desafio pela frente:
1- Quantos polígonos diferentes foram encontrados na figura dada?
2- Cite o nome dos polígonos encontrados.
3- Qual o total de triângulos encontrados na figura dada?
4- Entre os triângulos encontrados, quantas cores diferentes você utilizou para pintá-los?
5- Qual o critério que você utilizou para diferenciar estes triângulos?
7- Classifique os triângulos encontrados conforme seus ângulos.
8- Continuando a analisar as congruências de Triângulos, vamos explorar também o Tangam, identificando as figuras congruentes e as junções de figuras necessárias para construir as congruências. Uma folha com maiores informações será entregue pelo seu professor.
9- Por fim redija um texto contendo as repostas das perguntas acima; Monte também uma apresentação no PowerPoint o qual deve ser apresentado para a sala em datas a serem marcadas.

Para executar as atividades farão uso de uma WebQuest, que nesta aula é apenas a ferramenta utilizada para realização das tarefas. Caso o professor considere complexo sua utilização, ou seu link de acesso esteja indisponivel o mesmonão será privado de explorar a estrategia, pois a mesma é independente da WebQuest desde que outros recursos sejam buscados e acescentados pelo professor, como novos links de acesso vinculados ao assunto, livros e revistas que tratem da tematica abordada, bem como a possibilidade de liberdade de pesquisa e opinião dos alunos envolovidos.

Recursos Complementares
Avaliação
Os alunos serão avaliados durante todo o desenvolvimento das atividades considerando: envolvimento, respeito às opiniões dos colegas do trio e realização das atividades.

A ação dos alunos ao se organizarem para realização do trabalho, suas estratégias e seu envolvimento na atividade serão os pontos principais a serem avaliados, neste primeiro momento da proposta de aula.

O desempenho do aluno será o consolidado entre as quatro avaliações envolvidas na proposta de atividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.