Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dobrando e contando histórias

 

21/12/2009

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Criar uma história com dobradura de papel;
- Organizar a sequência de acontecimentos para escrever a história;
- Associar as dobraduras a personagens ou acontecimentos que farão parte da historia.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

- Folha de papel retangular;
- Um lençol ou um pedaço de pano azul
- Folha de papel A3


O professor convida a turma para criar uma história feita com dobraduras. Ele começa a contar a história e vai entregando a folha de papel mágica para cada aluno.
Ex: Era uma vez uma folha de papel diferente das outras.
Ela tinha poderes mágicos! Bastava alguém dobrá-la e ela se transformava...
Então, ela pensou: “ Se eu encontrasse algumas mãos amigas para brincar comigo, poderia fazer coisas divertidas!”
Vamos fazer?
A cada dobradura realizada pelo professor, os alunos farão da mesma forma e dirão em que se transformou o papel, dando assim continuidade a história.
http://estudiosepia.blogspot.com/

A dobradura de nº1 poderia ser: um livro, uma janela, uma gaivota...
A de nº 2: uma casa, uma asa-delta...
A de nº 3: uma flecha...
Continuação da história:
Logo apareceram muitas mãos querendo dobrar a folha mágica. E na primeira tentativa, surge um maravilhoso livro de magia ou será uma gaivota a voar no céu azul...A cada dobradura, a historia será construída. Aproveite para cantar músicas do nosso folclore ou conhecidas pelas crianças.
A história termina com a dobradura do barquinho.

http://estudiosepia.blogspot.com/

Uma sugestão seria colocar todos os barcos no mar (lençol) e a aventura poderia continuar ou ser concluída.
Ao final, o professor faz o resgate dos elementos narrados pela turma e escreve a história criada no quadro. Todos copiam na folha A3 e finalizam com a colagem do barco de dobradura e completam com desenhos a cena.

Recursos Complementares

Arte-Magia das Dobraduras: Histórias e Atividades Pedagógicas Origami
Autor: Maria Helena C.V. Aschenbach
Editora Scipione


A viagem de um barquinhoSylvia Orthof
Editora Moderna


Dobradura do barquinho

http://www.youtube.com/watch?v=ENbgnTyAEWc

Avaliação

O professor irá avaliar a participação dos alunos durante toda a atividade e principalmente as ideias sugeridas, se foram criativas, coerentes e se houve encadeamento dos fatos apresentados pela turma.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alessandra, Minha casa , São Paulo - disse:
    alessamelo@gmail.com

    22/07/2013

    Cinco estrelas

    Ótima explicação :) Fiz o passo a passo e prontinho. O barco estava pronto pro meu filho que até 10 minutos atrás achou que a mãe não sabia fazer um barco de papel! Grata por compartilhar.


  • edna lucia de melo, PARTICULAR , São Paulo - disse:
    edna_poetisa@hotmail.com

    13/06/2011

    Quatro estrelas

    É a 1ª vez que pesquiso este tipo de aula. Confesso que gostei muito. Colocarei em prática. Contudo lembrei-me de um provérbio popular; - Quem conta um conto, aumenta um ponto. É legal também, recriar. PARABÉNS!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.