22/01/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar imagens tanto no computador como no papel, bem como se os alunos têm a capacidade de identificar formas geométricas, suas características e se compreendem o conceito de congruência, caso existam algumas dificuldades as mesmas poderão ser sanadas antes da atividade sem que as mesmas venham prejudicar o desempenho do aluno.
Neste momento da aula a turma já terá explorado a fundo a atividade proposta, que segue:
Tarefa |
Para executar as atividades farão uso de uma WebQuest, que nesta aula é apenas a ferramenta utilizada para realização das tarefas. Caso o professor considere complexo sua utilização, ou seu link de acesso esteja indisponivel o mesmonão será privado de explorar a estrategia, pois a mesma é independente da WebQuest desde que outros recursos sejam buscados e acescentados pelo professor, como novos links de acesso vinculados ao assunto, livros e revistas que tratem da tematica abordada, bem como a liberdade de pesquisa e opinião dos alunos envolovidos.
Concluída esta exploração, os alunos passarão a estruturar o trabalho escrito a ser entregue ao professor, organizarão a pesquisa bibliográfica, os mosaicos que foram coloridos sob orientação, as conclusões as quais obteve por meio da exploração das peças do Tangran e as respostas das perguntas em um arquivo só. Neste mesmo arquivo deverão estar os mosaicos coloridos pelo trio, seja ele um arquivo .jpg de um editor de imagens ou o escâner da folha a qual realizaram a atividade
Como os alunos já terão adquirido certo grau de maturidade na exploração de mosaicos, proponha o desafio para as equipes. Entregue para os trios uma folha de papel quadriculado e peça aos grupos que crie um mosaico utilizando figuras planas congruentes, assim como lhes foram fornecidas para a realização da atividade.Os alunos poderão fazer uso de qualquer tipo de figura plana para montar seu mosaico, lembre-os que para ser um mosaico não poderá haver espaços vazios. As regras na hora de colorir continuam as mesmas, deve-se obedecer à regra que as figuras congruentes devem ser coloridas com a mesma cor. Estas obras produzidas pelos alunos, juntamente com o trabalho escrito e os mosaicos coloridos serão apresentadas a turma e possivelmente a escola em uma amostra de arte.Caso o professor de matemática não se sinta a vontade de orientar sozinha a produção dos mosaicos, poderão ocorrer intervenções dos professores de artes.A avaliação da apresentação do trabalho tanto oral como escrito produzido pode ser feita segundo os critérios os quais a própria WebQuest trás. Caso não seja usada esta forma de avaliação é importante que o aluno seja apresentado a ela para ter real noção real de como serão avaliados. Como todos os trabalhos já estão na fase de conclusão esta no momento do professor começar a articular as apresentações e exposições dos mosaicos produzidas no decorrer da realização deste trabalho.Como expomos o conteúdo de congruência de figuras planas é vistos por vários anos de ensino, envolvendo assim uma vasta faixa etária, trazemos como proposta que esta aula seja articulada em diversos anos de ensino, pois assim fica mais rica a exposição. Caso seja possível esse trabalho conjunto com os outros professores de matemática, os mesmos se organizariam a exibição dos “mosaicos” produzidos pelos alunos que poderia ocupar um espaço de destaque na escola ou em um corredor, recreio ou ate mesmo ser aberta à comunidade de modo que as atividades acadêmicas não sejam prejudicadas.Em paralelo a mostra dos mosaicos obras das turmas envolvidas pode se expor fotografias, ou obras de artistas de renome ou até mesmo regionais que façam um trabalho com mosaicos. Espaço que pode novamente ser explorado pelo professor na identificação de possíveis figuras congruentes, neste ponto poderá até ocorrer um trabalho colaborativo com os professores de artes e matemática, tornando mais relevante a participação dos alunos envolvidos na culminância e tornando a apresentação um evento cultural aberto a toda a escola e comunidade. Após as apresentações dos trabalhos é interessante retomar com os alunos as dificuldades encontradas na sua realização no laboratório, para que em outro momento as mesmas não ocorram impossibilitando atividades posteriores.http://www.brasilescola.com/matematica/congruencia-e-semelhanca-de-triangulos.htm
www.divertudo.com.br/mosaico.htm
http://www.feg.unesp.br/extensao/teia/trab_finais/TrabalhoAlcineia.pdf
www.feg.unesp.br/difusao/Artigos/artigo_mosaico_tabuada.pdf
www.scribd.com/.../Os-mosaicos-e-as-formas-geometricas
www.ebah.com.br/mosaicos-geometricos-minicurso-ppt-a27348.html
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/arte-formas-428107.shtml
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!