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Notação de conjuntos - Intersecção de Intervalos

 

13/08/2009

Autor y Coautor(es)
Rita Santos Guimarães
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CAMPINAS - SP COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Sistema de numeração decimal
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Notação de conjuntos com apelo visual.
Duração das atividades
Uma aula simples (50 min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conjuntos núméricos. Intervalos numéricos.
Estratégias e recursos da aula

Acesse este objeto pelo link ao lado, ele se encontra no Banco Internacional de Objetos Educacionais - Intersecção de Intervalos

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8037

Este objeto requer um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais - MathematicaPlayer

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737

Os seletores variam de zero até dez as extremidades (endpoint) dos intevalos alaranjado (orange) e verde (green). Clicando no sinal de mais é possível obter comandos que permitem a variação mais precisa destas extremidades.

'overlap'- mostra o intervalo de intersecção dos segmentos.

'no overlap' - indica que não há intersecção.

Para aumentar a região do desenho basta clicar sobre ele e arrastar qualquer um dos pontos laranja que surgirem redor.

 Uma abordagem interessante é usar esta ferramenta para apresentar e estudar alguns elementos da linguagem de conjunto como união, intersecção, contido e pertence.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1636/imagens/intervalos_1.GIF

 Os alunos, em duplas ou trios, escolhem extremidades aleatórias para os intervalos verde (V) e alaranjado (A) e devem responder:

  1. V está contido em A?
  2. A está contido em V?
  3. Qual é a união de A e V?
  4. Qual é a intersecção de V com A?
  5. Cite 3 elementos que pertençam à A.

 O professor pode sugerir intervalos para serem analisados no início da atividade.

 Crie situações onde a intersecção seja apenas um ponto (um número). 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1636/imagens/intervalo_2.GIF

Recursos Complementares
Avaliação
O principal objetivo da atividade é garantir que a classe use naturalmente as novas expressões com seus significados matemáticos corretos.
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