Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Linhas, curvas e pontos.

 

18/02/2010

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apreciar obras de arte.

Conhecer diferentes tipos de linhas.

Identificar linhas em obras de arte.

Prodruzir obra de arte a partir de ponto, linha e curva.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada atividade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esse estudo é importante por possibilitar a criança, o brincar através do desenho com alguns dos elementos da linguagem visual como linhas, formas, cores e  traços,  representando sua expressividade.

  • Leitura de imagens.
Estratégias e recursos da aula

1° Momento

O professor deverá pesquisar com antecedência  imagens de objetos, plantas, móveis, edificações, paisagens em revistas ou na internet. Em sala de aula,  o professor propõe uma atividade em grupo a partir das imagens que ele pesquisou. Cada grupo receberá algumas imagens para observar, buscando identificar linhas e formas que as compõem. Logo após essa atividade de observação, cada grupo irá expor para toda a turma suas observações, mostrando como e o que conseguiram identificar (linhas, formas, figuras, cores, etc.).

Fonte:Relatório da Prática Pedagógica. Turma do 1º ano. NEI-CAp/UFRN. 2007.

Em seguida, o professor propõe uma atividade de desenho. Nessa atividade os alunos deverão imaginar cenas/composições com linhas retas e curvas e depois irão desenhar a composição artística imginada. Professor pode estimular o aluno a explorar o espaço no papel, ao desenhar, cruzando as linhas, criando figuras geométricas. O professor pode incentivar os alunos a pintarem entre os espaços nos desenhos que eles conseguirem criar. Surgirá diferentes composições conforme a  criatividade de cada criança.

2º Momento

CONHECENDO A ARTE ABSTRATA

O professor deverá conversar com os alunos sobre a arte do abstracionismo, ler informações que contextualize o surgimento desse estilo artístico. Poderá comentar com as crianças que estudiosos da arte consideram o  pintor russo kandinsky como sendo o iniciador do abstracionismo. Depois de algum tempo esse estilo, apresentou duas tendências  o Abstracionismo informal  e o Abstracionismo geométrico  que tem o pintor  holandes  Piet Mondrian  autor  das obras mais representativas dessa tendência. Após a conversa, o professor mostrará imagens de obras de arte no estilo abstracionista para os alunos apreciarem. Segue algumas sugestões de obras de arte.

undefined

Composição VIII - 1923. Kandinsky.

Fonte:www.pintoresfamosos.com.br/

undefined

Composição. Piet Mondrian.
Fonte:www.pintoresfamosos.com.br/

undefined

Age, 1985. Manabu Mabe.

Fonte:Manabu Mabe - Web Site Oficial

undefined

Formas, 1951. Ivan Serpa.

Fonte:www.pitoresco.com.br/brasil/ivan/ivan.htm

3º Momento

Após a apreciação das obras apresentadas, o professor deverá orientar os alunos a escolher uma obra e fazer uma releitura. Eles poderão usar lápis de cor e giz de cera ou tinta. Depois o professor combinará como os alunos como fazer a socialização dos trabalhos.

Recursos Complementares
Avaliação

Para fazer a avaliação desta aula, o professor poderá considerar a participação, o envolvimento das crianças durante a realização das atividades; observar  se em sua composição artística  o aluno apresenta os elementos analisados ( linhas, formas e cores) em algumas obras de arte.


Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 6/9 - 66.67%
  • Quatro estrelas 3/9 - 33.33%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • roseli , E.E. Capitão Horacio Antonio Nascimento , São Paulo - disse:
    roselifape@hotmail.com

    21/02/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom!!!


  • Debora, claretiano , São Paulo - disse:
    deboraspirandeli@hotmail.com

    13/01/2012

    Cinco estrelas

    excelente, dentro de uma proposta dinâmica e participativa do aluno através da obra do artista.


  • tais, tais santos de araujo , Distrito Federal - disse:
    tatazinhak9@hotmail.com

    22/08/2011

    Cinco estrelas

    esse é otimo desenhos muitos lindos perfeito


  • jane cabral, Escola Professora Olindina Alves Semente , Pernambuco - disse:
    enajcf@yahoo.com.br

    01/08/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula,abrange o aspecto prático do conteúdo de modo atraente e diversificado. No momento "estou" professora de artes e também gosto de ir além da teoria.E de apreciar a arte de artistas fazendo a leitura e a releitura de imagens. Parabéns e obrigada pela solidariedade em compartilhar conosco suas realizações.


  • Maisa Pereira Azevedo, Colégio Jo~]ao XXIII , Bahia - disse:
    maisart6@hotmail.com

    27/03/2011

    Cinco estrelas

    Sou professora há algum tempo, mas so agora estou trabalhando com Arte. Parabéns pela aula. Simples na orientação, objetiva e rica em informações. Serve também como estimulo a novas metodologias, dependendo da faixa etária dos alunos. Obrigada pela oportunidade. Maisa Azevedo.


  • Elaine Reato Hypolito, PAULO MONTE SERRAT FILHO PROF DR EMEF , São Paulo - disse:
    lainerto@yahoo.com.br

    12/03/2011

    Quatro estrelas

    Esta atividade certamente irá enriquecer as minhas aulas, pois não sou professora de arte, mas procuro sempre, uma forma atrativa para as minhas aulas. Obrigada


  • Ivone de Moraes Kerber, Secretaria Estadual de Educação- SEDUC , Rondônia - disse:
    iv-moraes@hotmail.com

    09/02/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns, uma ótima abordagem, que serve de parâmetro para os colegas que estão um pouco confusos em como ensinar arte na escola. grata


  • marcel, Educativa , São Paulo - disse:
    marcelguerreiro22@yahoo.com.br

    28/01/2011

    Cinco estrelas

    Agradeço aos que nos incentivam através desta pag. Ótima explicação de atividade!


  • Charlene, Colégio Cristo Rei , Espírito Santo - disse:
    charlene.sfalsim@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pelo empenho no planejamento da sua aula. Não trabalho com essa disciplina, mas, me senti envolvida pelo assunto pela forma que o mesmo foi apresentado. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.