Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Novos sons com instrumentos de percussão – aula 3

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
LUCIANO CINTRA SILVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Cantar a música proposta;

Realizar os gestos corporais correspondentes à brincadeira;

Explorar novas possibilidades sonoras com instrumentos musicais convencionais;

Utilizar os sons convencionais e não convencionais como recurso para a prática musical;

Vivenciar a pulsação através do canto e do movimento corporal.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito da prática instrumental em sala de aula;

Experimentação com instrumentos musicais convencionais.

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas é destinada ao 1º ano do Ensino Fundamental, mas pode ser estendida às demais séries desde que as especificidades de cada faixa etária sejam respeitadas. Pensamos que o debate sobre novas possibilidades do fazer musical, que não as formas tradicionais e conservatoriais, vai ao encontro da necessidade de diálogo, de ambas as partes, com um mundo tão plural culturalmente.


Atividade 1

Apresente a brincadeira “Loca Maloca” à turma. Se possível, coloque a letra no quadro e inicie um rápido processo de memorização.

“Loca Maloca”

Loca Maloca
Letuca leretaca
Maruera Lereuama
Maruera Lereuama

Dicas

1) Peça aos alunos que batam palmas enquanto cantam, marcando a pulsação.
2) Divida a turma em dois grupos – um baterá palmas enquanto o outro canta. Faça a troca posteriormente.

Após esse momento, apresente os gestos corporais da brincadeira:
“Loca” – as duas mãos simultaneamente encostam na cabeça, pela ponta dos dedos (1 gesto no 1º tempo).

“Maloca” - as duas mãos simultaneamente encostam no pescoço, pela ponta dos dedos (1 gesto no 3º tempo).

“Letuca” - as duas mãos simultaneamente encostam nos ombros, pela ponta dos dedos (1 gesto no 1º tempo).

“Leretaca” - as duas mãos simultaneamente encostam nas costelas, pela ponta dos dedos (1 gesto no 3º tempo).

“Maruera Lereuama, Maruera Lereuama” – as duas mãos batem, alternadamente, nas coxas.


Os quatro primeiros gestos acontecem no primeiro e no terceiro tempos de cada compasso quaternário. No último gesto, as mãos batem nas coxas, alternadamente, marcando a pulsação.

Atividade 2

Proponha aos alunos que, no lugar dos gestos, usem os instrumentos de percussão convencionais para acompanhar a música “Loca Maloca”. Deixe-os livres para escolher entre a forma mais tradicional de manusear os instrumentos e as novas possibilidades já exploradas em aulas anteriores (ver aulas 1 e 2):

Aula 1:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15522

Aula 2:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15628

Peça aos alunos que cantem e toquem ao mesmo tempo. Opte pela percussão livre (sem determinar um padrão rítmico de acompanhamento).

Observação:
Sugerimos instrumentos de percussão como clavas, caxixis, cocos, pandeiros, agogôs, entre outros.

Atividade 3

Divida a turma em dois grupos. Um ficará responsável por acompanhar a música com os instrumentos convencionais de percussão e o outro realizará a brincadeira com os gestos corporais. Todos deverão cantar. Posteriormente faça a troca.

Estabeleça “rodadas de execução”. Sugerimos:

1) Enquanto um grupo faz os gestos corporais, o outro toca, da maneira convencional, porém sem um padrão rítmico determinado de acompanhamento (percussão livre).
2) Enquanto um grupo faz os gestos corporais, o outro toca, da maneira não-convencional, porém sem um padrão rítmico determinado de acompanhamento (percussão livre).
3) Enquanto um grupo faz os gestos corporais, o outro toca, da maneira convencional, com um padrão rítmico determinado de acompanhamento (seguindo o padrão rítmico dos gestos corporais).
4) Enquanto um grupo faz os gestos corporais, o outro toca, da maneira não-convencional, e com um padrão rítmico determinado de acompanhamento (seguindo o padrão rítmico dos gestos corporais).
5) Enquanto um grupo faz os gestos corporais, o outro toca, da maneira convencional, e com um padrão rítmico determinado de acompanhamento (marcando a pulsação).
6) Enquanto um grupo faz os gestos corporais, o outro toca, da maneira não-convencional, e com um padrão rítmico determinado de acompanhamento (marcando a pulsação).

Proponha outros padrões rítmicos de acompanhamento, como também divida a turma em mais grupos. Por exemplo: um grupo fará os gestos, o outro tocará os instrumentos de maneira convencional e um terceiro explorará as muitas possibilidades dos instrumentos.

É interessante que haja um rápido debate sobre as diferenças de sonoridade entre as execuções.


Recursos da aula:

Como recursos materiais, são necessários instrumentos de percussão, tais como: coco, caxixi, agogô, clava, pandeiro, reco-reco, entre outros.

Avaliação

O(a) professor(a) deverá observar se os alunos cantaram a música proposta, realizaram os gestos corporais da brincadeira e participaram das práticas instrumentais propostas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.