Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando congruência de figuras planas através de mosaicos. (Parte 03)

 

04/02/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
*Representar formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas.

*Reconhecer as formas identificadas nos diferentes espaços, utilizadas para composição de um mosaico.

*Identificar formas geométricas congruentes, e a partir desta relação de congruência realizar as atividades propostas.

*Explorar a navegação na internet, usando uma WebQuest.

*Explorar o conteúdo de congruência de triângulos por intermédio de desafios e problemas.
Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar imagens tanto no computador como no papel, bem como se os alunos têm a capacidade de identificar formas geométricas, suas características e se compreendem o conceito de congruência, caso existam algumas dificuldades as mesmas poderão ser sanadas antes da atividade sem que as mesmas venham prejudicar o desempenho do aluno.

Estratégias e recursos da aula
A fim de tornar a estratégia da aula algo mais significativo para o aluno e também uma forma de mais fácil exploração do conteúdo para o professor, é proposto ampliar a atividade da WebQuest trazendo alguns mosaicos, para a sala de aula a serem coloridos pelos alunos seguindo a mesma regra estipulada pela WebQuest.

Comece explicando para o aluno que eles deverão identificar as figuras planas congruentes presentes nos mosaicos, e que a partir destas identificações e que ele irá colorir os mosaicos. A exploração aqui não é apenas objetivando colorir o mosaico, pois os alunos com base nas figuras as quais sejam congruentes terão de ir montando um pequeno relatório.

Este relatório será constituído basicamente de:

* Quais figuras são congruentes;

* Quantas figuras são congruentes a esta figura;

* Com base em que você concluiu que tais figuras são congruentes;

Outras questões podem ser acrescentadas pelo professor enriquecendo ainda mais a exploração.

Comece com os mosaicos mais simples, os quais sejam formados por um número pequeno de figuras planas. Neste primeiro momento trabalhe com mosaicos os quais já destaquem as figuras congruentes através de seu colorido, aumentando o grau de dificuldade assim que os alunos compreendam o anterior, como:

undefinedMosaico 01


A descrição dos alunos tende a se aproximar da seguiur. Caso isso não ocorra, retome os conceitos de figuras congruentes, e explique um exemplo para a turma como forma de revisar o que já foi estudado.

Figura 01: Possui quadrados e triângulos;

Há 3 quadrados congruentes entre si. São congruentes, para verificar esta congruencia há duas maneiras: Primeira maneira: para verificar a congruencia de duas figuras planas a justaposicão das figuras as quais estão sendo conparadas é uma alternativa.
Segunda maneira: caso a justaposicão não seja possível, outra alternativa é encontrar o valor dos lados dos quadrados, para verificar se são ou não congruentes.

Há 7 triângulos congruentes entre si. São congruentes, pois como pelo menos um de seus lados fazem fronteira com um quadrado, possuem estes lados congruentes, os outros lados que não fazem fronteira com os quadrados, fazem fronteira com outros triangulos, portanto também são congruentes entre si. Logo pelo caso de congruencia LLL os triangulos são congruentes.

Continue questionando com os alunos porque as figuras coloridas com a mesma cor são congruentes, nos proximos mosaicos.

Mosaico 02


Assim que os alunos tenham identificado às figuras congruentes dos dois primeiros mosaicos, dificulte um pouco mais a atividade, fornecendo agora para os alunos mosaicos, nos quais é necessária a identificação das figuras congruentes, para depois estruturar o relatório.


Concluída esta exploração, os alunos passarão a estruturar o relatório escrito a ser entregue ao professor, organizarão as observações segundo cada desenho, os mosaicos que foram coloridos sob orientação e as conclusões as quais obteve por meio da exploração dos mosaicos. Neste mesmo arquivo deverão estar os mosaicos coloridos pelo trio, seja ele um arquivo .jpg  de um editor de imagens ou o escâner da folha a qual realizaram a atividade.

Espera-se com esta atividade que os alunos possam fazer as identificações da figuras congruentes existentes nos mosaicos e a partir disto colori-los. Uma solução a qual pode vir a surgir por par te dos alunos é a seguinte:


Como os alunos já terão adquirido certo grau de maturidade na exploração de mosaicos, proponha o desafio para as equipes. Entregue para os trios uma folha de papel quadriculado e peça aos grupos que crie um mosaico utilizando figuras planas congruentes, assim como l hes foram fornecidas para a realização da atividade.

Os alunos poderão fazer uso de qualquer tipo de figura plana para montar seu mosaico, lembre-os que para ser um mosaico não poderá haver espaços vazios. As regras na hora de colorir continuam as mesmas, deve-se obedecer à regra que as figuras congruentes devem ser coloridas com a mesma cor. Estas obras produzidas pelos alunos, juntamente com o trabalho escrito e os mosaicos coloridos serão apresentadas à turma.
 

Recursos Complementares
Avaliação
Os alunos serão avaliados durante todo o desenvolvimento das atividades considerando: envolvimento, respeito às opiniões do colega do trio e realização das atividades.

Ao final das atividades da WebQuest terão de entregar um trabalho escrito e duas obras de arte produzida pelas duplas.

Os critérios de avaliação do trabalho escrito e das obras foram apresentados aos alunos em uma das páginas da WebQuest.

O desempenho do aluno será o consolidado entre as quatro avaliações envolvidas na proposta de atividade.


Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • silvia jardim, e.m.e.f.ricardo porto , Rio Grande do Sul - disse:
    jardimsilvia@yahoo.com.br

    09/03/2012

    Cinco estrelas

    achei muito interessante vou trabalhar com meus alunos pois foi onde encontrei o conteúdo bem explicado com ótimas imagens, parabéns


  • aline, nao sei , São Paulo - disse:
    aline-sousa03@live.com

    08/06/2011

    Cinco estrelas

    Eu adorei todos esses moisaicos pena que eu nao consigo fazer


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.