Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Efeito Estufa

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
Sebastião Ivaldo Carneiro Portela
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM 02 DO GAMA

José Eduardo Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Descrever o efeito estufa; • Reconhecer o efeito estufa como natural e necessário a vida na Terra; • Relacionar o efeito estufa com aquecimento global; • Reconhecer os gases que contribuem para o agravamento do efeito estufa; • Relacionar o efeito estufa com o processo de absorção e reflexão da luz solar; • Identificar as ações humanas que contribuem para o agravamento e para amenizar o Efeito Estufa; • Reconhecer que a intensificação da emissão de gases do Efeito Estufa terá conseqüências para o Planeta e para a vida; • Avaliar a intervenção das atividades humanas sobre a intensificação do Efeito Estufa; • Fazer o balanço energético da energia que entra e sai da Terra na forma de radiação; • Identificar o efeito estufa no funcionamento de coletores solares.
Duração das atividades
2 hora-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Saber o que é radiação e onde podem ser produzidas; • Reconhecer conceitos como absorção, refração e reflexão da luz; • Saber caracterizar a radiação Infravermelho.
Estratégias e recursos da aula

Na primeira aula, solicite que os alunos acessem os endereços http://www.ambiente.sp.gov.br/proclima/efeito_estufa/gases_fontes.asp e http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/2001-efeito_estufa-quem_polui_mais.shtml e leiam os textos disponível. Com base na leitura, discuta com eles as seguintes questões:

1) Quais as principais ações humanas que contribuem para aumentar a concentração de gases estufa?
2) Quais são os principais gases que contribuem para o Efeito Estufa?
3) Quais são os 10 países maiores geradores de gases estufa? O que eles têm em comum? Quais motivos levam a emissão de elevada quantidade desses gases na atmosfera?
4) Dos gases que contribuem para o Efeito Estufa, o CO2 é o que tem o menor potencial para aquecer a atmosfera. Então porque esse gás é o que representa maior risco para o aquecimento global? Justifique.

Após o debate dos textos os alunos devem acessar http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1126_clima/page2.shtml. Neste site é possível ver em linhas gerais como ocorre o Efeito estufa. A figura abaixo representa uma parte dessa simulação:



Durante a simulação os alunos devem fazer no caderno um esquema( desenho) explicando como ocorre o efeito estufa. Devem também procurar respostas para as seguintes questões:

1) Depois de aquecida, qual tipo de radiação a terra emite para o espaço?
2) As moléculas dos gases estufa estão “direcionadas” para absorver qualquer tipo de radiação? Qual radiação preferencialmente elas absorvem? O que essa absorção representa do ponto de vista microscópico?
3) Do ponto de vista macroscópico o que se observa com absorção da radiação pelos gases estufa?

Na segunda aula, acessar http://www6.cptec.inpe.br/~grupoweb/Educacional/MACA_MAG/ e assistir aos vídeos “ Mudanças Climáticas Globais” e “O Efeito Estufa”. No caderno os alunos devem fazer um esquema representativo mostrando o balaço energ&eacu te;tic o da energia na forma de radiação que entra e que sai do Planeta.

A figura abaixo ilu stra uma cena do vídeo “O Efeito Estufa”:


 

 

 


Ainda no mesmo endereço os alunos devem acessar “ Mudanças Climáticas Antropogênicas”, Observações do Aquecimento Global” e “ Impacto no Brasil e no mundo” e fazer comentários escritos sobre as seguintes proposições:
1) O Efeito Estufa é um fenômeno natural necessário à manutenção da vida, sem o ele não haveria vida em nosso planeta, assim como ocorre em Marte.
2) As atividades humanas estão aumentando a concentração de CO2 na atmosfera.
3) O Brasil e o mundo sofrerão com o aumento do aquecimento da Terra.

 

(Clique para assistir)

(clique para assistir)

 

Cada um desses filmes duram em média 1 mim, portanto é possíveis assisti-los no período de u ma aula.
 

Atividades complementares:

Complementarmente a esta atividade é interessante que os alunos façam a experiência proposta em http://www6.cptec.inpe.br/~grupoweb/Educacional/MACA_MAG/ na seção “Experiência: Efeito Estufa”, essa atividade é muito interessante e permite ver como o efeito estufa pode ser usado em nosso benefício.

(Clique aqui para assistir)


Para compreender melhor as aplicações do Efeito Estufa, faça uma análise do funcionamento de um coletor solar com seus alunos. Existem vários sites de empresas e Organizações que trabalham com o objetivo de aproveita a energia proveniente do Sol. Vejam algumas dicas:

http://www.soletrol.com.br/educacional/comofunciona.php;
http://video.globo.com/Videos/Player/ Noticias/0,,GIM559074-7823-COLETORES+SOLARES,00.html;
http://www.aondevamos.eng.br/textos/texto04.htm;
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mudanças Ambientais Globais - Observações do Aquecimento Global Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Experiência - Efeito Estufa Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil Animação/simulação
Mudanças ambientais globais: o efeito estufa Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.ambiente.sp.gov.br/proclima/efeito_estufa/gases_fontes.asp ( este endereço disponibiliza um texto com tabelas com os principais gases estufa e suas características); http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/2001-efeito_estufa quem_polui_mais.shtml ( aqui pode-se ter acesso aos principais países poluidores da atmosfera segundo o relatório de Kyoto); http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/2001-efeito_estufa-como_ocorre.shtml ( neste endereço pode-se ter acesso a uma simulação do efeito estufa); http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1126_clima/page2.shtml ( este site apresenta uma simulação interativa que explica passo-a-passo o Efeito estufa); http://www6.cptec.inpe.br/~grupoweb/Educacional/MACA_MAG/ ( neste site pode-se assistir uma variedades de pequenos vídeos sobre o tema Aquecimento Global e suas conseqüências).
Avaliação
Identifique e comente com os alunos os pontos falhos e positivos dos esquemas (desenhos) elaborados para retratar o efeito estufa e o balanço energético das radiações que entram e que saem do Planeta. Avalie também a qualidade das respostas dadas pelos alunos ao comentarem as proposições sobre os vídeos assistidos e sobre as questões discutidas anteriormente.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 21 classificações

  • Cinco estrelas 11/21 - 52.38%
  • Quatro estrelas 8/21 - 38.1%
  • Três estrelas 1/21 - 4.76%
  • Duas estrelas 1/21 - 4.76%
  • Uma estrela 0/21 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • sergio yuri, ceb , Bahia - disse:
    sergioy300@hotmail.com

    12/09/2012

    Quatro estrelas

    ooooooooootttttttttttttttttttiiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  • lorinda, Colômbia - disse:
    lorinda.312@hotmail.com

    07/03/2012

    Cinco estrelas

    amei! *-* <3


  • Maria Rosa dos Santos, ESCOLA ESTADUAL SENADOR RUI PALMEIRA , Alagoas - disse:
    marosa_ntos@yahoo.com.br

    21/05/2011

    Quatro estrelas

    Achei a aula muito boa. Sou professora da mesma escola em que o Edson atua e aqui os trabalhos são realmente maravilhosos. Trabalhamos muito com as mídias e com projetos durante todo o ano letivo, já previamente planejados no início do ano. Nossos trabalhos são realizados por disciplina e interdisciplinares. Temos um projeto sobre meio ambiente que tem se tornado brilhante, é trabalhado desde 2008. Publicamos no nosso blog e no orkut: www.rosamath.blogspot.com e horta_escolar@hotmail.com


  • Ana Clara Vasconcelos, E E F M PROFª MARIETA SANTOS , Ceará - disse:
    clarinha3061@hotmail.com

    29/03/2011

    Cinco estrelas

    vocês me ajudaram muito, encontrei o que eu queria para da uma sacudida nas minhas aulas. obrigada.


  • MARIANA FERREIRA RIBEIRO, UFU , Minas Gerais - disse:
    marydfribeiro@hotmail.com

    14/03/2011

    Cinco estrelas

    Adorei, ainda sou aluna de graduação na UFU em Minas Gerais e estou participando de um projeto, o PIBID, onde terei que realizar uma atividade com os alunos sobre esse tema, e adorei suas aulas e os sites indicados...


  • Nathália Moraes Costa Siqueira, Escola Estadual João de Souza Gonçalves , Minas Gerais - disse:
    nathbot22@yahoo.com.br

    13/03/2011

    Quatro estrelas

    Ótima aula, proposta muito bem elaborada, principalmente na área de recusrsos didáticos. As sugestões de sites são excelentes.


  • leonardo alves barroso, EE SANTOS BARROSO , Minas Gerais - disse:
    leonardoalves19781978@hotmail.com

    28/01/2011

    Quatro estrelas

    ótima aula , muito criativa


  • JERONIMO AGUIAR DA CUNHA, EDSON CORREA EEFM , Ceará - disse:
    aguiarnc@hotmail.com

    20/01/2011

    Três estrelas

    boa aula gostei


  • Anonio Vieira Paiva, CEM 12 DE CEILANDIA , Distrito Federal - disse:
    tonilindao@gmail.com

    03/09/2010

    Quatro estrelas

    Excelente e criativa, Parabens.


  • GETULIO FERNANDES DA SILVA, EE ALBERTO AZEVEDO , Minas Gerais - disse:
    GETULIOFS@GMAIL.COM

    19/07/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante e criativa, aqui em MG temos que seguir um tal de CBC (curriculo basico comum) e com essas aulas da pra dar uma visualizada melhor com os alunos sobre o tema e nao ficar apenas na teoria.


  • Leandro, PUC RS , Rio Grande do Sul - disse:
    chileno7@hotmail.com

    03/05/2010

    Cinco estrelas

    Muito Bom! Parabéns!


  • DANIEL PAULO CABRERA, EEEFM MIGRANTES , Rondônia - disse:
    profcabrera@gmail.com

    14/04/2010

    Cinco estrelas

    muito criativo e ludico também, o projeto faz com que até os pupolos neófitos sejam projetados para um patamar de curiosidade até intrigante. além de ser divertido, é uma ficção da realidade, se podemos assim expressar


  • Carlos Gomes Pires, Pessoal- escritor , São Paulo - disse:
    carlos.gomes.pires@hotmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Não é preciso nem tomar conhecimento de toda a aula. Peço desculpas, mas o que os senhores estão descrevendo em JAVANÊS e não em português não é um EFEITO ESTUFA, é um efeito MICRO ONDAS. Efeito estufa, houve somente um na Terra, exterminou a vida e provocou mudanças na fauna flora etc. Este efeito que no momento está em andamento, modifica a vida na terra extermina algumas espécies de vida, mas não toda. Será que nenhum dos senhores viu alguma vez um fogão DAKO dos antigos?


  • Sirlene Pereira dos Anjos, COLEGIO COC , Goiás - disse:
    sirlene.anjos@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima, para quem não sabe nada sobre o meio ambiente e o efeito estufa, a aula serviu para informar e conscientizar,parabéns!


  • anne karoline, ???? , Minas Gerais - disse:
    pannekaroline@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito e queria ver sobre se o efeito estufa é benéfico na Terra?justifique.


  • danielle de matos vitor, EEEFM HEITOR VILLA LOBOS , Rondônia - disse:
    danyelle-matos@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa pretendo utilizar em minhas aulas.


  • thielly batista, colegio estadual otoniel da cunha , Goiás - disse:
    thiellysucesso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    eu adorei essa aula eu estava ´recisando tanto se nao fosse esse video eu nao teria tirado a nota maior da sala e ainda por cima tive que aquentar a inveja dos outros por ter rirado a notar maior da sala de aula.Quem fez este video esta de parabens thau eu tenho que ir.


  • FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA, EEFM DONA ANTONIA LINDALVA DE MORAIS , Ceará - disse:
    pfivanildo@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente, pretendo futuramente utliza-la em minhas aulas.


  • washington cardoso, C.E. CEL SERRADO , Rio de Janeiro - disse:
    profosto@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito didático, com certeza vou utilizar em minhas aulas, ótimo, obrigado.


  • Rodrigo Salvadori Baptista do Carmo, ESCOLA ESPACO LIVRE , São Paulo - disse:
    rodrigoganso@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula e muito completa.


  • Ester do Nascimento Moura, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Rocha Leal" , Rondônia - disse:
    estermoura_1@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Fiquei supressa com esta maravilha de conteudo de geografia, sou professora de geografia e trabalho com o ensino fundamental e médio na escola Rocha Leal. Para mim foi uma decoberta incrível agora posso procurar ajudar os meus alunos cada vez mais nas pesquisas sobre o aquecimento global pois tínhamos muita dificuldades encontrar-los os conteúdos agora tornou-se mais fácil para nós pesqisarmos na internet e em selecionar-los os conteúdos e criar slides para apresentação do mesmo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.