17/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Diferenciar fatores e produto da multiplicação.
Identificar os numerais que tem um maior número de divisores.
Exercitar de forma lúdica o estudo da tabuada da multiplicação.
Conceito da multiplicação como a adição de parcelas iguais.
Situações associadas à configuração retangular.
Idéia combinatória.
O professor coloca no tronco, nos galhos e na copa de uma árvore grande da escola ou local próximo, os numerais de 1 a 100 ( que são produtos na tabuada de 1 a 10).
Distribui algumas folhas de cartolina e pede que os alunos desenhem pequenas frutas, escrevendo os fatores que multiplicados tenham como resultados numerais expressos na árvore.
Os alunos desenham, recortam a cartolina e escolhem a sentença. Penduram as frutas no numeral correspondente.
Exemplo:
No numeral 30, deverão ser colocadas as frutas com os fatores
5 x 6 =
6 x 5 =
3 x 10 =
10 x 3 =
Ao final, o professor deverá levantar algumas questões, tais como:
- que numerais receberam mais frutas? Por quê?
- quais os numerais que só receberam uma fruta?
Dica: Essa aula pode acontecer na sala, com uma árvore simbólica ou até mesmo desenhada numa folha de papel 40 quilos.
O professor poderá avaliar o desempenho da turma quanto ao conhecimento de acordo com a agilidade para registrar os fatores durante a realização da atividade.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/12/2011
Quatro estrelasAdorei a aula! Prática e gostosa de fazer. Parabéns!
09/09/2011
Cinco estrelasPretendo fazer essa atividade com meus alunos do 4º ano, muito interessante!
30/03/2010
Cinco estrelasEstou batalhando com os alunos de 4º e 5º ano para que memorizem as tabelas. Estou quase vencendo. Achei a aula interessantissima, uma excelente atividade. Vou usar com os alunos.
24/03/2010
Três estrelasé bom mai eu acho que deveria ter inlustrasoes da arvore