21/12/2009
Pedro Luiz Aparecido Malagutti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Aritmética |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Nesta atividade o aluno não precisa de conhecimentos prévios.
Importância
Levar o aluno a codificar mensagens e/ou decodificar ou então decifrar mensagens. Professor, observe que a decodificação é diferente da decifração. Quando alguém decifra uma mensagem ela quebra o código desta. Ao decodificar o código é previamente conhecido.
Conteúdo no dia a dia
Há muito tempo povos antigos precisam codificar mensagens para manter o devido sigilo. Seja na época antigo com Júlio Cesar, seja atualmente para fazer transações financeiras pela internet.
Atividade
Proponha aos seus alunos que desvende a mensagem na seguinte tabela:
Professor, faça uma tabela desta para cada um de seus alunos. Observe que em uma folha sufite A4 cabem várias delas.
Os alunos irão perceber que a tabela acima mistura algarismos, letras e símbolos matemáticos. Aos poucos acabam por perceber que os espaços vazios de um dos lados de uma linha completam a da outra.
Para mostrar-lhes a solução de maneira rápida, peçam que eles dobrem exatamente ao meio a tabela o olhem pela luz.
"A matemática estuda a beleza das simetrias"
Observe que nesta brincadeira o professor pode explorar:
Professor, peça para seus alunos inventarem novas frases criptografadas e distribua para que outro colega desvende a mensagem.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!