Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bilhete enigmático

 

21/12/2009

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Escrever mensagens rápidas e pessoais;
- Deduzir o significado das palavras pelo contexto;
- Criar enigmas que possam ser decifrados pelo destinatário.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

- Bilhete enigmático do Menino Maluquinho
- folha de papel ou caderno
- gravuras e letras recortadas de revista ou jornal


Pergunte aos alunos se já ouviram falar em enigmas ou se conhecem algum. Caso ninguém conheça, peça para procurarem no dicionário e escreva no quadro a definição lida por eles.
Ex: Enigma é alguma coisa misteriosa, difícil de adivinhar.


Desafie a turma para desvendar um bilhete enigmático, mas antes apresente um quadro de dicas para descobrir as palavras.

Por exemplo:- Risque as letras indicadas quando aparecer o sinal – (menos).
- Acrescente as letras indicadas quando aparecer o sinal +(mais).
- Apague as letras riscadas.
- Leia a palavra que formou escreva no local da palavra antiga.
- Escreva todo o bilhete e descubra a mensagem.

Almanaque do Menino Maluquinho

Resolva os dois primeiros enigmas (palavras) junto com a turma, para depois conseguirem descobrir os outros sozinhos ou em dupla. Circule pela sala e ajude-os apenas quando for solicitado ou for necessário.
Depois de resolverem os enigmas, sugiro que o professor converse com os alunos se costumam mandar ou receber bilhetes, o que costumam ou não escrever e assim oriente as observações sobre as informações contidas no bilhete enigmático.
Quem mandou o bilhete?
Para quem foi enviada a mensagem?
Qual o tipo de mensagem escrita pelo Menino Maluquinho?
Qual o tamanho do texto?
Por fim, peça para criarem bilhetes enigmáticos utilizando gravuras e letras de revista ou jornal e trocarem com os colegas. Outra sugestão seria fazer um sorteio de nomes e cada um criaria um bilhete enigmático para o colega que tirou.

Recursos Complementares

Site:
http://www.meninomaluquinho.com.br/


Sugestão de Livros:

A novela da panela
Angela Lago
Editora Moderna


Era uma vez uma bruxaLia Zatz
Editora Moderna

Avaliação

Avalie se os alunos conseguiram:
Descobrir as palavras do enigma;
Se a mensagem contida no bilhete foi lida e compreendida;
Se o bilhete enigmático criado foi entendido pelo destinatário;
Se a linguagem utilizada estava adequada ao tipo de texto escrito.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.