Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA NA ESCOLA

 

03/03/2009

Autor e Coautor(es)
Dulcemar Tótola Faustini
imagem do usuário

GLORIA - BA EE - COLEGIO ESTADUAL REIS MAGALHAES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A aula tem como objetivos: . Motivar o aluno e envolvê-lo nas atividades que o levem a melhorar seu aprendizado no estudo da língua inglesa; .Despertar no aluno o desejo de buscar novas formas de aprendizagem utilizando-se de diversas mídias como, por exemplo, a Internet; .Integrar o aluno ao mundo virtual. O professor, enquanto formador de opiniões, deve propor aos alunos atividades que os ajudem a interpretar as situações do dia-a-dia, dos idealismos de autores que usam os seus textos para expressar sentimentos, de canções que usam o seu poder de ideologia para chegar a camadas específicas... Isto tudo pode resultar naquilo que chamamos de leitura do mundo. Atividades integradoras podem ser um argumento que resulte na visão do outro como um companheiro na luta com um ideal e não numa concorrência acirrada na qual o único interesse seja vencer custe o que custar. Cada vez mais temos que ter a consciência de que o professor não é um super-herói, mas um ser aprendente. Içami Tiba (2006, p. 69) questiona o “Por que de alguns professores nos lembramos a vida toda, e de outros, sequer vestígios ficaram?” e este é um questionamento que cabe a nós mesmos fazermos constantemente durante a nossa avaliação pessoal no que diz respeito a nossa prática pedagógica. Não é nosso dever fazer milagres, mas fazer diferença. Estar “antenado” com as necessidades da sociedade, a evolução dos meios tecnológicos e apresentá-los aos nossos alunos inserindo-os nesse meio “futurista” deve ser o nosso papel principal.
Duração das atividades
A atividade terá duração de 06 aulas(de 50 minutos cada).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Caberá ao professor, juntamente com os alunos, escolher canções conhecidas pela maioria(em português- para a atividade de integração; em inglês- para a atividade propriamente dita).
Estratégias e recursos da aula

A atividade a ser executada tem início com a realização de uma dinâmica para a divisão dos grupos e integração da turma. Segundo Içami Tiba (2006, p. 53) “o caminho do aluno, da ingenuidade à sabedoria, pode ser facilitado – ou complicado – pelo professor”. Por esta razão o sucesso da atividade proposta depende da integração do professor com o aluno e com a atividade a ser executada. Sentindo- se estimulado o aluno poderá participar de forma ativa dando o feedback que se deseja.

1- Atividade de integração - Os alunos escolherão juntamente com o professor três canções fáceis e de conhecimento de todos. Em seguida ficarão de olhos vendados em posição de semi- círculo. O professor dirá em baixo tom e no ouvido de cada aluno a canção que eles deverão cantar alto. Ao sinal do mesmo, todos os alunos deverão andar pela sala cantando a sua canção a procura de outras duas pessoas que estejam cantando a mesma música. Durante esta atividade o professor estará filmando os alunos para uma exposição posterior.

2- Atividade propriamente dita - Após a formação dos grupos, eles deverão sentar-se e pensar em uma música, em inglês. Cabe ao professor estimular para que cada grupo escolha uma música diferente. Após esta escolha os alunos serão levados à sala de informática.
A partir de informações prévias, o professor levará os alunos a acessarem o site www.cifras.com.br e pesquisarem a letra da música escolhida, caso a mesma não seja encontrada no site supracitado, os mesmos poderão ser levados a pesquisarem no site de busca www.google.com.br. Os alunos poderão vaguear pela internet, com o tempo determinado apenas para conhecerem o mundo da informática. Após a pesquisa, o professor irá levá-los a selecionar a música, copiar e colar no word para impressão. (Este processo poderia ser feito diretamente através do site, mas nossa intenção é utilizar o maior número de recursos possíveis.)

No segundo momento os alunos irão à sala de estudos para, com a utilização de dicionários, fazerem a tradução da canção. Depois de traduzida a mesma será interpretada pelos alunos em seus respectivos grupos e estes criarão uma forma de apresentá-la em sala de aula.

No terceiro momento, os alunos apresentarão a canção aos colegas da turma. Para isto poderão utilizar o aparelho de som ou também poderão apresentar um clip através do aparelho de DVD e TV. Durante a apresentação da sua música os alunos irão mostrar a tradução fazendo a interpretação da mesma. Posteriormente, poderão apresentar a atividade para as outras turmas.

 

Recursos Complementares
Internet Filmadora Aparelho de som TV DVD Datashow
Avaliação
A avaliação terá o caráter contínuo, ou seja, durante todo o processo de realização da atividade.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 29 classificações

  • Cinco estrelas 15/29 - 51.72%
  • Quatro estrelas 10/29 - 34.48%
  • Três estrelas 4/29 - 13.79%
  • Duas estrelas 0/29 - 0%
  • Uma estrela 0/29 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Professora Do Carmo, Escola , Rio de Janeiro - disse:
    carminho@hotmail.com

    13/05/2011

    Cinco estrelas

    Uhull, arrasou ! Voce, com certeza, é uma professora BRILHANTE! Adorei sua ideia e acho importante utilizar sim música em aulas de inglês.


  • ANDRESSA FACCHI, EE ETELVINA FERREIRA DE CERQUEIRA DIAMANTE , Mato Grosso - disse:
    andressa_facchi@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ola adorei a aula. Parabens!!!


  • JOAQUIM MOREIRA PIMENTEL, E.E.E.P. ADELINO CUNHA ALCÂNTARA , Ceará - disse:
    joaquimmoreirapimentel@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns, trabalhar a música sem dúvida é uma ferramenta muito valiosa para o enriquecimento do aprendizado de uma língua estrangeira, porém na minha concepção particular trabalhar o vocabulário simultaneamente como tradutor do texto não contribui para o melhor aprendizado.


  • NADJA SOUZA RIBEIRO, seduc , Bahia - disse:
    nadjasr@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante a aula!


  • ANTONIA PEREIRA, E.E.E MÉDIO PROFESSOR JOÃO BENTO DA C , Rondônia - disse:
    lis.camila@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muita boa a estrutura e conteudo , gostei do modo como pode ser desenvolvidaOSTA


  • SANDRO JOSÉ DA SILVA, ESCOLA ESTADUAL PADRE TEOFANES AUGUSTO DE ARAUJO BARROS , Alagoas - disse:
    sandrojds@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O que leva o aluno, muitas vezes, não se dedicar a uma determinada disciplina, é a maneira como os conteúdos são abordados pelos professores. Em relação a Língua Inglesa é condição imprescindível que se busque um meio de interação do aluno com a disciplina de forma satisfatória, a proposta de utilizar a música para abordar alguns conteúdos em sala de aula, como ferramenta facilitadora do ensino-aprendizagem é algo que vem dando certo. Parabéns por reforçar essa concepção.


  • Maria Perpetua de Lima Carvalho, JOSE FRANCISCO DE MOURA EEM , Ceará - disse:
    mpclima.02@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente. Irei usar como exemplo no curso das TIC. Parabéns!


  • MICHELLE PATRICIA ALVES PEREIRA, ESCOLA DE ENSINO FUND SALOMÉ DA ROCHA BARROS , Alagoas - disse:
    michellepatri@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta atividade enriquece a aula, haja visto que o ensino do inglês depende acima de tudo do listening ( ouvir ) para que haja fluência de uma compreensão melhor da língua, e no caso, os olhos vendados aguçam com mais propriedade os outros sentidos, levando os alunos a ter uma maior percepção da língua que está sendo trabalhada..parabéns pela proposta.


  • Maria Cristina Hoffmann, EEB PROFº HENRIQUE DA SILVA FONTES , Santa Catarina - disse:
    mchoffmann2@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Parabéns pela sua proposta de atividade. Temos que aproveitar o que nossos alunos mais gostam, no caso a música, é o dia-a-dia deles...adoro trabalhar a música nas minhas aulas de Inglês, faze-los refletir, pensar e realmente estar em contato com a língua. Um grande abraço. Cris


  • Adriana Steganha, IDALINA MACEDO COSTA SODRE DONA , São Paulo - disse:
    asteganha@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito Bom.


  • Leide Oliveira Dias Santos, COLEGIO ESTADUAL ANFRISIA SANTIAGO , Bahia - disse:
    leide-d@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima sugestão de aula. Tenho inserido música no meu trabalho com meus alunos. Eles gostam muito. Acho que a oralidade tem que ser desmistificada. Há quem pense que o estudo do Inglês deve se restringir à escrita, ledo engano. Precisamos criar condições de aprendizagem efetiva para nossos alunos. Parabéns pela aula!


  • Bruneli Vieira Pires, EE DOM HERMINIO MALZONE HUGO , Minas Gerais - disse:
    brunelyvieira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula é muito interessante, para aprimoramento da língua estrangeira.


  • Milton Aloncio Silva, milton , Rondônia - disse:
    miltonaloncio@gemail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ótima! até apróxima!


  • Professor Júnior Moraes, FAMASUL , Pernambuco - disse:
    moraesdepalmares@ibest.co

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uma oportunidade fantastica, que visa discentralizar, o tradicional enovando com o que é de mais real e fantástico que é a música, contudo devemos nos lembrar de um certo cidadão do mundo que ajudou a desenvolver o processo musical de um forma matematica. Pitágoras


  • Rosilene Neves dos Santos, UE Camilo Filho , Piauí - disse:
    rosilene_neves3@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Otima proposta.Parabéns.


  • Agnaldo da Costa Silva , EM JOSE DIAS TORRES FILHO , Maranhão - disse:
    silvaagnaldocosta@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula é ótima. Além de levar os alunos ao aprendizado de conteúdos ainda promove a interação, ajuda-os aperder a inibição de se apresetar em público e promove divrsão. Parabéns!


  • Maria de Fátima Mendonça de Sena, ESC PROF ANTONIO DE BARROS FREIRE , Acre - disse:
    fatimam.sena@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei o plano de aula da professora, vou procurar adaptar para desenvolver com meus alunos. Vai ser uma aula emocionante e divertida.


  • Adelar Ribeiro de Amorim, EEB ADOLFO JOSE MARTINS , Santa Catarina - disse:
    adelaramorim@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Já que a internet é uma ferramenta muito rica em variedade,possibilita novas formas de construção e pesquisa,armazenamento e transmissão de conhecimentos.A linguagem da música é sintética,isto é,pode apresentar por meio de combinação de sons,várias emoções.Com essa aula é possível envolver os alunos de forma prazeroso,proporcionando aulas diferentes,exercitando a criatividade,com auxílio da música.É muito interessante essa aula...great idea! Congratulations!!!!!


  • Íris Maria Martins da Silva, EMANUEL EEFM , Ceará - disse:
    iris.martins@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns!!! Sua sugestão é bastante criativa.


  • Claudia Raquel Pelegrini, ESCOLA ESTADUAL MINISTRO JOAO ALBERTO , Mato Grosso - disse:
    claudia_pelegrini_tga@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito criativa a sua sugestão, pois é possível que trabalhemos duas realidades dos nossos alunos, o gosto pela música e o trabalho com a tecnologia(Internet). abraços


  • Seide Mairy Mazzali Pessoa Ramos, CEEJA CEL JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA , Rondônia - disse:
    seidemairy@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente a sua aula.Acredito que uma das formas mais interessantes de aprender a real pronúncia seja através da música,de filmes e da internet.Parabéns!


  • SILVANA SERRA COSTA CORREA, ESCOLA ESTADUAL PROF. SEBASTIANA BRAGA , Amazonas - disse:
    sil_dds@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É praticamente impossível uma boa interação em língua estrangeira sem o auxílio da música, pois apartir daí se poderá trabalhar várias ferramentas como pesquisa em dicionário para tradução de vocabulário, compreensão e prática oral e quem sabe, uma dramatização envolvendo a letra da música em questão. Parabéns!!!!


  • Grace Lima Pimpim Tonello, EE IRMA DIVA PIMENTEL , Mato Grosso - disse:
    gracepimpim@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Particularmente não gosto de trabalhar com tradução de textos. Penso que elas "bitolam", isto é, criam dificuldade à aprendizagem e à aquisição de uma segunda língua. Prefiro trabalhar com a interpretação dos textos, sabendo que este procedimento não exclui o uso do dicionário.


  • maria regina beraldo, EE JOSE MORAES , Mato Grosso - disse:
    beraldomariaregina3@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI! MAS, PARA QUE OCORRA O SUCESSO TEM QUE TER DÃO E GOSTAR MUITO... PARABÉNS!!!


  • Marilse Pasta, EEB EMILIO BAUMGART , Santa Catarina - disse:
    mari_pastinha@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Dulcemar, uso este recurso, a música, é bem divertido. Incluo na avaliação a música cantada e coreografada pela equipe, ou a apresentação pelos alunos do clip da música, com personificação, tudo que tem direito. é dez. Da primeira vez assustei, ao ver passeando pelo patio da escola , um cover do Fred Mercury, quando entrei na sala descobri, que era para a minha aula. Eu gostei e eles também.


  • Maria da Natividade Glória Ribeiro , SECRTARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA , Tocantins - disse:
    mariang@seduc.to.gov.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Very good. We have resources to teach and to learn more.


  • regina maria de melo, COORDENAÇÃO ESTADUAL DO TVESCOLA , Mato Grosso - disse:
    reginamariamelo2008@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    MUITO POVETOSA AMEI


  • Jaidenilze Miranda Bezerra, ESCOLA DOM IDILIO JOSE SOARES , Pernambuco - disse:
    nilzinhabezerra@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns e obrigada por expor sua aula


  • Ademar dos Santos Lima, ESC.MUL.NOSSA SENHORA DO CARMO , Amazonas - disse:
    ademarsantos@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A música realmente é uma ótima ferramenta de ensino da língua inglesa! Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.