06/03/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Natureza cíclica da Natureza |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
1) FASES DA LUA
Professor pergunte aos alunos se eles já observaram as fases da lua. Quantas são? Em que intervalo de tempo elas ocorrem? Como é que elas acontecem?
Mostre esta animação aos alunos para que eles visualizem de que maneira ocorrem as fases lunares.
http://www.ioncmaste.ca/homepage/resources/web_resources/CSA_Astro/files/content/multimedia/unit3/phases_moon/phases_moon.html
Como tarefa complementar peça aos alunos para anotarem (ou fotografarem) a lua durante um mês. Comece alguns dias depois da lua nova. Para isto pegue um calendário e observe quando será o dia em que a lua estará na fase nova. Instrua os alunos para desenharem ou fotografarem a lua (caso esteja visível) na noite por você indicada. Fale para os alunos observarem que a parte iluminada da lua está voltada para o Sol. Peça aos alunos para observarem o por do sol, o aparecer das primeiras estrelas e o local no céu que a lua vai aparecer. Também os instrua a anotar em que hora a lua começa a aparecer. Eles deverão repetir este procedimento a cada três noites. Após o período de observação, leve os alunos novamente para o laboratório de informática para a finalização do relatório, com as datas, desenhos ou fotografias e toda anotação pertinente ao tema.
Se o professor desejar saber mais sobre a lua e astronomia, sugerimos esta página, com histórias interessantes e curiosidades sobre o tema. http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/ao-professor.html#histapre
2) MARÉ ALTA E MARÉ BAIXA
Nem todos os alunos têm a chance de ir à praia (em cidades que não são litorâneas), portanto a variação das marés pode ser um conceito um pouco abstrato para eles. Para introduzir o tema, leve os alunos no laboratório de informática para mostrar a animação de como as marés variam. http://oceanservice.noaa.gov/education/kits/tides/media/supp_tide01.html
Caso o professor deseje saber mais sobre as marés, indicamos este endereço: http://astro.if.ufrgs.br/fordif/node3.htm#
Pergunte aos alunos qual a influência da Lua sobre as marés. Após as respostas dos educandos, peça que eles acessem a página que mostra a animação da lua com a variação das marés. http://www.ioncmaste.ca/homepage/resources/web_resources/CSA_Astro/files/content/multimedia/unit3/tides/tides.swf
Sugerimos esta webquest como avaliação da aprendizagem.
http://www.nonio.uminho.pt/webquests/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=4435&id_pagina=1
Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenção do aluno.
CONSTRUÇÃO DE MODELO
A proposta de construção de modelo poderá ser feita pelo professor a fim de exemplificar como a Lua influencia na variação das marés. Mas também se o professor achar conveniente poderá encaminhar como atividade com os alunos.
MATERIAL
Bola de isopor (para representar a Terra)
Palitos de churrasco para ajudar no manuseio das bolas de isopor
Ganchos de metal (pode ser anzóis de pesca ou clipes)
2 ímãs
A bola de isopor poderá ser pintada com guache para representar os continentes e oceanos. Os ganchos de metal devem ser fixados na bola de isopor inserindo a ponta reta até a metade. Outro gancho deverá ser encaixado no metal já fixado no isopor, de modo a ficar como uma parte móvel. O desenho abaixo pode ajudar no entendimento de como fazer o modelo. Por fim espere um palito de churrasco na bola, para ajudar no manuseio.
Os ímãs serão utilizados para representar a Lua e o Sol.
Segurando a bola de isopor pelo palito, faça o movimento de rotação, vagarosamente. Na outra mão segure um dos ímãs, relativamente perto da esfera, de modo que ao girar, o ímã atraia as partes móveis dos ganchos pendurados na bola. Explique aos alunos que este é o fenômeno que ocorre na natureza. Os ganchos que são atraídos pelo ímã representam a massa de água que é atraída pela força gravitacional da Lua. Neste momento, neste ponto da Terra que está exatamente embaixo da Lua é maré alta. Aproximadamente seis horas mais tarde, a rotação da Terra terá levado esse ponto para longe da Lua, e ele terá maré baixa. Gire lentamente a bola, explicando que ao passar das horas, pela ação rotação, a massa de água daquela localidade deixa de estar sob influência da Lua, e ali a maré será baixa.
Muita gente acredita que a Lua influencia em uma série de acontecimentos. Nascimento de crianças, agricultura, fase da lua mais propícia para iniciar dietas e até para cortar o cabelo. Instrua os alunos a pesquisarem com pessoas próximas a eles sobre suas crenças sobre a influência da Lua no dia-a-dia.
Sabia que o movimento de marés pode ser utilizado para gerar energia? É a energia maremotriz. Uma atividade interessante seria pedir aos alunos para pesquisarem mais sobre ela e que países se beneficiam desta forma de energia.
Quatro estrelas 6 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasparabéns,garota!esta aula está excelente!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei essa aula o máximo vou conseguir transmitir para meus alunos de uma forma dinâmica!
24/03/2010
Cinco estrelasA aula ficou bem elaborada pois possibilta desenvolver o conhecimento, a aprendizagem, a curiosidade e a criatividade de cada aluno, através de recursos didáticos atuais, mostrando mais uma vez a importância da informática e da internet como ferramenta para o ensino.
24/03/2010
Duas estrelasESTA AULA INCENTIVA AO ALUNO A PESQUISAR E DESENVOLVER ARTE COM TRABALHOS, E A DESCOBRIR O UNIVERSO
24/03/2010
Duas estrelasA aula é mito produtiva ,interessante ,motiva os alunos a pesquisar ,ter a curiosidade de saber um pouco mais . muito bom o tema, adorei! Beijos
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! Muito criativa e completa.