16/06/2008
Maria Terezinha Gaspar
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Professor, a construção do conceito de número pela criança envolve que este seja capaz de estabelecer certas relações entre elementos de coleções de objetos. Entre elas estão:
Durante esta sugestão de aula os alunos irão estabelecer algumas destas relações explorando as imagens e fazendo as atividades sugeridas no sítio da Fazenda RIVED.
Para isso professor leve seus alunos ao laboratório de informática, depois de acomodados, oriente-os a acessarem o sítio da “Fazenda RIVED” através do link: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/matematica/fazenda/mat1_ativ1.swf, trata-se de uma animação com diversas situações que podem ser exploradas.
Aparecerão as telas de apresentação e em seguida, a tela principal da aplicação, conforme figura abaixo:
Antes de explorar as imagens pergunte aos alunos se já foram em uma fazenda, que tipos de animais vivem na fazenda, etc.
Professor, procure passar o mouse sobre a tela, sem clicar nas imagens, e converse com seus alunos sobre o que pode ser cada um dos seguintes ambientes:
Curral | |
Casa de Campo | |
Galinheiro | |
Cercado menor | |
Cercado maior | |
Pomar com suas árvores frutíferas | |
Celeiro |
Procure explorar a tela fazendo alguns questionamentos a seus alunos, do tipo:
Peça a eles que movam o mouse e cliquem na tela do computador na região do galinheiro mostrada na figura abaixo:
Professor, pergunte a seus alunos quantos ovos quebrados existentes nos ninhos para que eles tenham a noção de quantos pintinhos devem procurar no galinheiro. Mostre como mover cada uma das peças do galinheiro para encontrar os pintinhos. Eles devem clicar no botão esquerdo do mouse sobre o objeto e arrastar. Para verificar se encontraram todos os pintinhos eles podem fazer a correspondência um a um relacionando cada pintinho encontrado com cada ovo quebrado. Os alunos também podem fazer um registro escrito fazendo corresponder um traço em uma folha de papel para cada pintinho que encontrarem. Depois eles verificam se o número de traços corresponde ao número de ovos quebrados. Observe os diferentes registros feitos pelas crianças. Isto ajudará a perceber algumas habilidades dos seus alunos que são necessárias a construção do conceito de número.
Agora Professor, oriente seus alunos a moverem o mouse e clicarem na região do cercado mostrado na figura abaixo:
Coloque para os alunos a seguinte situação. Um cavalo quebrou a cerca e fugiu. Além do cavalo que quebrou a cerca quantos animais fugiram? A cada animal que sai do curral, eles poderão clicar na imagem para poder fazer a correspondência das bolinhas que aparecem com cada animal que fugiu. Caso alguns alunos errem na contagem peça que contem os animais que fugiram na tela que aparece após clicarem no botão “pronto”. Peça que cliquem na seta façam mais atividades.
Professor, procure observar os procedimentos e as ações dos seus alunos em sala para avaliação.
Quatro estrelas 42 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/10/2012
Cinco estrelasatividade bem bolada
10/07/2012
Cinco estrelasmuito interessante,adorei..parabéns!
30/10/2011
Quatro estrelasPercebi que facilta muito o trabalho do professor e faz com que o mesmo fuja da rotina. Quanto ao aluno: aumenta a sua participação nas aulas e cresce junto um maior desempenho nas atividades propostas pelo professor.
03/05/2011
Quatro estrelasGostei muito da aula, pena que em nosso município ainda não possamos trabalhar com o uso da internet.
10/12/2010
Quatro estrelasÉ uma boa opção de aula, pois sai da rotina de livros e cadernos e parte para uma aula diferente explorando a parte lúdica da criança, além de ser uma aula criativa e de fácil aprendizagem. Parabéns!!!
12/06/2010
Cinco estrelasAchei maravilhoso,muito educativo.
10/05/2010
Três estrelasPoderia em alguns itens ser melhor aproveitado!
09/05/2010
Cinco estrelasA achei fantástica! Trabalhando, mutuamente o lado lúdico e concreto da criança. Além dos desenhos serem feitos de forma simples e bonita, de fácil identificação. É uma bela forma de aprender e reter esse aprendizado!
28/04/2010
Cinco estrelasBoa alternativa de aula. Estimula o ludico e ao mesmo tempo que trabalha o concreto e a coordenação motora. Otima oportunidade de sair da rotina das aulas, quadro-giz e papel os quais os alunos são submetidos quase sempre durante aquisição de novos conhecimentos. Funcionaria melhor se houvesse , um nº significativo de computadores, para que todos tivessem acesso a atividade proposta. Uma maneira suave de aprendizagem de uma disciplina que geralmente as crianças não se sentem a vontade. Parabens
28/04/2010
Cinco estrelasMuito legal a sugestão! Sair da rotina das folhas copiadas e coladas no caderninho, explicação quadro-giz, para ter contato com a parte ludica e ao mesmo tempo concreta.Possibilitando ao aluno oportunidade de ter contato associado a momentos prazeiros de raciocinio logico. Diversão e aprendizagem. As crianças não esquecem!E aprendem pra valer!!!!! Em muitos momentos faz um bem!!!!!
21/04/2010
Três estrelasGostei da aula mais faltou alguns detalhes que poderiam ser explorados.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a aula interessante e trabalhei com meus alunos. Os resultados foram satisfatórios. Adquiriram habilidades do conceito de contagem. Voce está de parabéns. Precisamos inovar nosss práticas sempre. Abraços.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! sua aula está excelente!Criativa e interessante.
24/03/2010
Quatro estrelasolha esta aula é muito criativa minha turma se empolgoumuitissimo por ela adorei parabens.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente e motivadora, pois a criança encara a situação de contagem como uma brincadeira e isso aproxima as operações concretas das abstratas.
24/03/2010
Cinco estrelasMe desculpe pelo erro de português. Excelente e não exelente Gostei muito dessa sugestão de aula, porque além dela trabalhar contagem com um recurso visual e interativo que agrada as crianças e até os adultos. Além da contagem dá para explorar muitas situações de aprendizagem como gráfico referente as quantidades, escritas dos elementos destacados , natureza, tipos de moradia (pessoas e animais) comparação campo /cidade, produção textual, meios de reprodução etc.
24/03/2010
Três estrelasÉ muito importante e bem criativa a aula mensionada, porém isso só será possivel se na escola em que formos aplicar a metodologia utilizada houver disponibilidade de tantas máquinas quantos alunos. Aula excelente para trabalhar, matemática, geografia, preservação do meio ambiente e ciências na faixa curricular de 5ª à 8ª série.
24/03/2010
Quatro estrelasAula atrativa. Na brincadeira, a Matemática vai sendo apreciada pelos alunos, rompendo barreiras...
24/03/2010
Cinco estrelasMinha opnião é uma execelente aula, que estimula os alunos a pensarem.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula é de ótima qualidade principalmente pelo dinamismo e também veracidade das coisas, pois está trabalhando com o concreto.
24/03/2010
Quatro estrelasAcheias sugestões interessant.
24/03/2010
Três estrelasQue aula marvilhosa, uma aula totalmente interativa. Parabéns!!
24/03/2010
Quatro estrelasA metodologia utilizada,favorece muito o entendimento.
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula é bem interessante ja que podemos utiliza-la em várias disciplinas.Parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito aula, achei a metodologia aplicada ótima.Parabéns
24/03/2010
Três estrelasTrabalho na sala de Informática e os alunos adoram as atividades sugeridas no sítio da Fazenda Rived
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão é bem criativa e chama a atenção dos alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtimo. O professor C. Alberto estar de parabéns pela utilização do laboratório de informática em suas aulas de MTM. Valeu!!!
24/03/2010
Cinco estrelasmaravilhosa,dinâmica, criativa,os alunos precisam interagir com o mundo virtual em novas descobertas.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei interessante esta aula. Possibilita ao aluno dos anos iniciais interagir de forna lúdica com a contagem e ao mesmo tempo atraente e divertida.
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula é muita interessante e criativa. Acredito que trabalhe com a motivação dos alunos. E isso é importante e relevante para o aprendizado deles. Parabens!
24/03/2010
Três estrelasMuito interessante esta atividade! As crianças aprendem conceitos matemáticos essenciais a construção do conceito de número: contagem, noção de maior/menor, agrupamento, seqüencia, entre outros. A voz possibilita que os menores também utilizem o software já que ainda não conseguem ler. Muito animado e criativo. Ideal para trabalhar com crianças em fase de alfabetização matemática.
24/03/2010
Quatro estrelasTrabalho no Núcleo Tecnológico Educacional de Rio Verde e procuro sempre que preciso novidades para trabalhar com os professores.
24/03/2010
Duas estrelasgostei muito é proveitosa uma aula nesta metodologia pois vivemos no mundo informatizado.
24/03/2010
Cinco estrelasexelente
24/03/2010
Quatro estrelasAchei o máximo esta aula.
24/03/2010
Cinco estrelasExecelente
24/03/2010
Três estrelasA aula ora em tela é bem elaborada, pois além de trabalha com elementos perfeitamente conhecido do nossos alunos,traz uma simples resenha sobre a contagem, porém ao misturar as espécie de animais pode de maneira suscita ludibriar o aluno, portanto creio que se o tema fosse abordado com animais de mesma espécie o resultado seria melhor. Contudo a vídeo aula é de bom gosto.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante sua aula, além de ser muito potencial, é prazerosa e divertida.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito legal essa sua metodologia
24/03/2010
Quatro estrelasAmei seu trabalho parabens
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito dessa aula. Principalmente para trabalhar com alunos das séries iniciais