Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Teoria dos 3R's - Reciclar, Reduzir e Reutilizar

 

03/02/2010

Autor e Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia O Brasil diante das questões ambientais
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá reconhecer a importância das questões ambientais no seu cotidiano e que através da Teoria dos 3R's, reciclando, reduzindo e reutilizando ele poderá reduzir a produção dos resíduos produzidos no seu cotidiano.

Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimento sobre os resíduos solídos, tempo de degradação e decomposição da matéria inorgânica, conceito de biodegradável, assim como o que é a Teoria dos 3R's que é uma eficiente política de aproveitamento dos resíduos levando a conservação dos recursos naturais. Esta teoria é composta por três princípios: Reduzir, Reutilizar e Reciclar que em sítese consistem em:

Reduzir é evitar a geração desnecessária de resíduos;

Reutilizar é dar nova utilidade aos resíduos;

Reciclar é transformar um resíduo em outro material pronto para ser utilizado.

Estratégias e recursos da aula

Primeiramente o professor deverá retomar os conceitos da Teoria dos 3R's, dando enfase ao conceito de reutilizar. O professor deverá perguntar o que é reutilizar de acordo com a teoria dos 3R's.

Depois de escutar as respostas dos alunos o professor deverá perguntar novamente aos alunos qual o tipo de resíduo eles mais encontram jogados no percurso realizado de casa até a escola. Certamente alguns alunos identificarão a garrafa pet e então o professor poderá iserir alguns dados como o percentagem de pet que é reciclada no Brasil, cerca de 68% do que é produzido e também que atualmente a produção de pet no país está em torno de 360.000 tonelas por ano, além de outras informações como histórico da produção do pet, composição do material  e a forma de reciclagem, cujas informações podem ser adquiridas no link a seguir:

www.abre.org.br

Em seguida o professor trabalhará um exemplo de reutilização de garrafa pet:

Para realização desta aula, é necessário barbante, garrafas pet, cola quente, argolas e deverão ser seguidos os passos a seguir:

1° Passo: O professor deverá cortar o barbante, sendo todas as tiras com 2 metros.

2° Passo: Deverá ser entregue dois pedaços para cada grupo de alunos, limitando grupos de 2 ou 3.

3° Passo: Depois da entrega do barbante, cada grupo irá receber duas garrafas pet e irão corta-lás de maneira a utilizar somente a parte superior da garrafa, serão necessárias duas partes superiores, colando-as com cola quente, e logo em seguida passar os dois pedaços de barbante entre o bico das garrafas.

4° Passo: Amarrar as pontas dos barbantes nas argolas (num total de 4 argolas) e selecionar dois alunos para brincar. Esta pronto um brinquedo onde as "garrafas" passarão de um lado para o outro do barbante através de movimentos de abertura dos braços de cada aluno.

Ao final da construção do brinquedo o professor deverá fazer com que o aluno reconheça  aluno  que é possível reutilizar este resíduo contribuindo para  diminuir as toneladas de lixo acumuladas nos lixões públicos e terrenos baldios. Estamos levando nossos alunos a serem críticos e a conscientização de que devemos diminuir a quantidade de lixo nas nossas cidades e consequentemente no planeta.

Recursos Complementares

Outras propostas de atividades com diferentes  formas de se reutilizar as garrafas pet e sobre artezanado de materiais recicláveis, poderão ser encontradas no seguite link:

www.setorreciclagem.com.br/

Avaliação

A atividade avaliativa deverá ser feita durante todo o processo de montagem do brinquedo, pelo interesse do aluno e pela conscientização de que com esta atividade ele estará contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Francisco Amorim, E.E. José Ferreira Barbosa , Mato Grosso do Sul - disse:
    toxhiko@gmail.com

    22/05/2016

    Quatro estrelas

    Foi importante para o desenvolvimento da minha aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.