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DATAÇÃO DA TERRA

 

04/02/2010

Autor e Coautor(es)
Heitor Roberto Dias Francischini
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SAO CARLOS - SP DALILA GALLI PROFA EMEB

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Recursos Minerais
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Mineração
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Geologia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os diferentes métodos de datação da Terra, em especial a datação relativa e a datação absoluta.

Entender a importância dos fósseis para o desenvolvimento das outras ciências.

Conhecer o potencial fossilífero brasileiro.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não requer conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula consta da demonstração de como ocorre a deposição dos sedimentos em camadas na superfície da Terra em que os alunos observarão e a partir disso construirão possíveis teorias para sua datação.

Para a atividade serão necessários os seguintes materiais:
• Duas garrafas PET transparentes com seus gargalos cortado;
• Um pouco de terra, e de areias fina e grossa;
• Pedrinhas;
• Um cronômetro.
Em uma garrafa PET vá depositando camadas de terra, de modo a preencher uma quarta parte. Em seguida, faça o mesmo com areia fina e depois com areia grossa. Caso você consiga outro material (como terra vegetal, farinha, etc.), poderá utilizá-lo da mesma maneira. O objetivo é que os alunos vejam os sedimentos sendo depositados em camadas. Lembre-se de que os sedimentos não podem se misturar! A idéia é que eles fiquem atentos que os sedimentos que estão mais fundos são os mais antigos.
As pedrinhas servirão para representar os fósseis, que estão localizados no interior dos sedimentos. Caso prefira, poderá misturar as pedrinhas a um sedimento, ou introduzí-las depois, desde que explique a ação. Será interessante se para cada sedimento haja um tipo de pedrinha diferente, para representar diferentes idades geológicas.
Depois de ter depositado as camadas do primeiro sedimento, marque o tempo cronometrado na lousa e depois continue fazendo a mesma coisa para cada sedimento. A cronometragem das tarefas de depositação servirá para dar aos alunos a noção de que no ambiente os sedimentos vão sendo depositados ao longo do tempo geológico do Planeta. Só lembre-se de não reiniciar o cronômetro (para evitar que os alunos imaginem que a sedimentação sempre começa no tempo 0), isso ajudará na compreensão de que os fatos são contínuos.
Na outra garrafa PET, repita os procedimentos, mas deixe de colocar um dos materiais que representam os sedimentos. Ainda que uma camada não estiver presente, os sedimentos deverão estar na mesma seqüência que na garrafa anterior. O resultado mostrará que existe um intervalo nas camadas que não é representado. Os paleontólogos o chamam de hiato.
A imagem abaixo auxiliará na explicação da deposição das camadas de sedimentos na Terra:

Utilize-se desta imagem para explicar a Datação da Terra. Explique o papel dos fósseis nas datações absoluta e relativa (representados pelas pedrinhas).
Use este espaço para ilustrar a aula com alguns fósseis importantes na datação de rochas. Abaixo seguem alguns exemplos:

  • Trilobita: fóssil utilizado para datar rochas da Era Paleozóica (período em que o grupo esteve presente na Terra, antes de sua extinção).

  • Amonite: fóssil que permite a datação de períodos específicos das eras Paleozóico e Mesozóico.

  • Angaturama limai: dinossauro brasileiro. Os fósseis de dinossauros permitem a datação de rochas da Era Mesozóica.

Recursos Complementares

Se preferir e se houver material para todos, divida a sala em grupos e peça para que cada grupo faça a deposição dos sedimentos em uma garrafa PET. Isso os deixará mais familiarizados com os procedimentos e facilitará a compreensão quando for feita a analogia com a Ciência.

No site da Sociedade Brasileira de Paleontologia (www.sbpbrasil.org ), o professor poderá encontrar muito mais informações sobre esta ciência.

Avaliação

Para avaliar a aprendizagem dos alunos, peça a eles que elaborem teorias que possam explicar como podemos inferir que certos grupos (táxons) deram origem a outros (eles deverão levar em consideração o que aprenderam sobre a idade dos sedimentos - o mais profundo como sendo o mais antigo e o mais superficial como sendo o mais recente). Professor, você poderá exemplificar o exercício/avaliação com uma ilustração que possua sedimentos que contenham os seguintes fósseis: anfíbios, répteis, aves (do mais profundo ao mais recente).

Peça aos alunos que elaborem tais teorias e entreguem ao professor.

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