17/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
- Integrar o conhecimento físico das peças geométricas às 4 operações fundamentais.
- identificação dos atributos de cada peça ( cor, forma, tamanho e espessura)
- compreensão do conceito de adição
- resolução de cálculos com os fatos básicos da adição ( cálculos com dois termos , ambos menores que 10)
O professor prepara todas as 48 peças da caixa colando uma etiqueta com uma sentença matemática.
A turma é organizada em grupos de 6 grupos de 4 ou 5 alunos.
As peças da(s) caixa(s) são distribuídas entre os grupos e colocadas nas mesas, com a sentença matemática virada para baixo.
O professor prepara as fichas de cartolina com os atributos das peças e guarda numa sacola.
Vai retirando cada ficha da sacola e lendo os atributos.
Exemplo: triângulo, vermelho, grande, fino.
O grupo que estiver com a peça deverá virar pra ver a sentença e resolvê-la numa folha ofício.
No final, quando todas as peças tiverem sido lidas pelo professor e resolvidas pela turma, os resultados serão apresentados por cada grupo, que lerá a sentença e a resposta.
Dica:
Site:www.pucrs.campus2.br/~ursula/bloquinho.ppt
O professor poderá avaliar durante os dois momentos: identificação das peças e resolução dos cálculos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasANGELA,ESTA AULA IRA ENRIQUECER COM CERTEZA O TEMA PROPOSTO DA PROPOSTA CURRICULAR DA ESCOLA ONDE LECIONO,E SEI QUE A APENDIZAGEM SERA SIGNIFICATIVA COM ESTA AULA PRAZEROSA. PARABENSSSSSSSSSS!