16/06/2008
José Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Na primeira aula, solicite que os alunos acessem os endereços http://www.ambiente.sp.gov.br/proclima/efeito_estufa/gases_fontes.asp e http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/2001-efeito_estufa-quem_polui_mais.shtml e leiam os textos disponível. Com base na leitura, discuta com eles as seguintes questões:
1) Quais as principais ações humanas que contribuem para aumentar a concentração de gases estufa?
2) Quais são os principais gases que contribuem para o Efeito Estufa?
3) Quais são os 10 países maiores geradores de gases estufa? O que eles têm em comum? Quais motivos levam a emissão de elevada quantidade desses gases na atmosfera?
4) Dos gases que contribuem para o Efeito Estufa, o CO2 é o que tem o menor potencial para aquecer a atmosfera. Então porque esse gás é o que representa maior risco para o aquecimento global? Justifique.
Após o debate dos textos os alunos devem acessar http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1126_clima/page2.shtml. Neste site é possível ver em linhas gerais como ocorre o Efeito estufa. A figura abaixo representa uma parte dessa simulação:
Durante a simulação os alunos devem fazer no caderno um esquema( desenho) explicando como ocorre o efeito estufa. Devem também procurar respostas para as seguintes questões:
1) Depois de aquecida, qual tipo de radiação a terra emite para o espaço?
2) As moléculas dos gases estufa estão “direcionadas” para absorver qualquer tipo de radiação? Qual radiação preferencialmente elas absorvem? O que essa absorção representa do ponto de vista microscópico?
3) Do ponto de vista macroscópico o que se observa com absorção da radiação pelos gases estufa?
Na segunda aula, acessar http://www6.cptec.inpe.br/~grupoweb/Educacional/MACA_MAG/ e assistir aos vídeos “ Mudanças Climáticas Globais” e “O Efeito Estufa”. No caderno os alunos devem fazer um esquema representativo mostrando o balaço energ&eacu te;tic o da energia na forma de radiação que entra e que sai do Planeta.
A figura abaixo ilu stra uma cena do vídeo “O Efeito Estufa”:
Ainda no mesmo endereço os alunos devem acessar “ Mudanças Climáticas Antropogênicas”, “ Observações do Aquecimento Global” e “ Impacto no Brasil e no mundo” e fazer comentários escritos sobre as seguintes proposições:
1) O Efeito Estufa é um fenômeno natural necessário à manutenção da vida, sem o ele não haveria vida em nosso planeta, assim como ocorre em Marte.
2) As atividades humanas estão aumentando a concentração de CO2 na atmosfera.
3) O Brasil e o mundo sofrerão com o aumento do aquecimento da Terra.
(Clique para assistir)
Cada um desses filmes duram em média 1 mim, portanto é possíveis assisti-los no período de u ma aula.
Atividades complementares:
Complementarmente a esta atividade é interessante que os alunos façam a experiência proposta em http://www6.cptec.inpe.br/~grupoweb/Educacional/MACA_MAG/ na seção “Experiência: Efeito Estufa”, essa atividade é muito interessante e permite ver como o efeito estufa pode ser usado em nosso benefício.
Para compreender melhor as aplicações do Efeito Estufa, faça uma análise do funcionamento de um coletor solar com seus alunos. Existem vários sites de empresas e Organizações que trabalham com o objetivo de aproveita a energia proveniente do Sol. Vejam algumas dicas:
• http://www.soletrol.com.br/educacional/comofunciona.php;
• http://video.globo.com/Videos/Player/ Noticias/0,,GIM559074-7823-COLETORES+SOLARES,00.html;
• http://www.aondevamos.eng.br/textos/texto04.htm;
Nome | Tipo |
---|---|
Mudanças Ambientais Globais - Observações do Aquecimento Global | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - Experiência - Efeito Estufa | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil | Animação/simulação |
Mudanças ambientais globais: o efeito estufa | Animação/simulação |
Quatro estrelas 21 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/09/2012
Quatro estrelasooooooooootttttttttttttttttttiiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
07/03/2012
Cinco estrelasamei! *-* <3
21/05/2011
Quatro estrelasAchei a aula muito boa. Sou professora da mesma escola em que o Edson atua e aqui os trabalhos são realmente maravilhosos. Trabalhamos muito com as mídias e com projetos durante todo o ano letivo, já previamente planejados no início do ano. Nossos trabalhos são realizados por disciplina e interdisciplinares. Temos um projeto sobre meio ambiente que tem se tornado brilhante, é trabalhado desde 2008. Publicamos no nosso blog e no orkut: www.rosamath.blogspot.com e horta_escolar@hotmail.com
29/03/2011
Cinco estrelasvocês me ajudaram muito, encontrei o que eu queria para da uma sacudida nas minhas aulas. obrigada.
14/03/2011
Cinco estrelasAdorei, ainda sou aluna de graduação na UFU em Minas Gerais e estou participando de um projeto, o PIBID, onde terei que realizar uma atividade com os alunos sobre esse tema, e adorei suas aulas e os sites indicados...
13/03/2011
Quatro estrelasÓtima aula, proposta muito bem elaborada, principalmente na área de recusrsos didáticos. As sugestões de sites são excelentes.
28/01/2011
Quatro estrelasótima aula , muito criativa
20/01/2011
Três estrelasboa aula gostei
03/09/2010
Quatro estrelasExcelente e criativa, Parabens.
19/07/2010
Quatro estrelasMuito interessante e criativa, aqui em MG temos que seguir um tal de CBC (curriculo basico comum) e com essas aulas da pra dar uma visualizada melhor com os alunos sobre o tema e nao ficar apenas na teoria.
03/05/2010
Cinco estrelasMuito Bom! Parabéns!
14/04/2010
Cinco estrelasmuito criativo e ludico também, o projeto faz com que até os pupolos neófitos sejam projetados para um patamar de curiosidade até intrigante. além de ser divertido, é uma ficção da realidade, se podemos assim expressar
24/03/2010
Duas estrelasNão é preciso nem tomar conhecimento de toda a aula. Peço desculpas, mas o que os senhores estão descrevendo em JAVANÊS e não em português não é um EFEITO ESTUFA, é um efeito MICRO ONDAS. Efeito estufa, houve somente um na Terra, exterminou a vida e provocou mudanças na fauna flora etc. Este efeito que no momento está em andamento, modifica a vida na terra extermina algumas espécies de vida, mas não toda. Será que nenhum dos senhores viu alguma vez um fogão DAKO dos antigos?
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima, para quem não sabe nada sobre o meio ambiente e o efeito estufa, a aula serviu para informar e conscientizar,parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasgostei muito e queria ver sobre se o efeito estufa é benéfico na Terra?justifique.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa pretendo utilizar em minhas aulas.
24/03/2010
Cinco estrelaseu adorei essa aula eu estava ´recisando tanto se nao fosse esse video eu nao teria tirado a nota maior da sala e ainda por cima tive que aquentar a inveja dos outros por ter rirado a notar maior da sala de aula.Quem fez este video esta de parabens thau eu tenho que ir.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente, pretendo futuramente utliza-la em minhas aulas.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito didático, com certeza vou utilizar em minhas aulas, ótimo, obrigado.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a aula e muito completa.
24/03/2010
Cinco estrelasFiquei supressa com esta maravilha de conteudo de geografia, sou professora de geografia e trabalho com o ensino fundamental e médio na escola Rocha Leal. Para mim foi uma decoberta incrível agora posso procurar ajudar os meus alunos cada vez mais nas pesquisas sobre o aquecimento global pois tínhamos muita dificuldades encontrar-los os conteúdos agora tornou-se mais fácil para nós pesqisarmos na internet e em selecionar-los os conteúdos e criar slides para apresentação do mesmo.