22/12/2009
Pedro Luiz Aparecido Malagutti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Importância
Fazer os alunos treinarem a multiplicação de números naturais brincando com o dominó. Além disso os alunos devem perceber que existe limite nas peças do jogo de dominó, logo existe restrições em suas multiplicações.
Atividade
No ano de 2007 tivemos a seguinte questão na prova de Olimpíada Paulista de Matemática:
Um jogo de dominós é composto por 28 peças diferentes. Em cada peça há um retângulo , com dois valores impressos que variam de 0 a 6.
A seguir exibimos uma multiplicação de um número de 3 algarismos por outro de 1 algarismo, montada com o auxílio de quatro peças de um jogo de dominós.
Note que, de fato, 534 x 4 = 2136.
Com as 24 peças restantes, sem repeti-las, apresente outras 2 multiplicações corretas seguindo o modelo do exemplo dado, ou seja, utilizando 4 peças em cada uma.
Professor, observe que levar o jogo de dominós para a sala de aula é uma diversão. Sugiro que divida os alunos em grupos e distribua um jogo de dominós para cada grupo e uma folha de registros:
Agora, os alunos também devem registrar as restrições do jogo. Portanto, podemos propor uma outra folha de registros:
Desta forma os alunos acabam treinando bastante a multiplicação de números naturais de forma lúdica.
Professor, questões de olímpiadas e/ou vestibulares sempre trazem idéias inovadoras, por isso, sempre que possível, consulte-as!
Professor, para avaliar seu aluno use a própria atividade desenvolvida.
Duas estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/02/2011
Uma estrelaHá necessidade de explorar mais essa atividade: antes de iniciar é importante verificar: se os alunos conhecem essas peças, por que são 28... Muito mais que treinar, esta atividade pode propiciar que os alunos desenvolvam agilidade de cálculo e compreender (pensar sobre) o algorítmo da multiplicação. As peças possibilitam testagem e os alunos podem ser encorajados a procurar diferentes soluções. Em um outro momento ele podem ser desafiados a escrever contas impossíveis ou completar outras.
16/09/2010
Quatro estrelasSou professora de português, mas achei muito interessante a atividade lúdica proposta para ensinar a multiplicaçõa. Parabéns ao inventor!