Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AREIA E TINTA

 

19/12/2009

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer tipos de tinta.

Desenvolver o potencial criativo.

Valorizar a cultura local.

Possibilitar a interação entre as crianças.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

 1º Momento

undefined

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tinta 

Essa aula é uma oportunidade para trabalhar questões referentes a preservação ambiental com os alunos. O professor faz um levantamento prévio das ideias das crianças acerca da origem das tintas e anota num cartaz.

  • Como será feita a tinta que pintamos objetos e nossas casas?
  • Onde encontramos as tintas para pintar?
  • Na era primitiva como será que as pessoas faziam as tintas?
  • Que tipos de tintas existem?  

Logo depois, o professor ler um livro ou textos que falem sobre a origem das tintas. Sugerimos a leitura do Livro das Tintas de Ruth Rocha, leia-o e mostre às crianças. Após a leitura, tecer comentários retomando o que ouviram, em seguida, as crianças irão representar através do desenho a história das tintas.

2º Momento

O professor combina com a turma um passeio nos arredores da escola para observar tintas/cores na natureza. Para essa atividade de observação o professor deverá providenciar saco de plástico para os alunos guardarem o material coletado. Durante esse passeio o professor pode sugerir a coleta de folhas e flores que estejam no chão, bem como areia, barro.  Em sala, o professor iniciam um momento de conversa, para as crianças falarem sobre o que observaram, mostrarem os materiais coletados. Após a conversa, o professor sugere aos alunos extrairem tintas dos materiais colhidos durante o passeio, como fazia os povos primitivos. As crianças poderão separar os materiais por cores, em grupo, elas irão tentar extrair as cores. O professor distribui colher, tampas de embalagem descartável, peneira, água, papel, cola e etc. que serão usados pelas crianças.

Uma forma das crianças descobrirem as cores das folhas e flores é friccioná-los em papel ofício branco e ir ao mesmo tempo formando desenhos.

Em outros momentos, o professor poderá fazer uma oficina de tintas naturais usando vegetais (cenoura, folhas verdes, açafrão, casca de cebola, beterraba, uva etc.)  e realizar pinturas com as tintas produzidas.

3º Momento

O professor deverá ler algumas informações sobre os tipos de tintas, mostrando que diferentemente dos povos primitivos, hoje, usamos tintas industrializadas feitas com produtos químicos. O professor poderá listar com a ajuda dos alunos o uso das tintas em nosso cotidiano, como exemplo: tinta automotiva, tinta para cabelo, tinta para parede (decoração), tinta corporal, tinta para tecido, artes plásticas etc.

Após, essa conversa,  o professor propõe uma atividade de arte. Para isso, ele mostrará imagens de garrafas de areia colorida ou as garrafinhas para os alunos apreciarem, contextualizando a pintura/desenho em garrafinha com areia como um tipo de artesanato típico da região nordeste. Caso seja possível, o professor poderá levar os alunos para um local em que eles possam ver os artesãos confeccionando as garrafas ou convidar um artesão para ir na escola fazer uma oficina com  os alunos.

undefined

Fonte:tribunadonorte.com.br

undefined

Fonte:viajeaqui.abril.com.br

O professor poderá as sistir com os alunos um vídeo sobre como colorir a areia, disponível  no endereço a seguir:

Como colorir areia - O Artesanato

Após a apreciação do vídeo, o professor inicia um dialógo com as crianças sobre o processo de confeccção/produção das garrafas.  Em seguida, orienta as crianças a confeccionarem suas garrafas coloridas, explicando que elas devem pintar a areia e colocar para secar. No dia seguinte,  o professor orienta as crianças a colorir sua garrafa, criando desenhos com areia e palito de churrasco ou ir colocando areia em camadas de cores diferentes. Pode-se usar garrafas de molhos ou outros objetos de vidro (vasos, copos, tubos).

Recursos Complementares

 História da Tinta

O Livro das Tintas. Ruth Rocha e Otávio Roth. Formato.

Vídeo sobre a confecção dos desenhos nas garrafas com areia colorida.  

VT - Areia Colorida

Avaliação

Conhecer tipos de tinta.

Desenvolver o potencial criativo.

Valorizar a cultura local.

Possibilitar a interação entre as crianças.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.