Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


MULTIPLICAÇÃO COM DOMINÓS

 

22/12/2009

Autor y Coautor(es)
THAIS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Pedro Luiz Aparecido Malagutti

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno irá treinar a multiplicação e levantar hipóteses sobre as possibilidades de operações que podem ser realizadas usando a limitação das peças do jogo de dominós.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Multiplicação de números naturais.
Estratégias e recursos da aula

Importância

Fazer os alunos treinarem a multiplicação de números naturais brincando com o dominó. Além disso os alunos devem perceber que existe limite nas peças do jogo de dominó, logo existe restrições em suas multiplicações.


Atividade

No ano de 2007 tivemos a seguinte questão na prova de Olimpíada Paulista de Matemática:

Um jogo de dominós é composto por 28 peças diferentes. Em cada peça há um retângulo , com dois valores impressos que variam de 0 a 6.
A seguir exibimos uma multiplicação de um número de 3 algarismos por outro de 1 algarismo, montada com o auxílio de quatro peças de um jogo de dominós.

Note que, de fato, 534 x 4 = 2136.
Com as 24 peças restantes, sem repeti-las, apresente outras 2 multiplicações corretas seguindo o modelo do exemplo dado, ou seja, utilizando 4 peças em cada uma.

Professor, observe que levar o jogo de dominós para a sala de aula é uma diversão. Sugiro que divida os alunos em grupos e distribua um jogo de dominós para cada grupo e uma folha de registros:

Agora, os alunos também devem registrar as restrições do jogo. Portanto, podemos propor uma outra folha de registros:

Desta forma os alunos acabam treinando bastante a multiplicação de números naturais de forma lúdica.

Professor, questões de olímpiadas e/ou vestibulares sempre trazem idéias inovadoras, por isso, sempre que possível, consulte-as!

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, para avaliar seu aluno use a própria atividade desenvolvida.

Opinión de quien visitó

Duas estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 1/2 - 50%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Lígia , Instituto Singularidades Pedagogia , São Paulo - dijo:
    lbg.prof@gmail.com

    02/02/2011

    Uma estrela

    Há necessidade de explorar mais essa atividade: antes de iniciar é importante verificar: se os alunos conhecem essas peças, por que são 28... Muito mais que treinar, esta atividade pode propiciar que os alunos desenvolvam agilidade de cálculo e compreender (pensar sobre) o algorítmo da multiplicação. As peças possibilitam testagem e os alunos podem ser encorajados a procurar diferentes soluções. Em um outro momento ele podem ser desafiados a escrever contas impossíveis ou completar outras.


  • Silvane, Esc. Est. de Ens. Fund. Valentim Schneider , Rio Grande do Sul - dijo:
    silvanelw@pocodasantas-rs.com.br

    16/09/2010

    Quatro estrelas

    Sou professora de português, mas achei muito interessante a atividade lúdica proposta para ensinar a multiplicaçõa. Parabéns ao inventor!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.