23/01/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof. Luiz Prazeres
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Entendendo o parágrafo como unidade textual mínima, pretendemos, com esta aula, levar os alunos a aprimorarem a sua habilidade de produção e interpretação de diversos textos em prosa.
Recomendamos que, antes desta aula, os alunos tenham a oportunidade de fazer um estudo sobre a construção de relações lógicas entre sentenças.
a) Qual é a idéia principal do seu parágrafo?
b) Que outras ideias você utilizou para desenvolver a sua ideia principal?
c) O que você concluiu em seu parágrafo.
d) Você considera que o seu parágrafo ficou bem organizado? Por quê?
Bicicleta híbrida usa sistema da formula 1
20 de dezembro de 2009
Embora não tenha produzido resultados expressivos no combate ao aquecimento global, a reunião dos líderes mundiais em Copenhague, nas últimas duas semanas, serviu de cenário para o lançamento de uma simpática novidade tecnológica. Um aparelho em forma de disco desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, em parceria com o governo italiano, transforma a bicicleta comum num veículo híbrido, com um pequeno motor movido a energia elétrica. Para isso, basta encaixá-lo na roda traseira da bicicleta, ligando-o à coroa dentada menor. A adaptação resulta num veículo bem diferente das bicicletas elétricas tradicionais, com seu emaranhado de fios e baterias. O aparelho permite que a bicicleta atinja a velocidade de 25 quilômetros por hora sem o auxílio dos pedais - e ajuda bastante a enfrentar ladeiras íngremes. Os idealizadores do protótipo apresentado na Dinamarca, batizado de Roda de Copenhague, esperam que o veículo incentive o uso dos meios de transporte não poluentes no dia a dia.
Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/bicicleta-hibrida-usa-sistema-formula-1-521488.shtml, acessado em 20 de dezembro de 2009.
Questões:
a) Separe este parágrafo em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
b) Qual é o tema abordado por esse parágrafo? Comprove a sua resposta assinalando uma expres são que faça referência a esse tema em cada uma das partes do texto.
c) Faça uma análise: o que é apresentado em cada uma das partes do texto.
Chaves de resposta:
a) Introdução = Do início até “...uma simpática novidade tecnológica.”; desenvolvimento = de “Um aparelho em forma de disco...” até “...ladeiras íngremes.” e conclusão = de “Os idealizadores do protótipo...” até o final.
b) A criação de uma bicicleta elétrica. Introdução = “simpática novidade tecnológica”; desenvolvimento = “bicicleta” e conclusão = “protótipo”.
c) Na primeira parte (Introdução), é apresentada uma contextualização, informa-nos onde foi divulgada a invenção e se enuncia a própria invenção. Na segunda parte (Desenvolvimento), é apresentada uma breve explicação de como foi criada a bicicleta elétrica e de como ela funciona. Na terceira parte (conclusão), é apresentada a expectativa que se tem em relação ao invento, o que se pretende alcançar através da sua criação.
A idéia central do parágrafo é enunciada através do período denominado tópico frasal. Esse período orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos; ele vai ser o roteiro do escritor na construção do parágrafo; ele é o período mestre, que contém a frase-chave. Geralmente a idéia central ou tópico frasal vem no começo do parágrafo, seguida de outros períodos que explicam ou detalham a idéia central.
Fonte: http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/topico-frasal, acessado em 20 de dezembro de 2009.
d) Qual é o tópico frasal do parágrafo intitulado “Bicicleta híbrida usa sistema da fórmula 1”?
Chave de resposta:
d) ... a reunião dos líderes mundiais em Copenhague, nas últimas duas semanas, serviu de cenário para o lançamento de uma simpática novidade tecnológica
Como se dá a relação entre parágrafos?
Vitamina C: Benefícios para a saúde e beleza
Quem acha que a vitamina C só é útil na hora de prevenir resfriados, está muito enganado. Ela tem muito mais benefícios para a nossa saúde e até beleza. A vitamina C neutraliza os radicais livres, preservando dessa forma a firmeza, elasticidade e resistência da pele, o que ajuda também a prevenir o aparecimento de manchas e o antienvelhecimento precoce.
Uma alimentação rica em vitamina C ajuda na absorção do cálcio e por conseqüência, fortalecimento dos ossos, e faz com que a cicatrização seja melhor, pois favorece a síntese do colágeno. A vitamina C é fácil de ser encontrada em alimentos do nosso dia-a-dia, como na laranja, brócolis, ervilha, tomate, couve, mamão, morango, entre outros.
O importante é conseguir balancear a alimentação de forma que se ingira em uma refeição todos os nutrientes necessários. "Não é só a falta de vitaminas e minerais que podem prejudicar o organismo, o excesso também", explica Daniela Jobst, nutricionista funcional.
Fonte: http://www.nece ssaire.com.br/vitamina-c-beneficios-para-a-saude-e-beleza/, acessado em 20 de dezembro de 2009.
a) Qual é o tema abordado pela notícia?
b) Qual é o tópico frasal de cada um dos parágrafos do texto?
Chaves de resposta:
a) Os benefícios que a vitamina C traz para a saúde e para a beleza.
b) 1º = Ela [a vitamina C] tem muito mais benefícios para a nossa saúde e até beleza.
2º = Uma alimentação rica em vitamina C ajuda na absorção do cálcio e por conseqüência, fortalecimento dos ossos, e faz com que a cicatrização seja melhor, pois favorece a síntese do colágeno.
3º = O importante é conseguir balancear a alimentação de forma que se ingira em uma refeição todos os nutrientes necessários.
VITAMINA C è bom para a saúde e para a beleza (1º parágrafo) è ajuda na absorção do cálcio e favorece a síntese do colágeno è alguns alimentos ricos em vitamina C (2º parágrafo) è importância de se balancear a alimentação (3º parágrafo)
Fonte: http://www.techzine.com.br/wp-content/uploads/2008/04/windowslivewriterb9b46a3d1dfe-1085bevolucao-do-homem-e-da-tv-2.j pg, acessado em 20 de dezembro de 2009
O sítio http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/paragrafo (acessado em 20 de dezembro de 2009) traz boas informações sobre o tema.
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/08/2013
Cinco estrelasAchei muito util este site!Valeu!!!!!!
13/05/2013
Cinco estrelasachei ótimo
06/05/2013
Cinco estrelasapareciei muito seu trabalho e no qual eu poderei direcionar outras atividades que o complementem criativa e é o que falta em nossas aulas agradeço por poder usufrir dessas informações com meus alunos cito em sala sempre a origem respeitando assim o trabalho de cada um
15/07/2011
Três estrelasAula criativa e dinâmica. Uma boa sugestão para se trabalhar em sala da aula.
16/06/2011
Cinco estrelasParabéns, achei muito interessante esta atividade com produção textual. Obrigada pelas sugestões.Abraço,profª.Márcia.
28/03/2011
Cinco estrelasExcelente aula! fiz essa atividade em minha classe e teve um rendimento muito bom.
13/04/2010
Cinco estrelasAdorei, excelente, enquanto lia a aulas ia tendo muitas ideias para colocar em prática em sala de aula.