Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Calculo do preço da promoção

 

14/08/2009

Autor y Coautor(es)
Rita Santos Guimarães
imagem do usuário

CAMPINAS - SP COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Noções de desconto sobre desconto. Matemática financeira.
Duração das atividades
Uma aula simples (50 min).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Operações básicas. Porcentagem.
Estratégias e recursos da aula

Importância e Conteúdo no dia-a-dia

Situações de compra e venda são extremamente comuns no dia-a-dia dos estudantes desde o Ensino Fundamental. É de extrema necessidade a compreensão das transações e dos cálculos de juros e/ou descontos para que a sociedade tenha consumidores conscientes.

Introdução

Professor, 

Divida sua classe em duplas e faça a seguinte questão:

Se um produto tem um desconto de 40% e, em seguida, sobre outra redução de 45%, é verdade que só pagarei 15% do valor inicial?

Atividades

Acesse este objeto pelo link ao lado, ele se encontra no Banco Internacional de Objetos Educacionais - Calculadora do preço da promoção

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5059

Este objeto requer um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais - MathematicaPlayer

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737

 Apresenta e ferramenta para todos da classe e explique os termos em inglês:

- 'markdown' - desconto

 (os dois primeiros variam de 5 em 5 até 45 e o terceiro varia até 90, o primeiro desconto não pode ser zero, mas o segundo e/ou o terceiro podem)

- 'price' - preço

(variação de 0 até 200 com duas casas decimais. Clicando no sinal de + é possível alterar este valor com maior precisão)

- 'original price' - preço original

- 'sale price' - preço da promoção, depois de aplicados os descontos

Questões para investigação

  1. O que será mais vantajoso, dois descontos sucessivos de 20% ou apenas um de 40%? Por quê?
  2. A resposta depende do valor inicial da compra?
  3. Quando tenho descontos seguidos de porcentagens que, somadas, ultrapassam 100% levarei o produto de graça? Explique.
  4. Como irei economizar mais, pagando de uma só vez com um desconto de 30% ou em duas parcelas com descontos de 15% em cada? R: discuta essa questão lembrando que você pode não ter o dinheiro total para a compra ou que pode guardá-lo em uma aplicação para render até o mês seguinte.
  5. Apresenta uma sucessão de dois e de três descontos que sejam equivalentes a um desconto de 50%. (não é possível econtrar a resposta exata com a calculadora, o professor pode aceitar um solução aproximada).

Professor, lembre seus alunos que eles não precisam utilizar a ferramenta para TODOS os cálculos, apenas para os que acharem necessários. Alguns até serão impossíveis.

Recursos Complementares
  • Temas e Problemas – Elon Lages Lima, Paulo Cezar P. Carvalho, Eduardo Wagner e Augusto César Morgado – Coleção do Professor de Matemática – SBM

  • http://www.obmep.org.br/banco_de_questoes.html – site da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, banco de questões

Avaliação
Cada dupla pode apresentar um valor inicial com o qual fez os testes de descontos sucessivos e justificar porque a afirmação inicial está incorreta. Apresentar as respostas das outras questões sugeridas.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/8 - 12,5%
  • Quatro estrelas 7/8 - 87,5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Celeni Miranda, COLEGIO ESTADUAL SERAFIM DE CARVALHO , Goiás - dijo:
    celeni_miranda@hotmail.com

    10/10/2011

    Cinco estrelas

    Excelente


  • Driellen Tropiano Martins Girão, Cederj-UFF , Rio de Janeiro - dijo:
    driellenmartins@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    De acordo com o tema o conteúdo foi muito bem explorado, conscientizar a população sobre as promoções e descontos dados é muito importante. Antes de se aplicar a importância da matéria apresentada foi mostrado na disciplina como isso pode ser calculado e a que questão podemos utilizar essas operações, o conteúdo está de acordo com o nível dos alunos e os recursos que foram utilizados são muito interessantes: materiais visuais na internet, além do trabalho em grupos que incentiva a aprendizagem.


  • Larissa Maria David Gabardo, CEDERJ - Uff , Rio de Janeiro - dijo:
    laragabardo@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É uma aula simples, que exige pré-requisitos básicos.Porém, é muito interessante, porque a grande maioria das pessoas não conhecem sobre descontos sucessivos. E é extremamente importante compreender os cálculos de juros e descontos.


  • Larissa Maria David Gabardo, CEDERJ - Uff (Campus: Rio Bonito) , Rio de Janeiro - dijo:
    laragabardo@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É uma aula simples, que exige pré-requisitos básicos, com isso o conteúdo é bem explorado e adequado ao nível de ensino. É muito interessante, porque a grande maioria das pessoas não conhecem sobre descontos sucessivos. E é extremamente importante compreender os cálculos de juros e descontos. Foi mostrado na disciplina como isso pode ser calculado e a que questão podemos utilizar essas operações. Os recursos utilizados são muito interessantes e ainda trabalho em dupla onde um incentiva o outro.


  • ivan andré craveiro, cederj , Rio de Janeiro - dijo:
    ivanandre@isbt.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    bem abordado pela educadora, de facil entendimento ideal para alunos que tenham dificuldade com questões mais elaboradas. também estimula o raciocinio dos alunos.


  • Driellen Tropiano Martins Girão, Cederj-UFF , Rio de Janeiro - dijo:
    driellenmartins@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    De acordo com o tema o conteúdo foi muito bem explorado, conscientizar a população sobre as promoções e descontos dados é muito importante. Antes de se aplicar a importância da matéria apresentada foi mostrado na disciplina como isso pode ser calculado e a que questão podemos utilizar essas operações, o conteúdo está de acordo com o nível dos alunos e os recursos que foram utilizados são muito interessantes: materiais visuais na internet, além do trabalho em grupos que incentiva a aprendizagem.


  • ivan andré craveiro, cederj , Rio de Janeiro - dijo:
    ivanandre@isbt.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    bem abordado pela educadora, de facil entendimento ideal para alunos que tenham dificuldade com questões mais elaboradas. também estimula o raciocinio dos alunos.


  • Driellen Tropiano Martins Girão, Cederj-UFF , Rio de Janeiro - dijo:
    driellenmartins@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    De acordo com o tema o conteúdo foi muito bem explorado, conscientizar a população sobre as promoções e descontos dados é muito importante. Antes de se aplicar a importância da matéria apresentada foi mostrado na disciplina como isso pode ser calculado e a que questão podemos utilizar essas operações, o conteúdo está de acordo com o nível dos alunos e os recursos que foram utilizados são muito interessantes: materiais visuais na internet, além do trabalho em grupos que incentiva a aprendizagem.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.