21/12/2009
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Identificar os elementos da obra.
Acrescentar elementos à obra.
Utilizar cores variadas.
Releitura.
Pintura.
O professor senta na roda com as crianças, inicia uma conversa sobre a obra apresentada de Tarsila do Amaral, orientando as crianças a observarem a obra e expressarem de forma verbal o que estão vendo. Neste momento, a professora explica para as crianças observarem com atenção cada detalhe da obra.
Questiona:
Em que lugar está o personagem?
O que vemos no fundo da obra?
Que tipo de plantas aparece na obra?
Que cores aparecem na obra?
Fonte:www.bbc.co.uk/.../539_tarsila/page3.shtml
O professor orienta as crianças para a realização da técnica da explosão de cores. Ele irá tirar cópia da obra para cada criança. Ao receber a sua atividade as crianças deverão pensar em outros elementos para acrescentar na obra, elas poderão repetir elementos existentes ou desenhar novos elementos que acharem importante acrescentar para dar continuidade a cena. O professor deverá orientar as crianças para desenharem dentro de suas possibilidades, usando giz de cera ou hidrocor. Para valorizar a produção dos alunos o professor deverá expor no mural da escola/ turma a obra que cada criança produziu.
Avaliar se os alunos conseguem:
Realizar pinturas com autonomia.
Identificar os elementos da obra.
Acrescentar elementos à obra.
Utilizar cores variadas.
Três estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/09/2011
Cinco estrelasEU ACHEI MUITO BONITO O QUADRO DA TARCILA DO AMARAL
12/04/2010
Cinco estrelasO IMPORTANTE É A VALORIZAÇÃO DO EDUCADOR E DO EDUCANDO QUE NÃO TEM MEDO DE INVESTIR EM SUA CAPACIDADE DE FAZER DO SEU TEMPO PRECIOSO UM INSTRUMENTO DE INVESTIMENTO CULTURAL E PRODUTIVO QUE LHE SEJA PROVEITOSO.
04/04/2010
Quatro estrelasGostei muito da sua aula, parabéns!!
24/03/2010
Uma estrelaA autora do plano demonstra pouca maturidade ao trabalhar obras de artes com o público infantil. Sou estudiosa na área de Educação Infantil e vejo grandes deficiências no desenvolvimento do seu plano: até que ponto autonomia significa reprodução de algo que é imposto? será que o fato de trabalhar com Tarcila (um clássico da modernidade) significa elevar a qualidade de um plano de aula? Reveja melhor suas estratégias metodológicas e de avaliação. Procure melhorar suas propostas!!
24/03/2010
Cinco estrelaseu gostei muito entre vários motivos estou no inicio da minha carreira, obrigada
24/03/2010
Duas estrelasComo arte educadora, penso que em qualquer fase da vida escolar é importante estimular a autonomia CRIATIVA, por mais que a atividade enfatize o "fazer". Releitura não é redesenhar e deixar o mais parecido com o original, mas sim incluir, reinventar elementos que personalizem a obra com a criatividade, a emoção, a idéia e pensamento de cada aluno, que são únicos.