Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


NO MUNDO DOS QUADRINHOS

 

01/02/2010

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA MARIA
imagem do usuário

OLINDA - PE ESCOLA CORONEL JOSE DOMINGOS DA SILVA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apreender as especificidades e características das histórias em quadrinhos; Produzir histórias em quadrinhos, utilizando estratégias de planejamento, rascunho, revisão e edição; Respeitar os colegas, evitando uso dos apelidos; Conhecer a variedade linguística do português; Identificar características das áreas rural e urbana.

Duração das atividades
16 aulas com 50 minutos cada aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

• APRESENTAÇÃO: Exploração de revistas em quadrinhos a partir das quais se conduz a criança a apreender suas características. É importante oferecer várias histórias para que os alunos possam manuseá-las e ler de acordo com as suas preferências. Nesse momento, os alunos que não dominam totalmente a leitura podem fazer a relação entre as figuras e o texto correspondente, já que os quadrinhos passam a ideia do que acontece na história. Levantar questionamentos como: Você costuma ler as revistas em quadrinhos? O que você acha das histórias? Quais informações as capas mostram? Quais cuidados devemos ter ao manusear as revistas?
• VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS: Ler histórias do Chico Bento e motivar os alunos a perceberem algumas palavras usadas por ele. Deixar claro que as pessoas das áreas rurais têm formas e expressões próprias, podendo falar de maneira diferente da população da área urbana e que essa variedade ocorre devido ao grau de escolaridade, região onde mora, situação comunicativa, idade, etc. é preciso lembrar que todos merecem respeito, independente da maneira como falam. Solicitar que os alunos pesquisem as palavras típicas que o Chico Bento e os amigos dele falam. Em seguida, listar essas palavras e associá-las à forma urbana. Ex.: fiotinho/filhotinho, fio/filho, homi/homem, paia/palha, falo/falou, oia/olha, ropa/roupa, mora/morar... Seria interessante também, abordar características das áreas rural e urbana, a partir da observação do ambiente onde se passa a história do Chico Bento ( área rural ) e com histórias de outros personagens, fotos e/ou observação da região em que vive ( caso seja na área urbana ). Montar um painel com desenhos dos alunos da área rural e área urbana.
• TRABALHANDO OS APELIDOS: Ler uma história da personagem Mônica; Perceber que a menina, nos quadrinhos, tem os apelidos de baixinha, dentuça e gorducha. Levantar os seguintes questionamentos para debate com a turma: Como você acha que uma pessoa se sente ao receber um apelido ruim? Ao ler as histórias, qual sentimento você observa que é despertado na Mônica ao receber o apelido? Como você fica quando alguém coloca um apelido em você? Como devemos agir para viver bem com nossos colegas?
• ALIMENTOS: Selecionar uma história da Magali e ler para os alunos; Tendo em vista que, na maioria das vezes, a Magali aparece consumindo algum alimento, observar os que ela mais gosta. Apresentar os desenhos desses alimentos para que as crianças classifiquem, de acordo com o gosto, como GOSTO ou NÃO GOSTO. É importante mostrar os desenhos porque os alunos escrevem a palavra correspondente, trabalhando a escrita. Em seguida, trabalhar a definição e a importância de uma alimentação saudável para o nosso corpo.
• OFICINA DE PRODUÇÃO DE TEXTO: Solicitar que os alunos produzam um texto sobre o personagem de histórias em quadrinhos favorito. Cada aluno fica livre para escrever sobre o personagem que mais gostar. Como sugestão, o professor pode solicitar que no texto deve conter: quem é o personagem preferido, quais as características dele, o que mais gosta de fazer...
• RECONTO: Ler com os alunos a história da Chapeuzinho Vermelho. Pedir para que eles recontem a história, com personagens, cenas e falas, produzindo uma história em quadrinhos. Para isso, o professor pode entregar uma folha xerocada com os espaços dos quadrinhos (cinco ou seis cenas) e os alunos desenham os personagens e as falas.

Avaliação

Sugerimos os seguintes critérios a serem observados pelo professor para avaliação:
• Participação efetiva nas discussões e reflexões;
• Empenho na pesquisa de palavras para atividade de variações linguísticas;
• Criatividade na elaboração da história em quadrinhos, bem como perceber se o aluno: estabeleceu uma seqüência coerente na história, desenhou os personagens e escreveu as falas legíveis dentro dos balões.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 1/5 - 20%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Helena, Colégio São Francisco , São Paulo - disse:
    mariah@bol.com.br

    22/04/2012

    Uma estrela

    O tema da aula é muito bom, mas o desenvolvimento está muito ruim. ficou muito superficial e desorganizado a exposição dos conteúdos e estratégias. Que material usar? qual quadrinho foi utilizado? entre outros...


  • Saihonara Diogo, Escola Construindo o 2000 , Pernambuco - disse:
    biancadiogo123@hotmail.com

    24/03/2011

    Cinco estrelas

    É bom saber que hoje temos a internet para poder aprimorar nossos conhecimentos como docente ...e Pessoas como Claudia Maria que compartilha suas experiências com outros!Obrigada Claudia.


  • silvia, Colegio Estadual Constança Soares Teixeira , Rio de Janeiro - disse:
    silvia33correa@gmail.com

    27/07/2010

    Cinco estrelas

    Mt boa a aula!!!!!!!!!


  • Jonsivone Farias de Sampaio, Residêncial , Ceará - disse:
    jonsivone@hotmail.com

    02/04/2010

    Cinco estrelas

    Uma excelente sugestão de aulas


  • Ana Sofia, I.E.A.N. , Rio Grande do Sul - disse:
    anasf@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Aula muito bem estruturada e interdisciplinar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.