Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Números Babilônicos.

 

13/08/2009

Autor e Coautor(es)
THAIS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O objetivo desta aula é propor ao aluno trabalhar em outro sistema de numeração. Envolve também uma relação histórica da Matemática, pois faz referência a outras culturas de números.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noção de Número, Símbolos e base numérica.
Estratégias e recursos da aula

Apresente ao seu aluno o conjunto de símbolos usados para compor o sistema de numeração babilônica.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1629/imagens/Aula7imagem1.JPG


Atividade:
Trabalhe com a classe dividida em grupos.
Peça para que os alunos representem as idades de todo o grupo e some-as. Represente o ano de 2009.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1629/imagens/Aula7imagem2.JPG

Coloque a seguinte reflexão:
Esse é um “bom” sistema? Então, o que é “um bom sistema”?
Quais são seus complicadores e facilitadores?
Recursos educacionais
Observe que existem alguns mecanismos computacionais que nos ajudam a deixar o contexto da aula mais significativo aos alunos. Neste caso sugiro o Applet que pode ser encontrado no site do MEC:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8242
Observe que no fim da página existe um arquivo que pode ser facilmente baixado. É necessário instalar o programa do MathematicaPlayer. Este é um software gratuito também disponível no site do MEC: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737.
Você pode mostrar vários exemplos e, até mesmo contemplar as dúvidas que os alunos levantaram sobre a escrita de alguns números;
 

Avaliação
O professor deve avaliar a própria atividade em grupo e, em um momento posterior, cobrar em uma avaliação individual.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.