22/01/2010
|
|
|
|
![]() |
![]() |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar imagens tanto no computador como no papel, bem como se os alunos têm a capacidade de identificar formas geométricas, suas características e se compreendem o conceito de congruência, caso existam algumas dificuldades as mesmas poderão ser sanadas antes da atividade sem que as mesmas venham prejudicar o desempenho do aluno.
Neste momento da aula a turma já terá explorado a fundo a atividade proposta, que segue:
Tarefa |
Para executar as atividades farão uso de uma WebQuest, que nesta aula é apenas a ferramenta utilizada para realização das tarefas. Caso o professor considere complexo sua utilização, ou seu link de acesso esteja indisponivel o mesmonão será privado de explorar a estrategia, pois a mesma é independente da WebQuest desde que outros recursos sejam buscados e acescentados pelo professor, como novos links de acesso vinculados ao assunto, livros e revistas que tratem da tematica abordada, bem como a liberdade de pesquisa e opinião dos alunos envolovidos.
Concluída esta exploração, os alunos passarão a estruturar o trabalho escrito a ser entregue ao professor, organizarão a pesquisa bibliográfica, os mosaicos que foram coloridos sob orientação, as conclusões as quais obteve por meio da exploração das peças do Tangran e as respostas das perguntas em um arquivo só. Neste mesmo arquivo deverão estar os mosaicos coloridos pelo trio, seja ele um arquivo .jpg de um editor de imagens ou o escâner da folha a qual realizaram a atividade
Como os alunos já terão adquirido certo grau de maturidade na exploração de mosaicos, proponha o desafio para as equipes. Entregue para os trios uma folha de papel quadriculado e peça aos grupos que crie um mosaico utilizando figuras planas congruentes, assim como lhes foram fornecidas para a realização da atividade.Os alunos poderão fazer uso de qualquer tipo de figura plana para montar seu mosaico, lembre-os que para ser um mosaico não poderá haver espaços vazios. As regras na hora de colorir continuam as mesmas, deve-se obedecer à regra que as figuras congruentes devem ser coloridas com a mesma cor. Estas obras produzidas pelos alunos, juntamente com o trabalho escrito e os mosaicos coloridos serão apresentadas a turma e possivelmente a escola em uma amostra de arte.Caso o professor de matemática não se sinta a vontade de orientar sozinha a produção dos mosaicos, poderão ocorrer intervenções dos professores de artes.A avaliação da apresentação do trabalho tanto oral como escrito produzido pode ser feita segundo os critérios os quais a própria WebQuest trás. Caso não seja usada esta forma de avaliação é importante que o aluno seja apresentado a ela para ter real noção real de como serão avaliados.http://www.brasilescola.com/matematica/congruencia-e-semelhanca-de-triangulos.htm
www.divertudo.com.br/mosaico.htm
http://www.feg.unesp.br/extensao/teia/trab_finais/TrabalhoAlcineia.pdf
www.feg.unesp.br/difusao/Artigos/artigo_mosaico_tabuada.pdf
www.scribd.com/.../Os-mosaicos-e-as-formas-geometricas
www.ebah.com.br/mosaicos-geometricos-minicurso-ppt-a27348.html
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/arte-formas-428107.shtml
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!