Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Metáforas em linguagem não-verbal

 

24/01/2010

Autor e Coautor(es)
Igor Caixeta Trindade Guimarães
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao longo das atividades desenvolvidas nesta aula, o aluno poderá ser capaz de:
1) Conceituar e identificar metáforas em linguagem não-verbal;
2) Perceber que a língua é fundamentalmente metafórica;
3) Entender a subjetividade por trás das metáforas.

Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno saiba reconhecer a diferença entre sentido literal e sentido figurado das palavras.

Estratégias e recursos da aula

Atividade I

Como introdução do conteúdo desta aula, propomos uma atividade para despertar a atençãos alunos. Será necessário utilizar papel, lápis de cor, borracha, canetas.

Professor, você deverá distribuir uma folha em branco para cada aluno e, em seguida, dará início à atividade fazendo um “ditado com imagens”. Você pronunciará algumas palavras – de sentido abstrato – e os alunos deverão produzir uma imagem para cada uma delas, de acordo com o que elas representam para eles.

Exemplos:

DOR – AMOR – FELICIDADE – MORTE – MEDO – PAZ – UNIÃO - LAR

Para “amor”, hipoteticamente, muitos alunos poderão desenhar um coração, ou duas pessoas abraçadas. Já para o sentido de “morte”, muitos podem desenhar uma foice ou um caixão, dentre outras coisas.

O intuito é promover uma reflexão sobre o deslocamento de conceitos, próprio do processo metafórico da língua.
Observação: as palavras devem ser de sentido abstrasto pelo fato de que as palavras de sentido concreto possuem uma representação pictórica que não evidencia um deslocamento de conceito. Por exemplo: a imagem de uma casa (concreto) é semelhante a uma casa de verdade.

Depois de todos os alunos terem feitos seus respectivos desenhos, peça a cada um que explique o sentido dado às imagens, dizendo o que motivou a construção delas.
Depois dessa reflexão inicial feita em grupo, introduza o conceito de “metáfora”. Apresentamos, a seguir, algumas referências.

Metáfora é uma figura de linguagem (ou tropo linguístico), que consiste na comparação de dois termos sem o uso de um conectivo.

"Amor é fogo que arde sem se ver"  — Luís de Camões

O termo fogo mantém seu sentido próprio - desenvolvimento simultâneo de calor e luz, que é produto da combustão de matérias inflamáveis, como, por exemplo, o carvão - e possui sentidos figurados - fervor, paixão, excitação, sofrimento etc.
Didaticamente, pode-se considerá-la como uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada.

"Meu coração é um balde despejado "

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, a palavra deriva do latim metaphòra (metáfora), por sua vez trazido do grego metaphorá ("mudança, transposição"). O prefixo met(a)- tem sentido de "no meio de, entre; atrás, em seguida, depois". O sufixo -fora (em grego phorá) designa 'ação de levar, de carregar à frente'.
Metáfora é o emprego da palavra, fora do seu sentido normal, ou seja, um sentido figurado.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Met%C3%A1fora, acesso em 18/12/2009.

Metáfora é a figura de linguagem em que um termo substitui outro em vista de uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam. Essa semelhança é resultado da imaginação, da subjetividade de quem cria a metáfora. A metáfora também pode ser entendida como uma comparação abreviada, em que o conectivo comparativo não está expresso, mas subentendido.
Na comparação metafórica (ou símile), um elemento A é comparado a um elemento B através de um conectivo comparativo (como, assim como, que nem, qual, feito etc. ). Muitas vezes a comparação metafórica traz expressa no próprio enunciado a qualidade comum aos dois elementos:

Esta criança é forte como um touro.

A conjunção “como” une “criança” a “touro”.

Já na metáfora, a qualidade comum e o conectivo comparativo não são expressos e a semelhança entre os elementos A e B passa a ser puramente mental:
Do ponto de vista lógico, a criança é uma criança, e um touro é um touro. Uma criança jamais será um touro. Mas a criança é teria a s ua força comparada á de um touro.
Veja o exemplo:

“O tempo é uma cadeira ao sol, e nada mais” (Carlos Drummond de Andrade)

A associação do tempo a uma cadeira ao sol é puramente subjetiva. Cabe ao leitor completar o sentido de tal associação, a partir da sua sensibilidade, da sua experiência. Essa metáfora, portanto, pode ser compreendida das mais diferentes formas. Isso não quer dizer que ela possa ser interpretada de qualquer jeito, mas que a compreensão dela é flexível, ampla.
Observe a transformação de comparações metafóricas (ou símiles) em metáforas:

O Sr. Vivaldo é esperto como uma raposa. (comparação metafórica)

O Sr. Vivaldo é uma raposa. (metáfora)

A vida é fugaz como chuva de verão.
(comparação metafórica)

A vida é chuva de verão.
(metáfora)

Nesse último exemplo, o elemento A (as mangueiras está sendo comparado ao elemento B (intermináveis serpentes), pois há uma semelhança no modo como ambos se põem em relação ao chão. Os galhos da mangueira, por serem baixos e tortuosos, lembram intermináveis serpentes
Na linguagem cotidiana, deparamo-nos com inúmeras expressões como:

cheque-borracha
cheque-caubói
voto-camarão
manga-espada
manga-coração-de-boi

Nos exemplos já vistos, fica bastante claro o porquê existência de metáforas. Diante de fatos e coisas novas, que não fazem parte da sua experiência, o homem tem a tendência de associar esses fatos e essas coisas a outros fatos e coisas que ele já conhece. Em vez de criar um novo nome para o peixe, ele o associa um objeto da sua experiência (espada) e passa a denominá-lo peixe-espada. O mesmo acontece com peixe-boi, peixe-zebra, peixe-pedra, etc. (Se quiser fazer uma experiência, abra o dicionário na palavra "peixe" e verá quantas expressões são formadas a parti desse processo . )

Muitos verbos também são utilizados no sentido metafórico. Quando dizemos que determinada pessoa "é difícil de engolir", não estamos cogitando a possibilidade de colocar essa pessoa estômago adentro. Associamos o ato de engolir (ingerir algo, colocar algo para dentro) ao ato de aceitar, suportar, agüentar, em suma, conviver. Alguns outros exemplos:

A vergonha queimava-lhe o rosto.
As suas palavras cortaram o silêncio.
O relógio pingava as horas, uma a uma, vagarosa mente.
Ela se levantou e fuzilou-me com o olhar.
Meu coração ruminava o ódio.

Até agora, vimos apenas casos de palavras que assumiam um sentido metafórico. No entanto, existem expressões inteiras (e até textos inteiros) que têm sentido metafórico, como:

Ter o rei na barriga: ser orgulhoso, metido;
Saltar de banda: cair fora, omitir-se;
Pôr minhocas na cabeça: pensar em bobagens, pensar em tolices;
Dar um sorriso amarelo: sorrir sem graça;
Tudo azul: tudo bem;
Ir para o olho da rua: ser despedido, ser mandado embora.
Como se pode perceber, a metáfora afasta-se do raciocínio lógico, objetivo. A associação depende da subjetividade de quem cria a metáfora, estabelecendo uma outra lógica, a lógica da sensibilidade.

Fonte: http://www.colegioweb.com.br/portugues/metafora (adaptado), acesso em 18/12/2009.

Atividade II

Professor, nesta atividade apresentamos imagens diversas. Os alunos deverão analisá-las e explicar por escrito, de forma objetiva, a metáfora que visualizam em cada uma delas. A atividade pode ser feita em grupos.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3900u60.jhtm, acesso em 18/12/2009.

Font e: http://blogideia.wordpress.com/2008/11/17/ilustracao-2/metafora/, acesso em 18/12/2009.

Fonte: http://conversamos.wordpress.com/2007/10/01/do-uso-das-metaforas-ou-dos-criadores-de-enigmas/, acesso em 18/12/2009.

Fonte: http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=ptBR&sa=1&q=met%C3%A1fora+&btnG=Pesquisar+imagens&aq=f&oq=&start=0, acesso em 18/12/2009.

Fonte: http://escola-publica.blogspot.com/2007/08/h-sempre-uma-luz-ao-fundo-do-tnel.html, acesso em 18/12/2009.

Fonte: http://www.jornalpequeno.com.br/Blog/RobertLobato/?p=4317, acesso em 18/12/2009.

Atividade III

1. Leia a letra de música a seguir e responda às questões propostas:

Metáfora

Gilberto Gil

Uma lata existe para conter algo
Mas quando o poeta diz: LATA
Pode estar querendo dizer o incontível
Uma META existe para ser um alvo
Mas quando o poeta diz: META
Pode estar querendo dizer o inatingível.
Por isso não se meta a exigir do poeta
Que determine o conteúdo em sua lata
Na lata do poeta TUDO/NADA cabe
Porque o poeta sabe fazer
Com que na lata venha a caber o incabível.
Deixe a lata do poeta. Não discuta
Deixe a sua meta fora da disputa
META dentro e fora
LATA absoluta
Deixe-a simplesmente: METÁFORA.

a) Identifique os sentidos literal e metafórico (figurado) das palavras lata e meta.

b) Para o poeta, segundo o texto, qual é a função da metáfora?

Avaliação

Professor, para avaliar os alunos, recolha os trabalhos produzidos por eles (os desenhos produzidos na atividade I, as descrições das imagens da atividade II e as respostas da atividade III). Atente-se para os seguintes critérios:

a) O aluno produziu associação entre palavras e imagens?
b) Conseguiu perceber a subjetividade por trás das metáforas?
c) Produziu sentido coerente na descrição metafórica das figuras?
d) Respondeu adequadamente às questões da atividade III?

Fica a seu critério atribuir, ou não, pontos às atividades desenvolvidas nessa aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.