Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contagem

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Efetuar a contagem de objetos
Duração das atividades
Uma aula de 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula


                Professor, a construção do conceito de número pela criança envolve que este seja capaz de estabelecer certas relações entre elementos de coleções de objetos. Entre elas estão:

  •  Fazer correspondência uma a um;
  • Classificação – agrupar segundo um critério;
  • Comparação – estabelecer semelhanças e diferenças;
  • Seqüenciação – suceder um objeto ao outro;
  • Ordenação –colocar em ordem segundo um critério;
  • Inclusão – perceber que o um está no dois, o dois no três, o três no quatro, etc.;
  • Conservação de quantidade - reconhecer que o número de elementos de um conjunto não varia, quaisquer que sejam as maneiras como se agrupam esses elementos.

               Durante esta sugestão de aula os alunos irão estabelecer algumas destas relações explorando as imagens e fazendo as atividades sugeridas no sítio da Fazenda RIVED.
               Para isso professor leve seus alunos ao laboratório de informática, depois de acomodados, oriente-os a acessarem o sítio da “Fazenda RIVED” através do link: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/matematica/fazenda/mat1_ativ1.swf, trata-se de uma animação com diversas situações que podem ser exploradas.
               Aparecerão as telas de apresentação e em seguida, a tela principal da aplicação, conforme figura abaixo:
 

               Antes de explorar as imagens pergunte aos alunos se já foram em uma fazenda, que tipos de animais vivem na fazenda, etc.
               Professor, procure passar o mouse sobre a tela, sem clicar nas imagens, e converse com seus alunos sobre o que pode ser cada um dos seguintes ambientes:
 

Curral
  Casa de Campo
  Galinheiro
  Cercado menor
  Cercado maior
  Pomar com suas árvores frutíferas
  Celeiro

               Procure explorar a tela fazendo alguns questionamentos a seus alunos, do tipo:

  • Quantos porcos há nesta tela?
  • Quantas vacas há na tela?
  • Quantas ovelhas há nesta tela?
  • Quantos cavalos há nesta tela?
  • Quantos pintinhos existem na tela?
  • Questione a eles: há mais vacas ou porcos?
  • Questione a eles: há mais vacas ou ovelhas?
  • Quantas árvores do tipo  existem na tela?
  • Tem mais árvores do tipo  ou árvores frutíferas do pomar. Tem menos ou tem a mesma quantidade?
     

           Peça a eles que movam o mouse e cliquem na tela do computador na região do galinheiro mostrada na figura abaixo:

                 Professor, pergunte a seus alunos quantos ovos quebrados existentes nos ninhos para que eles tenham a noção de quantos pintinhos devem procurar no galinheiro. Mostre como mover cada uma das peças do galinheiro para encontrar os pintinhos. Eles devem clicar no botão esquerdo do mouse sobre o objeto e arrastar. Para verificar se encontraram todos os pintinhos eles podem fazer a correspondência um a um relacionando cada pintinho encontrado com cada ovo quebrado. Os alunos também podem fazer um registro escrito fazendo corresponder um traço em uma folha de papel para cada pintinho que encontrarem. Depois eles verificam se o número de traços corresponde ao número de ovos quebrados. Observe os diferentes registros feitos pelas crianças. Isto ajudará a perceber algumas habilidades dos seus alunos que são necessárias a construção do conceito de número.
              Agora Professor, oriente seus alunos a moverem o mouse e clicarem na região do cercado mostrado na figura abaixo:
 

               Coloque para os alunos a seguinte situação. Um cavalo quebrou a cerca e fugiu. Além do cavalo que quebrou a cerca quantos animais fugiram? A cada animal que sai do curral, eles poderão clicar na imagem  para poder fazer a correspondência das bolinhas que aparecem com cada animal que fugiu. Caso alguns alunos errem na contagem peça que contem os animais que fugiram na tela que aparece após clicarem no botão “pronto”. Peça que cliquem na seta   façam mais atividades.

               Professor, procure observar os procedimentos e as ações dos seus alunos em sala para avaliação.
 

Recursos Complementares
http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/matematica/fazenda/mat1_ativ1.swf – animação em flash.
Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante as atividades desenvolvidas na aula, observando a participação dos alunos nas discussões, na atividade de consolidação dos conhecimentos e na retomada da resolução da situação problema.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 42 classificações

  • Cinco estrelas 19/42 - 45.24%
  • Quatro estrelas 15/42 - 35.71%
  • Três estrelas 7/42 - 16.67%
  • Duas estrelas 1/42 - 2.38%
  • Uma estrela 0/42 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Cristina, cefapro , Mato Grosso - disse:
    crisbertinetti@yahoo.com.br

    16/10/2012

    Cinco estrelas

    atividade bem bolada


  • risia, creche bom jesus , Bahia - disse:
    mararisia@yahoo.com.br

    10/07/2012

    Cinco estrelas

    muito interessante,adorei..parabéns!


  • Maria Eunice , EEEFM. Profª Francisca Fonseca Matias , Paraíba - disse:
    eunicealmeida98@hotmail.com

    30/10/2011

    Quatro estrelas

    Percebi que facilta muito o trabalho do professor e faz com que o mesmo fuja da rotina. Quanto ao aluno: aumenta a sua participação nas aulas e cresce junto um maior desempenho nas atividades propostas pelo professor.


  • Luiz Odivaldo Sales Pena, Secretaria Municipal de Educação de SENADOR JOSE PORFIRIO , Pará - disse:
    luizpena10@gmail.com

    03/05/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, pena que em nosso município ainda não possamos trabalhar com o uso da internet.


  • francicleia araujo bezerra, EMEF EUFLAUDIZIA RODRIGUES , Paraíba - disse:
    fran.ci.cleia@hotmail.com

    10/12/2010

    Quatro estrelas

    É uma boa opção de aula, pois sai da rotina de livros e cadernos e parte para uma aula diferente explorando a parte lúdica da criança, além de ser uma aula criativa e de fácil aprendizagem. Parabéns!!!


  • Juliana Pereira Coutinho Pitta, Universidade Estácio de Sá , Rio de Janeiro - disse:
    julianapitta-icm@bol.com.br

    12/06/2010

    Cinco estrelas

    Achei maravilhoso,muito educativo.


  • Patricia Teixeira da Silva, Universidade Estácio de Sá , Rio de Janeiro - disse:
    patriciatsilva2006@ig.com.br

    10/05/2010

    Três estrelas

    Poderia em alguns itens ser melhor aproveitado!


  • Taíse Gonçalves, Estácio de Sá , Rio de Janeiro - disse:
    taisebm@ig.com.br

    09/05/2010

    Cinco estrelas

    A achei fantástica! Trabalhando, mutuamente o lado lúdico e concreto da criança. Além dos desenhos serem feitos de forma simples e bonita, de fácil identificação. É uma bela forma de aprender e reter esse aprendizado!


  • Marcely Mesquita, ESTACIO DE SA , Rio de Janeiro - disse:
    mesquitinha.nikit@hotmail.com

    28/04/2010

    Cinco estrelas

    Boa alternativa de aula. Estimula o ludico e ao mesmo tempo que trabalha o concreto e a coordenação motora. Otima oportunidade de sair da rotina das aulas, quadro-giz e papel os quais os alunos são submetidos quase sempre durante aquisição de novos conhecimentos. Funcionaria melhor se houvesse , um nº significativo de computadores, para que todos tivessem acesso a atividade proposta. Uma maneira suave de aprendizagem de uma disciplina que geralmente as crianças não se sentem a vontade. Parabens


  • Marcely Mesquita, Universidade Estacio de Sa. , Rio de Janeiro - disse:
    mesquitinha.nikit@hotmail.com

    28/04/2010

    Cinco estrelas

    Muito legal a sugestão! Sair da rotina das folhas copiadas e coladas no caderninho, explicação quadro-giz, para ter contato com a parte ludica e ao mesmo tempo concreta.Possibilitando ao aluno oportunidade de ter contato associado a momentos prazeiros de raciocinio logico. Diversão e aprendizagem. As crianças não esquecem!E aprendem pra valer!!!!! Em muitos momentos faz um bem!!!!!


  • LUCIANA DE JESUS MENDES DOS SANTOS, EM GOV CHAGAS RODRIGUES , Piauí - disse:
    lucianamendessantosjesus2010@gmail.com

    21/04/2010

    Três estrelas

    Gostei da aula mais faltou alguns detalhes que poderiam ser explorados.


  • Maria José da Silva Cardoso Ramos, EM PREF. ALVARO BRANDAO , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjosicardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula interessante e trabalhei com meus alunos. Os resultados foram satisfatórios. Adquiriram habilidades do conceito de contagem. Voce está de parabéns. Precisamos inovar nosss práticas sempre. Abraços.


  • Leidimar Sabino Cardoso de Melo, CEF 04 DE PLANALTINA , Distrito Federal - disse:
    leidisc@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! sua aula está excelente!Criativa e interessante.


  • isabel fernandes santos de castro, e.m.e.f.dona antonieta m. camargo , Mato Grosso - disse:
    isabel.castro13@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    olha esta aula é muito criativa minha turma se empolgoumuitissimo por ela adorei parabens.


  • Renato Gomes Machado, Secretaria Municipal de Educação de FORMOSA , Goiás - disse:
    re.nato.farinha@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente e motivadora, pois a criança encara a situação de contagem como uma brincadeira e isso aproxima as operações concretas das abstratas.


  • Aparecida, APAE, e E E PERI MARTINS Bataguassu MS , São Paulo - disse:
    ferwica@itelefonica.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Me desculpe pelo erro de português. Excelente e não exelente Gostei muito dessa sugestão de aula, porque além dela trabalhar contagem com um recurso visual e interativo que agrada as crianças e até os adultos. Além da contagem dá para explorar muitas situações de aprendizagem como gráfico referente as quantidades, escritas dos elementos destacados , natureza, tipos de moradia (pessoas e animais) comparação campo /cidade, produção textual, meios de reprodução etc.


  • Raimundo Mizael Gonçalves da Luz., E M E F AGRICOLA DR EDGAR DE SOUZA CORDEIRO , Pará - disse:
    m.iimaatyluz@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    É muito importante e bem criativa a aula mensionada, porém isso só será possivel se na escola em que formos aplicar a metodologia utilizada houver disponibilidade de tantas máquinas quantos alunos. Aula excelente para trabalhar, matemática, geografia, preservação do meio ambiente e ciências na faixa curricular de 5ª à 8ª série.


  • solange aparecida damasco marins, C.E. PROFº DYRCEU RODRIGUES DA COSTA , Rio de Janeiro - disse:
    marinssolange@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Aula atrativa. Na brincadeira, a Matemática vai sendo apreciada pelos alunos, rompendo barreiras...


  • Amelia dos Santos Albuquerque, EEEF PROF REGINA BANHOS PAIXAO , Espírito Santo - disse:
    aameliadossantos@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Minha opnião é uma execelente aula, que estimula os alunos a pensarem.


  • Helio Claudio Freitas dos Santos, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO ALFREDO MACHADO , Ceará - disse:
    hclaudio2009@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula é de ótima qualidade principalmente pelo dinamismo e também veracidade das coisas, pois está trabalhando com o concreto.


  • Dinelma Carvalho Peres, Escola Barão do Tapajós , Pará - disse:
    dinelmacp@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Acheias sugestões interessant.


  • Anelise dos Anjos, ESC MUN ENS FUN PAULO FREIRE , Rio Grande do Sul - disse:
    a.a_bage@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Que aula marvilhosa, uma aula totalmente interativa. Parabéns!!


  • Cícero André Alves dos Santos, ESCOLA SERRA DE SAO JOSE , Alagoas - disse:
    ciceroandrealvesdossantos@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A metodologia utilizada,favorece muito o entendimento.


  • Dilza Valerio, Drº Inácio de Sousa Moita , Pará - disse:
    dilza_valero@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula é bem interessante ja que podemos utiliza-la em várias disciplinas.Parabéns


  • Argemiro Paulino dos Santos, EEEFM ANA MONTEIRO DE PAIVA , Espírito Santo - disse:
    argemiropaulino@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito aula, achei a metodologia aplicada ótima.Parabéns


  • Tersinha de Jesus Faria, EEB PROF TANIA MARA F E SILVA LOCKS , Santa Catarina - disse:
    terejfaria@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Trabalho na sala de Informática e os alunos adoram as atividades sugeridas no sítio da Fazenda Rived


  • Sirlete Silva de Azambuja, ESC MUN ENS FUN PEDRO CARLOS PEIXOTO PRIMO , Rio Grande do Sul - disse:
    sirletesilvaazambuja@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão é bem criativa e chama a atenção dos alunos.


  • Gautama Silva dos Santos, UI 31 DE MARCO , Maranhão - disse:
    gautamass@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótimo. O professor C. Alberto estar de parabéns pela utilização do laboratório de informática em suas aulas de MTM. Valeu!!!


  • Celia Afonco Rocha de Camargo, EEEFM NILSON SILVA , Rondônia - disse:
    celiaafoncocamargo@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    maravilhosa,dinâmica, criativa,os alunos precisam interagir com o mundo virtual em novas descobertas.


  • Juraci de Carvalho, E.E.E. Médio Pres. Afonso Pena , Rio Grande do Sul - disse:
    jucarvalho@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei interessante esta aula. Possibilita ao aluno dos anos iniciais interagir de forna lúdica com a contagem e ao mesmo tempo atraente e divertida.


  • Marcia P. Chereghini , Estacio de Sá , Rio de Janeiro - disse:
    marciachereghi@gmeil.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula é muita interessante e criativa. Acredito que trabalhe com a motivação dos alunos. E isso é importante e relevante para o aprendizado deles. Parabens!


  • Rosa Maria Oliveira Teixeira de Vasconcelos, PREF MUN DE RECIFE , Pernambuco - disse:
    rosa_vasconcelos@uol.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito interessante esta atividade! As crianças aprendem conceitos matemáticos essenciais a construção do conceito de número: contagem, noção de maior/menor, agrupamento, seqüencia, entre outros. A voz possibilita que os menores também utilizem o software já que ainda não conseguem ler. Muito animado e criativo. Ideal para trabalhar com crianças em fase de alfabetização matemática.


  • Andreia Pereira Escarião Tomasi, NTE - RIO VERDE , Goiás - disse:
    andreia_tomasi@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Trabalho no Núcleo Tecnológico Educacional de Rio Verde e procuro sempre que preciso novidades para trabalhar com os professores.


  • carlos henrique sousa silva, UI ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE , Maranhão - disse:
    carmatematica.@gmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    gostei muito é proveitosa uma aula nesta metodologia pois vivemos no mundo informatizado.


  • Aparecida, E.E. Peri Martins , São Paulo - disse:
    ferwica@itelefonica.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    exelente


  • Delson Oba, EE 13 DE MAIO , Mato Grosso do Sul - disse:
    delsonoba@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei o máximo esta aula.


  • Iracena Gonçalves Dias, COL EST PE NESTOR MARANHAO ARZOLA , Goiás - disse:
    igdpoeta@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Execelente


  • José Maria Moreira Barros, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO ALFREDO MACHADO , Ceará - disse:
    zemmbarros@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    A aula ora em tela é bem elaborada, pois além de trabalha com elementos perfeitamente conhecido do nossos alunos,traz uma simples resenha sobre a contagem, porém ao misturar as espécie de animais pode de maneira suscita ludibriar o aluno, portanto creio que se o tema fosse abordado com animais de mesma espécie o resultado seria melhor. Contudo a vídeo aula é de bom gosto.


  • Maiko Willian Coutinho, CAMILO SAHADE , São Paulo - disse:
    maikowc@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante sua aula, além de ser muito potencial, é prazerosa e divertida.


  • Diocilene Guimaraes Cezario, E M E F MARIA DE LOURDES ALMEIDA , Pará - disse:
    diocilenestm30@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito legal essa sua metodologia


  • Raquel Canazza de Macedo, EE PRES. TANCREDO NEVES , Mato Grosso do Sul - disse:
    raquelcanazza@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Amei seu trabalho parabens


  • Maelson Fernandes da Silva, EEPSG PROF ZELIA COSTA DE ALMEIDA , Mato Grosso - disse:
    tatymfs@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito dessa aula. Principalmente para trabalhar com alunos das séries iniciais


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.