Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando congruência de figuras planas através de mosaicos. (Parte 02)

 

22/01/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
*Representar formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas.

*Reconhecer as formas identificadas nos diferentes espaços, utilizadas para composição de um mosaico.

*Identificar formas geométricas congruentes, e a partir desta relação de congruência realizar as atividades propostas.

*Explorar a navegação na internet, usando uma WebQuest.

*Explorar o conteúdo de congruência de triângulos por intermédio de desafios e problemas.

Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar imagens tanto no computador como no papel, bem como se os alunos têm a capacidade de identificar formas geométricas, suas características e se compreendem o conceito de congruência, caso existam algumas dificuldades as mesmas poderão ser sanadas antes da atividade sem que as mesmas venham prejudicar o desempenho do aluno.

Estratégias e recursos da aula
Passado esse primeiro momento de familiarização da proposta, oriente os alunos a responder as perguntas que lhe são feitas, durante todas as paginas da WebQuest.

As respostas dessas perguntas podem ser feitas ou em um editor de texto ou no próprio caderno, respeitando as limitações tecnológicas dos alunos envolvidos. Na página do processo desta WebQuest o autor define que as repostas estejam compreendidas em um editor de texto, mas caso não seja possível o professor deve intervir e orientar os alunos para essa diferenciação da atividade.

O real trabalho dos alunos esta compreendido na tarefa, onde a atividade é proposta, já no processo são fornecidas as explicações com detalhes e por fim o recurso onde ele encontra os sites para pesquisa na Web.


Para facilitar a vida do professor que não possuir um computador em condições de navegar na internet para cada aluno e mesmo assim queira realizar a atividade com seus alunos através de pesquisas em livros retiramos a tarefa na integra da WebQuest.

 Tarefa
A atividade proposta será trabalhar Congruência de Triângulos através de mosaicos coloridos formados por triângulos e quadriláteros que será entregue pelo professor. O desafio é colorir as figuras congruentes das mesmas cores, fazendo com que o mosaico seja colorido de forma orientada.
Após ter colorido, responda as seguintes perguntas, bom desafio pela frente:
1- Quantos polígonos diferentes foram encontrados na figura dada?
2- Cite o nome dos polígonos encontrados.
3- Qual o total de triângulos encontrados na figura dada?
4- Entre os triângulos encontrados, quantas cores diferentes você utilizou para pintá-los?
5- Qual o critério que você utilizou para diferenciar estes triângulos?
7- Classifique os triângulos encontrados conforme seus ângulos.
8- Continuando a analisar as congruências de Triângulos, vamos explorar também o Tangam, identificando as figuras congruentes e as junções de figuras necessárias para construir as congruências. Uma folha com maiores informações será entregue pelo seu professor.
9- Por fim redija um texto contendo as repostas das perguntas acima; Monte também uma apresentação no PowerPoint o qual deve ser apresentado para a sala em datas a serem marcadas.


A proposta da tarefa da WebQuest deixa uma abertura para o professor, de modo que o mesmo com base no grau de desenvolvimento cognitivo e motor de suas turmas, ele possa melhor selecionar os mosaicos a serem trabalhados. Como formas de apoio ao professor foram disponibilizados sites onde o mesmo poderá encontrar alguns mosaicos, os quais podem ser utilizados.

Durante a realização das atividades o professor terá o papel de observador, deve estar atendo ao:

*Desempenho dos alunos: identificando facilidades e dificuldades das duplas, organização para executar a atividade se está acompanhando ou não às instruções e se conseguem concluir ou não a proposta.

* Se conseguem identificar as formas geométricas presentes nos mosaicos, se conseguem classifica-las segundo seus nomes, tamanhos e formas e também se fez relação do conteúdo de congruência de figuras planas e a proposta de colorir os mosaicos.



Recursos Complementares
Avaliação
Os alunos serão avaliados durante todo o desenvolvimento das atividades considerando: envolvimento e respeito às opiniões dos colegas. Durante a realização das atividades o professor avaliará a participação do aluno atentando-se para o desempenho dos alunos, organização para executar a atividade, se acompanham as instruções e se conseguem concluir proposta.

O desempenho do aluno será o consolidado entre as quatro avaliações envolvidas na proposta de atividade.



Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.