03/03/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
A atividade a ser executada tem início com a realização de uma dinâmica para a divisão dos grupos e integração da turma. Segundo Içami Tiba (2006, p. 53) “o caminho do aluno, da ingenuidade à sabedoria, pode ser facilitado – ou complicado – pelo professor”. Por esta razão o sucesso da atividade proposta depende da integração do professor com o aluno e com a atividade a ser executada. Sentindo- se estimulado o aluno poderá participar de forma ativa dando o feedback que se deseja.
1- Atividade de integração - Os alunos escolherão juntamente com o professor três canções fáceis e de conhecimento de todos. Em seguida ficarão de olhos vendados em posição de semi- círculo. O professor dirá em baixo tom e no ouvido de cada aluno a canção que eles deverão cantar alto. Ao sinal do mesmo, todos os alunos deverão andar pela sala cantando a sua canção a procura de outras duas pessoas que estejam cantando a mesma música. Durante esta atividade o professor estará filmando os alunos para uma exposição posterior.
2- Atividade propriamente dita - Após a formação dos grupos, eles deverão sentar-se e pensar em uma música, em inglês. Cabe ao professor estimular para que cada grupo escolha uma música diferente. Após esta escolha os alunos serão levados à sala de informática.
A partir de informações prévias, o professor levará os alunos a acessarem o site www.cifras.com.br e pesquisarem a letra da música escolhida, caso a mesma não seja encontrada no site supracitado, os mesmos poderão ser levados a pesquisarem no site de busca www.google.com.br. Os alunos poderão vaguear pela internet, com o tempo determinado apenas para conhecerem o mundo da informática. Após a pesquisa, o professor irá levá-los a selecionar a música, copiar e colar no word para impressão. (Este processo poderia ser feito diretamente através do site, mas nossa intenção é utilizar o maior número de recursos possíveis.)
No segundo momento os alunos irão à sala de estudos para, com a utilização de dicionários, fazerem a tradução da canção. Depois de traduzida a mesma será interpretada pelos alunos em seus respectivos grupos e estes criarão uma forma de apresentá-la em sala de aula.
No terceiro momento, os alunos apresentarão a canção aos colegas da turma. Para isto poderão utilizar o aparelho de som ou também poderão apresentar um clip através do aparelho de DVD e TV. Durante a apresentação da sua música os alunos irão mostrar a tradução fazendo a interpretação da mesma. Posteriormente, poderão apresentar a atividade para as outras turmas.
Quatro estrelas 29 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/05/2011
Cinco estrelasUhull, arrasou ! Voce, com certeza, é uma professora BRILHANTE! Adorei sua ideia e acho importante utilizar sim música em aulas de inglês.
24/03/2010
Cinco estrelasOla adorei a aula. Parabens!!!
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns, trabalhar a música sem dúvida é uma ferramenta muito valiosa para o enriquecimento do aprendizado de uma língua estrangeira, porém na minha concepção particular trabalhar o vocabulário simultaneamente como tradutor do texto não contribui para o melhor aprendizado.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante a aula!
24/03/2010
Cinco estrelasMuita boa a estrutura e conteudo , gostei do modo como pode ser desenvolvidaOSTA
24/03/2010
Quatro estrelasO que leva o aluno, muitas vezes, não se dedicar a uma determinada disciplina, é a maneira como os conteúdos são abordados pelos professores. Em relação a Língua Inglesa é condição imprescindível que se busque um meio de interação do aluno com a disciplina de forma satisfatória, a proposta de utilizar a música para abordar alguns conteúdos em sala de aula, como ferramenta facilitadora do ensino-aprendizagem é algo que vem dando certo. Parabéns por reforçar essa concepção.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente. Irei usar como exemplo no curso das TIC. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasEsta atividade enriquece a aula, haja visto que o ensino do inglês depende acima de tudo do listening ( ouvir ) para que haja fluência de uma compreensão melhor da língua, e no caso, os olhos vendados aguçam com mais propriedade os outros sentidos, levando os alunos a ter uma maior percepção da língua que está sendo trabalhada..parabéns pela proposta.
24/03/2010
Três estrelasParabéns pela sua proposta de atividade. Temos que aproveitar o que nossos alunos mais gostam, no caso a música, é o dia-a-dia deles...adoro trabalhar a música nas minhas aulas de Inglês, faze-los refletir, pensar e realmente estar em contato com a língua. Um grande abraço. Cris
24/03/2010
Cinco estrelasMuito Bom.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima sugestão de aula. Tenho inserido música no meu trabalho com meus alunos. Eles gostam muito. Acho que a oralidade tem que ser desmistificada. Há quem pense que o estudo do Inglês deve se restringir à escrita, ledo engano. Precisamos criar condições de aprendizagem efetiva para nossos alunos. Parabéns pela aula!
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula é muito interessante, para aprimoramento da língua estrangeira.
24/03/2010
Quatro estrelasótima! até apróxima!
24/03/2010
Cinco estrelasUma oportunidade fantastica, que visa discentralizar, o tradicional enovando com o que é de mais real e fantástico que é a música, contudo devemos nos lembrar de um certo cidadão do mundo que ajudou a desenvolver o processo musical de um forma matematica. Pitágoras
24/03/2010
Quatro estrelasOtima proposta.Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula é ótima. Além de levar os alunos ao aprendizado de conteúdos ainda promove a interação, ajuda-os aperder a inibição de se apresetar em público e promove divrsão. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei o plano de aula da professora, vou procurar adaptar para desenvolver com meus alunos. Vai ser uma aula emocionante e divertida.
24/03/2010
Cinco estrelasJá que a internet é uma ferramenta muito rica em variedade,possibilita novas formas de construção e pesquisa,armazenamento e transmissão de conhecimentos.A linguagem da música é sintética,isto é,pode apresentar por meio de combinação de sons,várias emoções.Com essa aula é possível envolver os alunos de forma prazeroso,proporcionando aulas diferentes,exercitando a criatividade,com auxílio da música.É muito interessante essa aula...great idea! Congratulations!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns!!! Sua sugestão é bastante criativa.
24/03/2010
Três estrelasMuito criativa a sua sugestão, pois é possível que trabalhemos duas realidades dos nossos alunos, o gosto pela música e o trabalho com a tecnologia(Internet). abraços
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente a sua aula.Acredito que uma das formas mais interessantes de aprender a real pronúncia seja através da música,de filmes e da internet.Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasÉ praticamente impossível uma boa interação em língua estrangeira sem o auxílio da música, pois apartir daí se poderá trabalhar várias ferramentas como pesquisa em dicionário para tradução de vocabulário, compreensão e prática oral e quem sabe, uma dramatização envolvendo a letra da música em questão. Parabéns!!!!
24/03/2010
Três estrelasParticularmente não gosto de trabalhar com tradução de textos. Penso que elas "bitolam", isto é, criam dificuldade à aprendizagem e à aquisição de uma segunda língua. Prefiro trabalhar com a interpretação dos textos, sabendo que este procedimento não exclui o uso do dicionário.
24/03/2010
Cinco estrelasADOREI! MAS, PARA QUE OCORRA O SUCESSO TEM QUE TER DÃO E GOSTAR MUITO... PARABÉNS!!!
24/03/2010
Cinco estrelasDulcemar, uso este recurso, a música, é bem divertido. Incluo na avaliação a música cantada e coreografada pela equipe, ou a apresentação pelos alunos do clip da música, com personificação, tudo que tem direito. é dez. Da primeira vez assustei, ao ver passeando pelo patio da escola , um cover do Fred Mercury, quando entrei na sala descobri, que era para a minha aula. Eu gostei e eles também.
24/03/2010
Três estrelasVery good. We have resources to teach and to learn more.
24/03/2010
Cinco estrelasMUITO POVETOSA AMEI
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns e obrigada por expor sua aula
24/03/2010
Quatro estrelasA música realmente é uma ótima ferramenta de ensino da língua inglesa! Parabéns!