20/01/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
◦ Conhecerá o vocabulário utilizado na compra de um produto: entrada, prestação,a prazo, à vista, lucro e prejuízo.
◦ Refletirá sobre as vantagens e desvantagens existentes em cada tipo de compra.
◦Noções sobre Sistema Monetário Brasileiro.
1ª momento:
◦ O professor coloca, no quadro-de-giz, um encarte de jornal ampliado com um anúncio de um produto e seu valor à vista e a prazo:
Propõe à turma dividida em grupos de quatro alunos, a seguinte situação-problema:
Pedro (nome de um aluno da turma) gostaria de comprar o produto anunciado. Vem juntando dinheiro há algum tempo para isso.
Já possui:
(De um cofrinho de papel, aberto na parte de cima, o professor retira representações de cédulas e moedas do Real.)
a) 3 cédulas de R$20,00.
b) 5 cédulas de R$5,00.
c) 7 cédulas de R$10,00.
d) 6 moedas de R$1,00.
e) 12 moedas de R$0,50.
f) 6 moedas de R$0,25.
As cédulas e moedas deverão ser retiradas uma a uma, de forma aleatória, e colocadas no quadro com fita adesiva.
Seria interessante que cada grupo recebesse também o “seu porquinho” com os mesmos valores.
O professor pede aos grupos que pensem, solucionem, calculem e respondam:
◦Quanto Pedro conseguiu juntar?
◦Ele pode comprar o produto à vista? Por quê?
◦Qual o valor do produto a prazo?
◦O preço do produto é o mesmo nos dois tipos de venda?
◦Em qual deles o preço é menor?
◦Qual a diferença entre o valor à vista e a prazo?
◦Que lucro ele terá se comprar à vista?
◦Que prejuízo obterá caso compre a prazo?
◦Pedro pode comprar o produto a prazo? Por quê?
◦Pedro deve comprar o produto a prazo? Por quê?
A discussão que surgirá a partir das soluções dadas por cada grupo levará a uma reflexão sobre:
◦A vantagem que existe, algumas vezes, na compra a prazo, quando o valor for o mesmo do preço à vista.
◦A vantagem que existe na compra a prazo quando não se tem o valor do produto.
◦A desvantagem que existe na compra a prazo quando não se tem o total do valor do produto e paga-se a mais por isto.
A partir das discussões e reflexões realizadas, o professor solicita aos grupos que respondam:
◦Pedro deve comprar o produto à vista ou a prazo?
◦Apontem uma vantagem e desvantagem que ele terá nesse tipo de compra.
◦ O professor anota as vantagens e desvantagens apontadas.
O tipo de compra que deve ser realizado por Pedro, com a reflexão que apontará vantagens e desvantagens apontadas pelos grupos nas suas escolhas, serão uma rica fonte de avaliação do conteúdo desenvolvido.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/04/2013
Quatro estrelasAdaptei essa aula e usei em uma turma como introdução de matemática financeira. Muito Boa