23/01/2010
Pedro Luiz A. Malagutto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Fixar e praticar conceitos relacionados com progressões aritméticas.
PA, razão e termo geral.
O estudo de sequências é de extrema importância pois elas podem servir para a introdução de vários outros conteúdos matemáticos, como funções e logaritmos.
A compreensão de leis de formação, termos gerais e soma ajudam na utilização de linguagem algébrica de posteriormente no uso de letras para representar variáveis.
O uso de softwares pode ser fixar e praticar conceitos matemáticos pode contribuir na motivação dos estudantes por se tratar e uma aula diferente.
Antes de ir para a sala de informática o professor pode solicitar que os alunos busquem formas de obter o soma de n termos de uma PA.
A fórmula para obter essa soma é facilmente deduzida quando nota-se que a soma dos primeiro com o último termo é igual a soma do segundo com o penúltimo e assim por diantes.
Dê apenas essa dica e o algoritmo criado pelos grupos pode ser usado nas PA's oferecidas pelo software.
A turma deve sentar em duplas ou trios na sala de informática e devem explorar o software de acordo com as instruções do professor.
O botão “new sequence” troca a PA apresentada, o usuário pode selecionar “common difference” - razão ou “next term” - próximo termo.
Assim que o estudante seleciona um valor na caixa de texto com o ponto de interrogação o software diz se está certo ou não.
É possível mostrar a resposta com ao selecionar o “show answer”.
A quantidade de termos é escolhida no seletor “number of terms”.
RECURSO
Este objeto requer um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais – MathematicaPlayer
Nome | Tipo |
---|---|
Arithmetic sequences | Animação/simulação |
O professor pode solicitar a formação de 10 sequências, uma com cada quantidade possível de termos, as duplas deverão anotá-las, com a razão e o próximo termo e ainda obter a soma desse termos.
Por exemplo, para a sequência apresentada na figura 1:
PA: -44; -46; -48; -50; -52; -54; -56
Razão : -2
Soma: (-44 – 56). 3,5 = -350
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