20/12/2009
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Conceituar e desenhar polígonos estrelados.
A circunferência e os polígonos regulares.
Professor sugere-se começar este conteúdo perguntando aos alunos da turma o que deve ser um polígono estrelado?
Recorde com os alunos que para construirmos um polígono regular, precisamos dividir uma circunferência em arcos congruentes e unir os pontos de divisão, obtendo um polígono regular. Fig. 1
Exemplo prático:
http://www.andrehozumi.com.br/videos/v01.avi
E para se construir um polígono regular estrelado basta unir os pontos de divisão, (pulando) um, dois, três ou mais pontos. Fig. 2
http://www.andrehozumi.com.br/videos/v02.avi
Professor mencione aos alunos para que um polígono regular seja considerado estrelado, é necessário que sua poligonal passe alternadamente por todos os seus vértices e volte ao ponto inicial. Fig. 3
http://www.andrehozumi.com.br/videos/v03.avi
Professor acrescente para os alunos que se um polígono com n lados, sendo n ≥ 7 , pode surgir diferentes polígonos estrelados inscritos, de acordo com as diagonais traçadas. Fig. 05
Fig. 05
Exemplo: Polígono Eneágono - podemos traçar;
- Suas diagonais menores, alternando um vértice (1 – 3 – 5 – 7 – 9 – 11 – 2 – 4 -...)
Fig. 06
Polígono Eneágono completo Fig. 7
Fig. 07
- Suas diagonais menores médias, alternando dois vértices (1 – 4 – 7 – 10 – 2 – 5 -..)
Fig. 08 - Polígono Eneágono média
Fig. 09 - Polígono Eneágono completa
- Suas diagonais maiores médias, alternando três vértices (1 – 5 – 9 – 2 – 6 -...)
Fig. 10 - Polígono Eneágono maiores
Fig. 11 - Polígono Eneágono maiores completos
Atividade Prática:
Professor mediante a representação dos polígonos estrelados sugere-se a proposta para os alunos trabalharem em dupla ou trio, onde confeccionaram uma pipa com a forma de um polígono de n ≥7. Os alunos poderão receber as seguintes etapas para exe cução:
• Determinariam qual polígono irão representar;
• Farão a construção com instrumentos de desenho em papel;
• Apresentarão como um pré- projeto;
• Aprovado a representação, partiriam para a confecção usando papel colorido de seda;
• A criação será livre e o capricho na execução importante para avaliação;
• Seria proposta uma exposição no colégio, organizada pelos alunos e poderão ter a parceria da disciplina Educação Artística.
Professor, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, os indicadores para a avaliação poderão ser:
• Os alunos reconheceram o conceito de polígono regular?
• Os alunos souberam construir o polígono regular?
• Os alunos souberam conceituar e representar um polígono estrelado?
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/08/2011
Uma estrelaeu achei isso muito legal pois a pessoas que nao conheciam e agora podem conhecer nesse seu site brigado!
17/05/2011
Cinco estrelasvaleu pela ajuda, pude realizar um trabalho escolar da melhor qualidade.