Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explosão de CORES

 

21/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os elementos da obra.

Acrescentar elementos à obra.

Utilizar cores variadas.

Duração das atividades
1 aula com duração de 40 minutos cada atividade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Releitura.

Pintura.

Estratégias e recursos da aula

 1º momento

O professor senta na roda com as crianças, inicia uma conversa sobre a obra apresentada de Tarsila do Amaral, orientando as crianças  a observarem a obra e expressarem de forma verbal o que estão vendo. Neste momento, a professora explica para as crianças observarem com atenção cada detalhe da obra.

Questiona:

Em que lugar está o personagem?

O que vemos no fundo da obra?

Que tipo de plantas aparece na obra?

Que cores aparecem na obra?

undefined

Fonte:www.bbc.co.uk/.../539_tarsila/page3.shtml

2º momento

O professor orienta as crianças para a realização da técnica da explosão de cores. Ele irá tirar cópia da obra para cada criança. Ao receber a sua atividade as crianças deverão pensar em outros elementos para acrescentar na obra, elas poderão repetir elementos existentes ou desenhar novos elementos que acharem importante acrescentar para dar continuidade a cena. O professor deverá orientar as crianças para desenharem dentro de suas possibilidades, usando giz  de cera ou hidrocor. Para valorizar a produção dos alunos o professor deverá expor no mural da escola/ turma a obra que cada criança produziu.

undefined

Recursos Complementares

Avaliação

Avaliar se os alunos conseguem:

Realizar pinturas com autonomia.

Identificar os elementos da obra.

Acrescentar elementos à obra.

Utilizar cores variadas.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 1/6 - 16.67%
  • Uma estrela 1/6 - 16.67%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • barbara , Barbados - disse:
    barbaraKamylla@hotimal.com.br

    01/09/2011

    Cinco estrelas

    EU ACHEI MUITO BONITO O QUADRO DA TARCILA DO AMARAL


  • Cecília Maria Pavesi Simao Albani, EEEF PROF LELLIS , Espírito Santo - disse:
    cecipavesi@bol.com.br

    12/04/2010

    Cinco estrelas

    O IMPORTANTE É A VALORIZAÇÃO DO EDUCADOR E DO EDUCANDO QUE NÃO TEM MEDO DE INVESTIR EM SUA CAPACIDADE DE FAZER DO SEU TEMPO PRECIOSO UM INSTRUMENTO DE INVESTIMENTO CULTURAL E PRODUTIVO QUE LHE SEJA PROVEITOSO.


  • mirna, Escola Maria Cecília , Pará - disse:
    mimipes@hotmail.com

    04/04/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sua aula, parabéns!!


  • Maria Ambrosino, UFC , Ceará - disse:
    m.ambro_2@hotmail.com

    24/03/2010

    Uma estrela

    A autora do plano demonstra pouca maturidade ao trabalhar obras de artes com o público infantil. Sou estudiosa na área de Educação Infantil e vejo grandes deficiências no desenvolvimento do seu plano: até que ponto autonomia significa reprodução de algo que é imposto? será que o fato de trabalhar com Tarcila (um clássico da modernidade) significa elevar a qualidade de um plano de aula? Reveja melhor suas estratégias metodológicas e de avaliação. Procure melhorar suas propostas!!


  • cleia, casa , São Paulo - disse:
    cbc810@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    eu gostei muito entre vários motivos estou no inicio da minha carreira, obrigada


  • Juliana Gama, E.E. Rev. Erodice Pontes de Queiroz , São Paulo - disse:
    jujugaminha@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Como arte educadora, penso que em qualquer fase da vida escolar é importante estimular a autonomia CRIATIVA, por mais que a atividade enfatize o "fazer". Releitura não é redesenhar e deixar o mais parecido com o original, mas sim incluir, reinventar elementos que personalizem a obra com a criatividade, a emoção, a idéia e pensamento de cada aluno, que são únicos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.