17/12/2009
Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Cantar a música proposta;
Realizar os gestos corporais correspondentes à brincadeira;
Explorar novas possibilidades sonoras com instrumentos musicais convencionais;
Utilizar os sons convencionais e não convencionais como recurso para a prática musical;
Vivenciar a pulsação através do canto e do movimento corporal.
O hábito da prática instrumental em sala de aula;
Experimentação com instrumentos musicais convencionais.
Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas é destinada ao 1º ano do Ensino Fundamental, mas pode ser estendida às demais séries desde que as especificidades de cada faixa etária sejam respeitadas. Pensamos que o debate sobre novas possibilidades do fazer musical, que não as formas tradicionais e conservatoriais, vai ao encontro da necessidade de diálogo, de ambas as partes, com um mundo tão plural culturalmente.
Atividade 1
Apresente a brincadeira “Loca Maloca” à turma. Se possível, coloque a letra no quadro e inicie um rápido processo de memorização.
“Loca Maloca”
Loca Maloca
Letuca leretaca
Maruera Lereuama
Maruera Lereuama
Dicas
1) Peça aos alunos que batam palmas enquanto cantam, marcando a pulsação.
2) Divida a turma em dois grupos – um baterá palmas enquanto o outro canta. Faça a troca posteriormente.
Após esse momento, apresente os gestos corporais da brincadeira:
“Loca” – as duas mãos simultaneamente encostam na cabeça, pela ponta dos dedos (1 gesto no 1º tempo).
“Maloca” - as duas mãos simultaneamente encostam no pescoço, pela ponta dos dedos (1 gesto no 3º tempo).
“Letuca” - as duas mãos simultaneamente encostam nos ombros, pela ponta dos dedos (1 gesto no 1º tempo).
“Leretaca” - as duas mãos simultaneamente encostam nas costelas, pela ponta dos dedos (1 gesto no 3º tempo).
“Maruera Lereuama, Maruera Lereuama” – as duas mãos batem, alternadamente, nas coxas.
Os quatro primeiros gestos acontecem no primeiro e no terceiro tempos de cada compasso quaternário. No último gesto, as mãos batem nas coxas, alternadamente, marcando a pulsação.
Atividade 2
Proponha aos alunos que, no lugar dos gestos, usem os instrumentos de percussão convencionais para acompanhar a música “Loca Maloca”. Deixe-os livres para escolher entre a forma mais tradicional de manusear os instrumentos e as novas possibilidades já exploradas em aulas anteriores (ver aulas 1 e 2):
Aula 1:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15522
Aula 2:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15628
Peça aos alunos que cantem e toquem ao mesmo tempo. Opte pela percussão livre (sem determinar um padrão rítmico de acompanhamento).
Observação:
Sugerimos instrumentos de percussão como clavas, caxixis, cocos, pandeiros, agogôs, entre outros.
Atividade 3
Divida a turma em dois grupos. Um ficará responsável por acompanhar a música com os instrumentos convencionais de percussão e o outro realizará a brincadeira com os gestos corporais. Todos deverão cantar. Posteriormente faça a troca.
Estabeleça “rodadas de execução”. Sugerimos:
1) Enquanto um grupo faz os gestos corporais, o outro toca, da maneira convencional, porém sem um padrão rítmico determinado de acompanhamento (percussão livre).
2) Enquanto um grupo faz os gestos corporais, o outro toca, da maneira não-convencional, porém sem um padrão rítmico determinado de acompanhamento (percussão livre).
3) Enquanto um grupo faz os gestos corporais, o outro toca, da maneira convencional, com um padrão rítmico determinado de acompanhamento (seguindo o padrão rítmico dos gestos corporais).
4) Enquanto um grupo faz os gestos corporais, o outro toca, da maneira não-convencional, e com um padrão rítmico determinado de acompanhamento (seguindo o padrão rítmico dos gestos corporais).
5) Enquanto um grupo faz os gestos corporais, o outro toca, da maneira convencional, e com um padrão rítmico determinado de acompanhamento (marcando a pulsação).
6) Enquanto um grupo faz os gestos corporais, o outro toca, da maneira não-convencional, e com um padrão rítmico determinado de acompanhamento (marcando a pulsação).
Proponha outros padrões rítmicos de acompanhamento, como também divida a turma em mais grupos. Por exemplo: um grupo fará os gestos, o outro tocará os instrumentos de maneira convencional e um terceiro explorará as muitas possibilidades dos instrumentos.
É interessante que haja um rápido debate sobre as diferenças de sonoridade entre as execuções.
Recursos da aula:
Como recursos materiais, são necessários instrumentos de percussão, tais como: coco, caxixi, agogô, clava, pandeiro, reco-reco, entre outros.
O(a) professor(a) deverá observar se os alunos cantaram a música proposta, realizaram os gestos corporais da brincadeira e participaram das práticas instrumentais propostas.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/07/2015
Cinco estrelasAdorei! muito criativa
20/08/2012
Cinco estrelasÉ BEM LEGAL ESSA PASTA DE MÚSICAS
07/09/2011
Quatro estrelasgostei do plano de aula, porém eu não conheço o ritmo da música. Gostaria de saber como faço para conseguir, pois gostaria muito de fazer essa atividade nas minhas turmas.
10/08/2011
Cinco estrelasOlá sou professor de Música do 1º ao 9º ano. o plano de aula exposto no site é muito bom, só encontro dificuldade para prender a atenção dos alunos na aula.
29/04/2010
Cinco estrelasSimpelsmente, adorei esta canção.Gostaria de saber, o que siginifica as palavras da música? Obrigada e parabéns!!