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Explorando congruência de figuras planas através de mosaicos. (Parte 04)

 

22/01/2010

Autor e Coautor(es)
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Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Médio Matemática Geometria
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
*Representar formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas.

*Reconhecer as formas identificadas nos diferentes espaços, utilizadas para composição de um mosaico.

*Identificar formas geométricas congruentes, e a partir desta relação de congruência realizar as atividades propostas.

*Explorar a navegação na internet, usando uma WebQuest.

*Explorar o conteúdo de congruência de triângulos por intermédio de desafios e problemas.
Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar imagens tanto no computador como no papel, bem como se os alunos têm a capacidade de identificar formas geométricas, suas características e se compreendem o conceito de congruência, caso existam algumas dificuldades as mesmas poderão ser sanadas antes da atividade sem que as mesmas venham prejudicar o desempenho do aluno.

Estratégias e recursos da aula

Neste momento da aula a turma já terá explorado a fundo a atividade proposta, que segue:

 Tarefa
A atividade proposta será trabalhar Congruência de Triângulos através de mosaicos coloridos formados por triângulos e quadriláteros que será entregue pelo professor. O desafio é colorir as figuras congruentes das mesmas cores, fazendo com que o mosaico seja colorido de forma orientada.
Após ter colorido, responda as seguintes perguntas, bom desafio pela frente:
1- Quantos polígonos diferentes foram encontrados na figura dada?
2- Cite o nome dos polígonos encontrados.
3- Qual o total de triângulos encontrados na figura dada?
4- Entre os triângulos encontrados, quantas cores diferentes você utilizou para pintá-los?
5- Qual o critério que você utilizou para diferenciar estes triângulos?
7- Classifique os triângulos encontrados conforme seus ângulos.
8- Continuando a analisar as congruências de Triângulos, vamos explorar também o Tangam, identificando as figuras congruentes e as junções de figuras necessárias para construir as congruências. Uma folha com maiores informações será entregue pelo seu professor.
9- Por fim redija um texto contendo as repostas das perguntas acima; Monte também uma apresentação no PowerPoint o qual deve ser apresentado para a sala em datas a serem marcadas.

Para executar as atividades farão uso de uma WebQuest, que nesta aula é apenas a ferramenta utilizada para realização das tarefas. Caso o professor considere complexo sua utilização, ou seu link de acesso esteja indisponivel o mesmonão será privado de explorar a estrategia, pois a mesma é independente da WebQuest desde que outros recursos sejam buscados e acescentados pelo professor, como novos links de acesso vinculados ao assunto, livros e revistas que tratem da tematica abordada, bem como a liberdade de pesquisa e opinião dos alunos envolovidos.

Concluída esta exploração, os alunos passarão a estruturar o trabalho escrito a ser entregue ao professor, organizarão a pesquisa bibliográfica, os mosaicos que foram coloridos sob orientação, as conclusões as quais obteve por meio da exploração das peças do Tangran e as respostas das perguntas em um arquivo só. Neste mesmo arquivo deverão estar os mosaicos coloridos pelo trio, seja ele um arquivo .jpg  de um editor de imagens ou o escâner da folha a qual realizaram a atividade

Como os alunos já terão adquirido certo grau de maturidade na exploração de mosaicos, proponha o desafio para as equipes. Entregue para os trios uma folha de papel quadriculado e peça aos grupos que crie um mosaico utilizando figuras planas congruentes, assim como lhes foram fornecidas para a realização da atividade.Os alunos poderão fazer uso de qualquer tipo de figura plana para montar seu mosaico, lembre-os que para ser um mosaico não poderá haver espaços vazios. As regras na hora de colorir continuam as mesmas, deve-se obedecer à regra que as figuras congruentes devem ser coloridas com a mesma cor. Estas obras produzidas pelos alunos, juntamente com o trabalho escrito e os mosaicos coloridos serão apresentadas a turma e possivelmente a escola em uma amostra de arte.Caso o professor de matemática não se sinta a vontade de orientar sozinha a produção dos mosaicos, poderão ocorrer intervenções dos professores de artes.A avaliação da apresentação do trabalho tanto oral como escrito produzido pode ser feita segundo os critérios os quais a própria WebQuest trás. Caso não seja usada esta forma de avaliação é importante que o aluno seja apresentado a ela para ter real noção real de como serão avaliados.

Como todos os trabalhos já estão na fase de conclusão esta no momento do professor começar a articular as apresentações e exposições dos mosaicos produzidas no decorrer da realização deste trabalho.Como expomos o conteúdo de congruência de figuras planas é vistos por vários anos de ensino, envolvendo assim uma vasta faixa etária, trazemos como proposta que esta aula seja articulada em diversos anos de ensino, pois assim fica mais rica a exposição. Caso seja possível esse trabalho conjunto com os outros professores de matemática, os mesmos se organizariam a exibição dos “mosaicos” produzidos pelos alunos que poderia ocupar um espaço de destaque na escola ou em um corredor, recreio ou ate mesmo ser aberta à comunidade de modo que as atividades acadêmicas não sejam prejudicadas.Em paralelo a mostra dos mosaicos obras das turmas envolvidas pode se expor fotografias, ou obras de artistas de renome ou até mesmo regionais que façam um trabalho com mosaicos. Espaço que pode novamente ser explorado pelo professor na identificação de possíveis figuras congruentes, neste ponto poderá até ocorrer um trabalho colaborativo com os professores de artes e matemática, tornando mais relevante a participação dos alunos envolvidos na culminância e tornando a apresentação um evento cultural aberto a toda a escola e comunidade.

Após as apresentações dos trabalhos é interessante retomar com os alunos as dificuldades encontradas na sua realização no laboratório, para que em outro momento as mesmas não ocorram impossibilitando atividades posteriores.
Recursos Complementares
Avaliação
Os alunos serão avaliados durante todo o desenvolvimento das atividades considerando: envolvimento, respeito às opiniões do colega do trio e realização das atividades.

Ao final das atividades da WebQuest terão de entregar um trabalho escrito e duas obras de arte produzida pelas duplas.

Os critérios de avaliação do trabalho escrito e das obras foram apresentados aos alunos em uma das páginas da WebQuest.

O desempenho do aluno será o consolidado entre as quatro avaliações envolvidas na proposta de atividade.

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