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Dengue

 

17/06/2008

Autor e Coautor(es)
Sebastião Ivaldo Carneiro Portela
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BRASILIA - DF CEM 02 DO GAMA

José Eduardo Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Reconhecer o mosquito Aedes aegypti como mosquito transmissor do vírus causador da dengue; • Identificar o mosquito, seus hábitos e habitat; • Reconhecer os sintomas e os riscos associados a essa doença; • Adotar e propor medidas sanitárias para evitar a proliferação do mosquito.
Duração das atividades
Uma hora-aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Pela natureza do tema abordado, não há conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Motivação:
O que Você já ouviu falar sobre a dengue?
O que causa essa doença?
Quais são os fatores que contribuem para a proliferação dessa doença?
 

Em sala de aula, discuta as questões de motivação citadas anteriormente. Depois divida a turma em dois grupos. Para o grupo 1 distribua o texto “A dengue em crianças” e para o grupo 2 distribua o texto “A batalha contra os pernilongos”. Esse dois textos podem ser acessados em http://cienciahoje.uol.com.br/view/418. Durante a leitura  solicite que o grupo 1 identifique e anote no caderno as seguintes questões:
1) Qual é o nome do mosquito transmissor da dengue? Qual o período de maior incidência desse doença?
2) Quais os sintomas apresentados por uma pessoa com dengue? Quais remédios devem ser evitados?
3) O que é necessário para reprodução do mosquito transmissor da dengue?
4) Como podemos evitar a esses mosquitos se reproduzam?

Para o grupo 2, solicite que identifiquem e anotem no caderno as respostas das seguintes questões:

1) Por que os pernilongos picam os seres humanos?
2) Como a dengue é transmitida de uma pessoa para outra?
3) Onde a fêmea do mosquito Aedes aegypti coloca seus ovos?
4) O que pode ser feito para evitar que esses mosquitos se reproduzam?

Dicas: Os dois textos são complementares e apresentam uma linguagem simples. Debata as respostas que os alunos deram para cada questão. Incentive o debate e solicite que exemplifique com situações cotidianas. A criação de uma WEBQUEST pode contribuir para esse debate.


Na sala de informática

Distribua dois ou três alunos por computador e solicite que acessem o site http://www.combatadengue.com.br/ e assistam aos 6 vídeos educativos disponíveis. Debata com os alunos as informações apresentadas e solicite que anotem no caderno as principais precauções. Em seguida, os alunos devem acessar a seção “Material Educativo” e clicar em “Dica de Combate”. Nessa seção, serão apresentadas 14 pranchas que demonstram atitudes que podem combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Solicite que anotem cada atitude e justifique como a adoção dessas ações podem impedir a proliferação do Aedes aegypti. Abaixo, imagens d" o vídeo e das pranchas.


 

Dicas: Todos os vídeos podem ser vistos nessa aula, pois são de curta duração (em torno de 30 segundos). As pranchas que representam atitudes simples que podem acabar com os focos da dengue, podem ser impressas e debatidas também em sala de aula.
Em seguida, solicite que acessem a animação abaixo e realizem as atividades propostas. Os alunos obterão informações sobre as formas de combate, sintomas, tratamento e dados sobre o mosquito ( origem e ciclo de vida). A figura mostra a página principal da atividade:


Clique aqui para visualizar a animação


Atividades complementares:

Se em sua cidade tiver uma inspetoria de saúde peça um exemplar do mosquito e mostre para os alunos ao microscópio. Solicite que descrevam as principais características observadas.
Identifique com os alunos possíveis lugares que podem se tornar foco do Aedes aegypti em sua escola, tire fotos e leve até as autoridades ou a direção para que medidas possam ser adotadas.
 

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Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
http://cienciahoje.uol.com.br/view/418.( neste endereço está disponível os textos“A dengue em crianças” e“A batalha contra os pernilongos”);------------ http://www.dengue.org.br/dengue.html ( esse site apresenta várias informações sobre a dengue associados a vídeos e reportagens que podem ser lidas e debatidas como seus alunos).----------- http://www.medicina.ufmg.br/spt/dengue/infoleigos.htm ( neste site você poderá ter acesso a várias informações sobre a dengue com destaque especial aos medicamentos que devem ser evitados em caso de suspeita da doença);----------- http://www.canalciencia.ibict.br/pesquisas/pesquisa.php?ref_pesquisa=194 ( neste site você encontrará uma reportagem sobre as pesquisas que estão sendo realizadas para produção de uma vacina para combater o vírus da dengue);---------- http://www.combatadengue.com.br/ ( apresenta vários vídeos sobre o combate a dengue)
Avaliação
Como forma de avaliação você pode solicitar dos alunos a realização das seguintes atividades: • Produzir uma cartilha com as principais recomendações para se evitar a proliferação do mosquito causador da dengue; • Propor que os alunos tirem fotos de lugares ou situações que contribuem para a proliferação do mosquito causador da dengue. Essas fotografias devem ser apresentadas e debatidas com os colegas em sala de aula.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 1/7 - 14.29%
  • Quatro estrelas 5/7 - 71.43%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 1/7 - 14.29%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

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Opiniões

  • Laíssa, Gabriella , Rio de Janeiro - disse:
    Tereza-barbosa-jesus@uol.com.br

    10/06/2013

    Cinco estrelas

    Eu adorei amo coisas assim mas só precisa ser de imprimir!


  • isis, isis simplicio , Rio de Janeiro - disse:
    isis_simplicio22@hotmail.com

    11/02/2012

    Quatro estrelas

    http://cienciahoje.uol.com.br/view/418.( neste endereço está disponível os textos“A dengue em crianças” e“A batalha contra os pernilongos”);------------ http://www.dengue.org.br/dengue.html ( esse site apresenta várias informações sobre a dengue associados a vídeos e reportagens que podem ser lidas e debatidas como seus alunos).----------- http://www.medicina.ufmg.br/spt/dengue/infoleigos.htm ( neste site você poderá ter acesso a várias informações sobre a dengue com destaque especial aos medicamentos que devem ser evitados em caso de suspeita da doença);----------- http://www.canalciencia.ibict.br/pesquisas/pesquisa.php?ref_pesquisa=194 ( neste site você encontrará uma reportagem sobre as pesquisas que estão sendo realizadas para produção de uma vacina para combater o vírus da dengue);---------- http://www.combatadengue.com.br/ ( apresenta vários vídeos sobre o combate a dengue)


  • Greice Silvestre GreiceSilvestre, CCVEC , Minas Gerais - disse:
    greice_silvestre@hotmail.com

    11/05/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns, muito legal e prática. Vou aplicá-lo em sala de aula.


  • karoline martins, tv , Goiás - disse:
    karolinee_rosa@hotmaic.com

    23/03/2011

    Duas estrelas

    legao dimais


  • Gasparina tavares, Escola Mun. Drº José Haroldo da Costa , Alagoas - disse:
    gasparinatavares@yahoo.com.br

    26/04/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, irei utilizá-la, pois estamos desenvolvendo mais um projeto sobre a dengue na escola em trabalho, uma vez que mais uma vez estamos em alerta quanto à dengue. Parabéns ao professor.


  • Roseli, Escola Polo , Mato Grosso do Sul - disse:
    rgbarbosareis@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula. Parabéns ao professor. Iremos utilizá-la aqui na nossa escola.


  • Angela Maria Silva , governo do estado , Alagoas - disse:
    danda_biologia@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei interessante o tema da forma que foi abordado e como foi estruturado em grupo no ambiente da sala de aula propondo um racíocinio e a lógica para resolver as questões propostas pelo professor.Ajundando a assimilar os conhecimentos e capacitando para serem multiplicadores no combate da dengue.


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