22/12/2009
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
O aluno aprenderá a identificar e determinar pontos de fuga em imagens e observar a relação direta do ponto de fuga com a posição do observador do objeto.
O aluno deverá ter noções de perspectiva.
- Introdução ao tema
Professor, inicie a aula exibindo imagens de construções ou paisagens que tenham diferentes posições de pontos de fuga. Abaixo há imagens que podem ser utilizadas como exemplo na aula.
Links:
Imagem 1 - http://farm2.static.flickr.com/1422/1018000375_4d6dc91393.jpg
Imagem 2 - http://fjqm.files.wordpress.com/2007/05/perspectiva_laberinto.jpg
Imagem 5 - http://909noitesinsones.files.wordpress.com/2008/06/rio_branco_web_mnba1.jpg
Imagem 6 - http://www2.mre.gov.br/aspa/mnba.jpg
Imagem 7 - http://www.babooforum.com.br/idealbb/files/54749-vanishing_point_010.jpg
Explique aos alunos o que é o ponto de fuga na perspectiva e como podemos identificá-lo. Determine os pontos de fuga em uma das imagens para poder ilustrar a explicação.
A seguir, determine juntamente com os alunos a localização dos pontos de fuga nas outras imagens exibidas.
Chame a atenção dos alunos para as diferentes posições dos pontos de fuga em cada imagem. Indique que em alguns casos temos apenas um ponto de fuga e em outros podemos ter dois pontos.
Exemplos de imagens com traçados de retas determinando os pontos de fuga:
Instigue-os a pensar qual o fator que determina as posições dos pontos de fuga. Espera-se que os alunos concluam que esse fator é a localização do observador.
- Atividade
Distribua aos alunos revistas antigas e peça para que eles selecionem ao menos três fotografias ou desenhos para determinarem seus pontos de fuga.
Solicite aos alunos que recortem as imagens escolhidas e colem-nas em um papel branco. Dessa forma, eles terão um espaço maior para traçar as linhas de convergência e fazer a poster ior determinação dos pontos de fuga. Ressalte que muitas vezes o ponto de fuga pode estar ultrapassando os limites da imagem.
Em seguida, peça para que façam croquis de objetos com o observador em diferentes posições.
Avalie os alunos através dos trabalhos apresentados. Verifique se houve entendimento do conteúdo e se eles souberam traçar as linhas e determinar os pontos de fuga da maneira correta.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/09/2010
Cinco estrelasNecessidade do professor ter material já pronto para trabalhar em sala de aula faz do portal e das contribuições de colegas de suma importância, pois nem sempre temos tempo para pesquisar os diversos conteúdos básicos para que as aulas sejam mais interessantes, criativas e inovadoras.