Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DIVISÃO DE UM SEGMENTO POR POTÊNCIA DE 2 E DIVISÃO DE ÂNGULOS POR POTÊNCIA DE 2

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria da Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Dividir um segmento e um ângulo por potência de 2.

Duração das atividades
2 tempos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Operações com segmentos, mediatriz e bissetriz.

Estratégias e recursos da aula

Professor sugere-se este conteúdo a parceria com a disciplina Matemática.


Professor inicialmente poderia apresentar dois subtítulos sendo o primeiro:


A divisão de um segmento dado por potências de 2


Professor relembre para os alunos as potências de 2 que são:
2, 4, 8, 16, 32, . . .
2² = 2. 2 = 4
2³ = 2. 2. 2 = 2. 2 = 8
24 = 2. 2. 2. 2 = 4. 2. 2 = 8. 2 = 16


Professor pergunte para os alunos como poderíamos dividir um segmento dado em 2 partes?

O que significa dividir em duas partes graficamente no desenho? E se existe alguma construção gráfica que represente a solução mencionada?

Mediante a participação os alunos deverão responder que para dividir um segmento em duas partes e constantemente em duas partes, teremos que usar a construção de mediatrizes.


Professor sugere-se uma situação contextualizada, onde alguns alunos deverão dividir um pedaço de corda.

Escolha três alunos e cada um receberão o mesmo tamanho de um pedaço de corda. Cada aluno vai receber o número de partes que deverá dividir sua corda.

Exemplo:

Aluno 1

corda


Deverá dividir a corda em duas partes. Como graficamente ele resolveria a situação?


Aluno 2

corda

Deverá dividir em quatro partes. Como resolveria a situação graficamente?


Aluno 3
corda


Deverá dividir em oito partes. Como resolveria a situação graficamente?


Professor oriente os alunos para que percebam o uso da construção de mediatrizes associando as potências de 2 em 2.


Solução provável do aluno 1: duas partes

Fig 02


Solução provável do aluno 2: quatro partes

Fig 03


Solução provável do aluno 3: oito partes

Fig 04


Professor após as soluções apresentadas pelos alunos sugere-se a apresentação das frações relacionadas às divisões das cordas:


Divisão por 2 -> AB/2
Divisão por 4 -> AB/4
Divisão por 8 -> AB/8


Professor prosseguindo poderia fazer o segundo subtítulo:


A divisão de ângulos por potências de 2:

Professor com as atividades anteriores aplicadas e vivenciadas pelos alunos o encaminhamento agora seria, como dividirmos um ângulo por potência de 2?


Atividade prática com os alunos
Professor represente um ângulo no quadro da sala de aula e pergunte como poderíamos dividi-lo em dois ângulos iguais?

Os alunos deverão ser auxiliados e lembrar que para a divisão de um ângulo, deve-se construir a bissetriz.


E assim continuamente dividindo de dois em dois pela potência de 2.



Atividade prática:

Professor proponha para a turma a criação e confecção de leques que poderão ser orientados pela disciplina Educação Artísticos.

Estes leques farão parte de uma peça de teatro encomendados para o cenário da peça.

Partindo da construção do ângulo inicial do leque, poderão ser divididos em até 16 vezes.

Professor sugere-se uma pesquisa sobre imagens de leques.


 

Recursos Complementares

Professor, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, os indicadores para a avaliação poderão ser:


• Os alunos demonstraram conhecer a divisão de um segmento?

• Os alunos reconheceram o conceito de mediatriz?

• Os alunos souberam representar graficamente a construção de mediatrizes?

• Os alunos associaram a construção das mediatrizes com as potências de 2?

• Os alunos reconheceram a construção de bissetrizes com as potências de 2?

• Os alunos reconheceram a construção de bissetrizes para divisão de um ângulo?
• Os alunos souberam construir graficamente bissetrizes?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.