Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONSTRUÇÃO DE UMA DAS ALTURAS DE UM TRIÂNGULO

 

22/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer e traçar as alturas de um triângulo.

Duração das atividades
2 tempos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Triângulos e as Cevianas.

Estratégias e recursos da aula

Professor inicie relembrando para os alunos o conceito de ceviana.


Ceviana é todo segmento que tem uma extremidade em um vértice do triângulo e a outra no lado oposto.


Professor sugere-se a imagem de um triângulo ou a confecção de triângulos com o material E. V. A.


Exemplo:


Na fig. 1 está representada a ceviana altura perpendicular a um lado do triângulo.
Pergunte professor para os alunos se existe mais cevianas alturas no triângulo apresentado? Os alunos deverão responder que sim, então trace as demais.


Na fig. 2 estão representadas todas as cevianas do triângulo.
Professor lembre para os alunos que o encontro das alturas do triângulo é o Ortocentro, mas não vamos nesta aula tratar de pontos notáveis do triângulo.


Professor vamos agora apresentar a imagem de um triângulo e junto com os alunos estar traçando suas alturas.


Professor mencione e represente para os alunos a altura do vértice U do triângulo e que agora vamos traçar a altura do vértice T.


Os alunos deverão observar que a altura do vértice T é externa ao triângulo e perpendicular ao prolongamento do lado desse triângulo. Fig. 5


O mesmo acontece com o vértice G. Fig. 6

Agora professor apresente a imagem de um triângulo retângulo. Fig. 7

Professor os alunos deverão observar que neste triângulo as alturas são perpendiculares e coincidem com os lados do triângulo.


Atividade Prática:
Professor sugere-se apresentar para os alunos uma atividade em grupo tipo “gincana”. Os alunos seriam divididos em grupos e cada grupo receberia três envelopes com as tarefas a serem executadas:


• O primeiro envelope conteria quatro triângulos. Fig. 8;


• Neste envelope seria solicitado que os alunos construíssem a altura relativa a um lado;


• No segundo envelope conteria a representação de um triângulo com uma altura construída e seria solicitado que os alunos construíssem as alturas que não foram traçadas. Fig. 9


• No terceiro envelope estariam três triângulos onde seria solicitado traçar as alturas de cada triângulo e escrever as conclusões observadas das alturas dos diferentes triângulos. Fig. 10


• O grupo de aluno que mais rápido entregar as tarefas executadas será o vencedor.

Recursos Complementares

Professor, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, os indicadores para a avaliação poderão ser:

• Os alunos demonstraram compreender o conceito de ceviana?


• Os alunos demonstraram compreender o traçado das alturas de um triângulo?


• Os alunos observaram que conforme a forma do triângulo as alturas variam tanto externamente como podem coincidir com um dos lados do triângulo?


• Os alunos souberam concluir que as alturas de um triângulo acutângulo são internas?


• Os alunos souberam concluir que as alturas de um triângulo retângulo coincidem com o vértice oposto à hipotenusa?


• Os alunos observaram que as alturas de um triângulo obtusângulo as alturas são externas?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.