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Estudando o gênero resumo

 

23/01/2010

Autor y Coautor(es)
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, pretendemos que o aluno desenvolva ou aprimore a sua capacidade de produzir e compreender textos do gênero resumo, entendendo as estratégias de composição e os objetivos comunicativos de um resumo.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Além de conhecimentos básicos de leitura e escrita, seria importante que os alunos tivessem conhecimentos de gêneros de texto informativos, por exemplo, notícia, reportagem, artigo de opinião, artigo de divulgação da ciência, que serão tomados nesta aula como textos-fonte para a elaboração de resumos.

Estratégias e recursos da aula
  •  No primeiro momento da aula, o professor deve apresentar aos alunos resumos de filmes a fim de iniciar uma discussão sobre o gênero. Inicialmente, sugerimos que o professor apresente apenas os títulos de 5 filmes, que indicamos a seguir, e faça os questionamentos em “a”, “b” e “c”:

A verdade nua e crua

Divã

Hotel Atlântico

Se beber, não case

2012

a)     Levante hipóteses: qual é o tema de que trata cada um desses filmes?

b)    Você é capaz de dizer qual é o enredo de cada filme apenas pelo título? Na sua opinião, qual é a função comunicativa do título?

c)    Escolha três títulos de filmes, os quais preferencialmente você não tenha visto, e crie um possível enredo intitulado por eles (uma possível história).

  • < p>Após discutir com os alunos as respostas, o profess or deve apresentar-lhes as sinopses dos filmes cujos títulos motivaram o exercício anterior e instigá-los a comparar a hipótese de enredo que montaram com o que diz a sinopse dos filmes.

Filmes

Sinopses

A verdade nua e crua

        Produtora de um programa de televisão, a manipuladora Abby Richter (Katherine Heigl) sempre acreditou no amor e que pudesse um dia encontrar o homem perfeito. Porém, quanto mais ela tenta buscar esta pessoa, mais percebe que está sozinha e cada vez mais longe de conseguir seu objetivo. Bem sucedida no trabalho, mas emocionalmente instável pelos relacionamentos frustrados, Abby vê sua vida virar um caos quando seus chefes contratam o atraente Mike Chadway (Gerard Butler) para ser seu apresentador.

           Com um estilo de vida completamente oposto ao de Abby, o novo companheiro de trabalho logo se mostra contrário às teorias românticas dela. Solteiro convicto, ele não acredita no amor e acha que os relacionamentos se baseiam apena s em sexo. Com o objetivo de ajudá-la a conquistar seu vizinho, o Dr. Perfeito, Mike lhe diz toda a A Verdade Nua e Crua sobre os homens e mulheres. Mesmo discordando do método, Abby decide fazer um trato com ele e aceita suas dicas, se surpreendendo com os resultados obtidos. No entanto, após tantas confusões e situações embaraçosas, a proximidade entre eles causa uma surpresa ainda maior aos dois colegas de trabalho

Hotel Atlântico

           Quando decide se hospedar no Hotel Atlântico, em uma cidade litorânea brasileira, um ator é surpreendido por uma cena chocante. Ao subir as escadas, ele esbarra com homens carregando um corpo para fora do prédio. Com uma aparente indiferença, o artista não se incomoda em passar a noite ali, mesmo quando passa a desconfiar que o crime tenha ocorrido no mesmo quarto em que está hospedado.

            Sem ter um objetivo para sua vida, o ator resolve partir em uma viagem sem rumo, disposto a encarar qualquer tipo de aventura que isto possa trazer. Logo nas primeiras horas, ele percebe que a morte e o inusitado estarão sempre o acompanhando. Cada vez que chega a um novo local, presencia fatos que fogem do cotidiano, e mesmo assim ele não se mostra envolvido com estes acontecimentos. Quando o ator é atingido diretamente em uma dessas viagens, ele percebe que a vida é uma sucessão de escolhas e que há sempre um novo caminho a seguir.

Se beber, não case

  Quando Doug está prestes a se casar, seus amigos Phill e Stu decidem que a despedida de solteiro será inesquecível. Para isso, eles organizam uma viagem em que os três passarão uma noite juntos em Las Vegas, onde qualquer coisa pode acontecer. Cansado da vida de casado, Phill aproveita para tirar férias da esposa e do filho, enquanto Stu sofre por largar a possessiva namorada, e ainda mentindo, já que ela nunca permitiria que ele fosse para um lugar como este com tão más companhias. Aos três, se junta Alan, o desajustado irmão de Tracy, a noiva de Doug.

             De malas prontas, o noivo ainda recebe uma surpresa: seu sogro permite que eles viagem em seu valioso e intocável Mercedes-Benz. Rumo a Las Vegas, o quarteto já imagina as loucuras que os esperam naquela noite, mas não fazem ideia do que possa acontecer. Quando percebem, eles acordam de uma grande ressaca no dia seguinte, sem lembrar de absolutamente nada do que aconteceu após um brinde que fizeram ao chegar ao hotel. Para piorar, a situação do quarto demonstra que a noite não foi nada calma, e ninguém sabe dizer onde está o noivo.

             No quarto está uma grande bagunça. O dentista Stu está sem um dos dentes, no armário há um bebê que ninguém sabe de quem é, e no banheiro tem nada menos do que um tigre vivo. Não bastasse tudo isso, quando os três vão buscar o carro no estacionamento, ao invés do Mercedes, eles encontram uma viatura policial. Chegando o momento do casamento, o trio terá que tentar lembrar o que aconteceu naquela noite, para enfim conseguir descobrir onde Doug pode estar. Com mafiosos atrás deles, Stu, Phill e Alan percebem cada vez mais que eles passaram dos limites.

2012

 Com o alinhamento da Terra com os outros planetas, uma série de explosões no sol começa a afetar a vida terrestre. Depois de pesquisas em uma mina subterrânea, cientistas descobrem como o planeta está sendo afetado, e percebem que tudo o que é conhec ido hoje será destruído em pouco tempo. Apesar de o cientista Adrian avisar ao presidente americano, as medidas necessárias para tentar conter o problema não são tomadas, e quando chega o ano de 2012, o ser humano corre um sério risco de extinção.

            Tentando fazer de tudo para salvar a vida de sua família, o escritor fracassado Jackson Curtis segue os conselhos de um profético apresentador de rádio e corre para fugir da morte. Para se salvar, há apenas uma solução, conseguir comprar passagens para as poucas arcas construídas pelos chineses que permitem a sobrevivência de quem estiver ali. Porém, apenas os bilionários conseguem ter dinheiro o sufic iente para se salvar. Mesmo assim, Curtis não desistirá enquanto não evitar a morte de sua ex-mulher e de seus filhos.

Fontes: (acessadas em 12 de novembro de 2009)

http://www.guiadasemana.com.br/Belo_Horizonte/Cinema/Filme/A_Verdade_Nua_e_Crua.aspx?id=2750

http://www.guiadasemana.com.br/Belo_Horizonte/Cinema/Filme/Diva.aspx?id=2638

http://www.guiadasemana.com.br/Belo_Horizonte/Cinema/Filme/Hotel_Atlantico.aspx?id=3047

http://www.guiadasemana.com.br/Belo_Horizonte/Cinema/Filme/Se_Beber_Nao_Case.aspx?id=2654

http://www.guiadasemana. com.br/Belo_Horizonte/Cinema/Filme/2012.aspx?id=2475

  •  Depois de fazer uma leitura das sinopses com os alunos, o professor deve lhes fazer os seguintes questionamentos:

a)    O que é a sinopse?

b)    Qual é a função comunicativa desse tipo de resumo?

  • Finalizando esta parte da aula, o professor deve discutir com os alunos as questões “d” e “e”, levando-os a refletir sobre a função indicativa da sinopse de um filme. Estabelecendo um contraste entre o título e a sinopse. Enquanto o primeiro deseja chamar a atenção do leitor e dar indicativos do tema do filme, a sinopse tem por objetivo, além de também chamar a atenção do leitor e dar indicativos do tema de que trata o filme, fazer com que ele conheça parte do enredo da história. É importante fazê-los perceber que a sinopse não revela todo o conteúdo do filme, já que pretende também aguçar o interesse do leitor.

Função comunicativa

Título

Sinopse (resumo)

  • Chamar a atenção do leitor e dar indicativos do tema de que trata o filme.
  • Chamar a atenção do leitor e dar indicativos do tema de que trata o filme;
  • fazer com que ele conheça parte do enredo da história;
  • aguçar o interesse do leitor.
  • Sugerimos que o professor esquematize as funções da sinopse em um quadro, como mostramos a seguir, e proponha que os alunos avaliem a sinopse que fizeram na atividade anterior a partir das três funções principais reconhecidas.
  • No segundo momento da aula, o professor deve orientar os alunos na produção de um resumo. Sugerimos que seja utilizado o texto a seguir como fonte para essa atividade.

    •  Após fazer com que os alunos leiam o texto, o professor deve propor-lhes as questões seguintes a fim de levá-los a reconhecer informações importantes a serem colocadas em um resumo dessa reportagem.

    a)    Qual o tema tratado pelo texto?

    b)    Retire do texto informações para definir o que é krav magá: origem, perfil das pessoas que o praticam, objetivo.

    c)    Por que as mulheres se identificam com o krav magá?


Mulheres na defesa

Elas aprendem a lutar krav magá para se proteger de bandidos nas ruas

Renato Garcia

Alvos preferenciais de assaltantes, as mulheres estão procurando as academias de krav magá, uma luta israelense, para aprender a se defender. Atualmente, elas representam 30% dos alunos nas 40 academias existentes no Rio, uma das cidades mais violentas do País. Por que as mulheres se interessam por essa luta? Segundo o professor Márcio Hirszberg, 32 anos, porque os movimentos são simples, rápidos e objetivos, e vale tudo, como dedo nos olhos ou puxar os órgãos genitais do agressor. A idéia é atingir os pontos mais vulneráveis para neutralizar o bandido. É uma luta acessível a pessoas de qualquer idade e capacidade física e, não por acaso, os alunos têm entre seis e 70 anos.

Uma das adeptas, a médica Maria Ana Brandão, 40 anos, foi vítima de assalto, no ano passado, praticamente na porta da escola de seus filhos, de dois e cinco anos, em Botafogo, zona sul do Rio. Dois homens, numa motocicleta, tentaram roubar sua bolsa. O que mais assustou a médica foi sua própria reação: “Eu persegui os bandidos, impensadamente, correndo o risco de levar um tiro.” No dia seguinte, ela resolveu procurar algum “treinamento para sobrevivência” e se decidiu por uma academia de krav magá. Melhorou a sensação de segurança, embora não tenha superado o trauma do assalto. “Até hoje me sinto assustada quando lembro da minha reação intempestiva”, afirma.

O krav magá foi criado por Imi Lichtenfeld na década de 40 com um grupo de elite do Exército israelense para missões especiais. Em 1964, os militares abriram cursos para civis, formando um grupo de 13 instrutores, entre eles o mestre Kobi Lichtenstein, que se tornou responsável por difundir a prática em toda a América Latina. Kobi chegou ao Brasil em 1990, instalando a primeira academia no Rio. Ele explica que a luta foi criada para vencer o medo. E, com orgulho, afirma que não há registros de casos de lutadores envolvidos em brigas de rua. “Não existem pit boys no krav magá”, declara o mestre.

Mais um motivo pelo qual as mulheres se identificam com essa luta: além das técnicas, os instrutores passam aos alunos a conscientização de que a luta só pode ser empregada para defesa pessoal. Segundo Kobi, apenas 16 horas de curso são suficientes para uma mulher estar tecnicamente apta a se livrar de um bandido, mas o curso dura, em média, quatro meses. A jovem Isabela Lessa de Lacerda Nick, 18 anos, pratica a luta há exatamente quatro meses. “Me sinto muito mais segura quando estou na rua”, garante. Isabela foi assaltada há dois anos, dentro de um ônibus. O ladrão levou seu celular, mas ela conseguiu, calmamente, convencê-lo a não roubar a bolsa com os documentos. A estudante, que se prepara para o vestibular de biologia, reconhece que há situações em que é melhor não esboçar nenhum tipo de reação. É uma sábia. O krav magá é sob medida para pessoas como ela.

Fonte: http://www.portalmulher.net/articles.asp?id=5427, acessado em 12 de novembro de 2009.

  • Após discutir com os alunos as respostas, o professor deve solicitar que os alunos as reúnam em um único texto escrito com suas próprias palavras.
  • Em seguida, devem ser recrutados três alunos para fazer a leitura dos seus textos em voz alta. Nesse momento, o professor deve levantar uma discussão acerca da adequação dos textos enquanto resumos, por meio das perguntas em “d” a “g”.

    d)    Que informações vocês acham que devem ser acrescentadas nos textos de seus colegas para que ele se torne um resumo completo?

    e)    Que informações vocês omitiriam? Um resumo deve apresentar exemplos? Por quê?

    f)     Um leitor que não conhecesse a reportagem, ao ler os textos dos seus colegas, saberia do que ela trata? È possível compreender o resumo sem ler a reportagem?

    • Para finalizar esta parte da aula, o professor deve solicitar aos alunos que se reúnam duplas para reescrevem os textos que fizeram, tomando como parâmetro a idéia que desenvolveram na discussão levantada pelas questões “d”, “e” e “f”.
Recursos Complementares

O professor pode consultar o sítio http://www.ucb.br/prg/comsocial/cceh/normas_organinfo_resumo.htm (acessado em 04 de outubro 2009) para obter informações sobre o gênero resumo.

Avaliação
  • A compreensão das propostas pelos alunos será avaliada a partir do esclarecimento (correção) em sala de aula de cada uma das atividades.
  • Sugerimos como avaliação final que o professor peça aos alunos que levem para a sala de aula uma reportagem sobre um assunto que seja de seu interesse. O professor deve, então, que cada aluno organize em tópicos idéias a serem colocadas no resumo do texto que trouxeram. Posteriormente, o professor deve reuni-los em grupos de três e pedir que troquem o exercício feito com os colegas de grupo, para que estes façam observações sobre o acréscimo ou retirada de informações enumeradas nos tópicos. Em seguida, os alunos devem retomar os seus próprios exercícios e construir um texto de resumo. Finalmente, o professor deve recrutar um aluno de cada grupo para fazer a leitura de um dos resumos produzidos. Nesse momento, o professor de estimular a turma a fazer comentários.
Opinión de quien visitó

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