Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Máquina de expressões

 

13/08/2009

Autor e Coautor(es)
Rita Santos Guimarães
imagem do usuário

CAMPINAS - SP COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Equações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Calcular substituições numéricas em expressões dadas.
Duração das atividades
Uma aula simples (50 min).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Operações básicas. Substituições simples de variáveis.
Estratégias e recursos da aula

Acesse este objeto no link ao lado, ele encontra-se no banco Internacional de Objetos de Aprendizagem - Máquina de expressões

Este objeto requer um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais - MathematicaPlayer

Professor, os alunos podem ser colocados em duplas, que hora trabalharão juntos hora disputarão um jogo.

Clicando no nariz da máquina a função é alterada. A resposta, saída, da expressão pode ou não ser mostrada, basta selecionar 'no' ou 'yes' em 'show answer?'

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1649/imagens/maquina.GIF

Trabalhando em equipe:

  • Inicialmente peça que os alunos escrevam a expressão com a qual irão trabalhar e montem uma tabela com 15 valores de entrada e seu respectivo valor de saída. Isso garantirá a escolha de valores para os quais o computador não dá a resposta, ou seja, eles deverão calcular sozinhos os resultados.

Jogo:

  • Um aluno joga contra o outro para ver quem faz dez (ou mais) pontos primeiro.

As regras são simples;

-Na vez do jogador A responder, o jogador B clica apenas uma vez no nariz da máquina e em seguida escolhe um valor de entrada. (certifique-se que a saída está escondida).

- O jogador A tem alguns segundos para calcular e tentar acertar a saída da máquina.

- Assim que o A der a resposta, o jogador B verifica se está correta liberando que esta seja mostrada.

- O ponto só é marcado se a resposta for exata.

- De qualquer forma, os papéis se invertem, sendo a vez do B responder.

- Quem fizer 10 pontos primeiro é o campeão.

Vamos fazer um campeonato de expressões??

Avaliação
Conferir tabelas com valores que não estão no recurso. Incentivar a brincadeira e a competição entre os alunos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alana Maria silva Lira, E.E.E.F. Antonio Vicente , Paraíba - disse:
    alana.mat@hotmail.com

    19/07/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa como proposta de aula, colocando o aluno p/ pensar, construir e usar o raciocínio lógigo nos jogos. Eu sempre trabalho monômios semelhantes, adicão e subtração, multiplicação, divisão e potenciação de expressões algébrica com jogos, tipos: jogo da memória, dominó, trilha... todos constuídos pelos alunos em grupos de quatro e jogados entre eles e com os alunos da sala. Também uso o mesmo procedimento com equação do 1º e 2º grau; acredito que o aprendizado rende muito mais. Valeu!.


  • Jane Lilian Mello Nogueira, PREF MUN DE SAO JOSE DOS CAMPOS , São Paulo - disse:
    janelilianmn@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Pude observar que é uma aula bem diferente, acho que o aluno estará motivado para participar, e brincando ele estará aprendendo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.